fbpx

10 atitudes de concurseiros que conquistam a aprovação

Conquistar a aprovação em concurso público é um sonho para você? De fato não é uma tarefa simples. O caminho tende a ser longo, árduo e, às vezes, mesmo com todo o esforço o resultado positivo acontece. Concurseiros de plantão sabem bem disso.

Mas qual seria o segredo daqueles que alcançam um cargo no serviço público? Existe alguma fórmula mágica?

Bom, certamente não tem receita de bolo. Isso já devemos adiantar para não encher seus olhos de expectativa.

No entanto, há estratégias que ajudam muito no planejamento de estudos até a tão desejada aprovação. Listamos 10 atitudes que os concurseiros de sucesso tomam. Conheça!

1- Focam em uma área

Os concurseiros que estão estudando há tempos não migram de uma área para outra, pode apostar. Eles escolhem uma carreira determinada e estudam para ela constantemente. A partir disso, se inscrevem para todos os editais para concursos pertinentes – os quais valem a pena ser feitos.

Falamos sobre isso nesse post aqui – Concurseiro: A falta de foco pode estar te prejudicando

2 – Monta um cronograma possível

Ter um planejamento também faz parte do escopo de atitudes dos concurseiros de sucesso. Antes mesmo de começarem a estudar, montam um cronograma que conseguem cumprir.

Nesse cronograma há horários e prazos para cumprir, prioriza-se matérias que oferecem maior dificuldade, mas não se esquece daquelas mais fáceis.

Leia mais sobre o tema aqui – Concurseiros: Dicas para organizar o cronograma de estudos

3 – Estuda regularmente

A regularidade, sem dúvidas, é uma característica de quem recebe a aprovação em concursos públicos. De nada adianta saber o que estudar, se os conteúdos não serão vistos com regularidade.

Portanto, monte um cronograma pensando em estudar, pelo menos um pouco, dentro do seu possível, todos os dias.

4 – Progride nos estudos

Um detalhe importante é a progressão nos estudos, que pode demorar mais para uns do que para outros. Alcança-se isso não passando adiante sem ter aprendido bem o conteúdo. Ou seja, não pula aprendizados. Então, conforme for estudando e aprendendo de fato, passe para a frente.

Além disso, há estudos que confirmam a ineficiência de começar estudando muitas horas diariamente. Nesse caso, o que daria mais certo é começar aos poucos e ir ‘progredindo’ no tempo de estudo.

Você Pode Gostar Também:

Leia mais sobre isso – Estudo progressivo: Método eficiente na preparação para concursos

5 – Reforça conteúdos difíceis

Priorizar o estudo de conteúdos de fácil absorção pode significar a reprovação em concursos públicos. Os concurseiros de sucesso buscam aprender as matérias mais difíceis primeiro e sempre voltam nelas para reforçar ao longo do período de estudo.

6 – Evita procrastinar

Quem aí que nunca procrastinou na vida? Certamente isso já aconteceu com você. Porém, quando se tem a meta de conquistar a aprovação em concursos, o “deixar para depois” não pode ocorrer com frequência.

Tente tirar de seu ambiente de estudos tudo o que pode te distrair, desligue o celular e a televisão. Foco total nos materiais é essencial.

7 – Cria resumos e flash cards

Concurseiros aprovados geralmente adotam o estudo ativo. Ou seja, não somente recebem os conteúdos assistindo a aulas ou lendo PDFs.

Eles produzem os seus próprios materiais de estudo, criando resumos, mapas mentais e flashcards, por exemplo.

8 – Revisa os materiais

Além de criar os ‘resumões’, os estudantes para concursos precisam necessariamente revisitá-los de tempos em tempos. Melhor que seja semanalmente, de acordo com especialistas.

9 – Treina em questões

A resolução de questões precisa estar dentro das estratégias de estudos para concursos. O ideal é que sejam questões referentes à banca organizadora do próximo certame a ser prestado. Assim você fica por dentro do tipo de cobrança, o formato dos enunciados, os conteúdos, etc.

10 – Não param de estudar

Outra atitude campeã de concurseiros é a persistência. Logo após fazer um concurso, não há aquilo de esperar o resultado, ser aprovado e nomeado, não.

Espera-se uma semana para descansar e depois retorna a estudar normalmente, visando o próximo concurso. Essa tende a ser uma grande diferença entre os aprovados e os reprovados.

E então, acha que faltou alguma estratégia nessa lista? Conte para a gente se gostou do artigo! Boa sorte em seus estudos.

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!