10 Coisas que você jamais deve fazer Antes de Treinar – Dietas

O momento antes de treinar normalmente é esquecido por pessoas que só estão buscando a “beleza corporal” o que é um grande erro! Veja porque neste post!

Fazer exercícios físicos é um fator indispensável para manutenção da saúde, corpo e mente, certo?

Porém não é apenas o momento do treino que requer cuidados e atenção.

É fundamental que ocorra uma preparação antes de se exercitar.

Visando promover ações na mente e no corpo, que tornem o momento ainda mais produtivo, gerando melhores resultados.

Preocupar-se com:

nutrição – foco mental – planejamento no pré-treino

De forma que esses três itens estejam muito bem ajustados para não afetar o seu desempenho durante o exercício, são prioridades para o momento.

Pensando nisso preparamos o artigo de hoje com 10 coisas que jamais devem ser feitas antes de treinar.

Está curioso para saber quais são? Continue a ler…

10 coisas que você jamais deve fazer Antes de Treinar

Sabemos que nem todos se preocupam com suas ações antes de treinar.

Grande maioria acredita que apenas praticar uma atividade física, já basta para conseguir resultados satisfatórios.

Seja para emagrecer, hipertrofia ou manter o peso, por exemplo.

Porém, existem muitas pessoas que se queixam de dores, mal-estar e até mesmo falta de concentração e pouco resultado com o treino.

Talvez você mesmo já tenha passado ou esteja passando por isso, mesmo que realize todo o treinamento de forma correta e com o auxílio de personal, os resultados não aparecem.

Já parou para pensar que o erro pode estar em ações realizadas ou não, antes de treinar?

10, e as vezes mais, é a quantidade de erros que podem estar atrapalhando sua rotina de treino e até sua vida. Conheça-os!

Dormir

Ter um sono de qualidade é crucial para que o corpo possa recuperar as energias, além de ser um fator benéfico para os resultados do emagrecimento, hipertrofia e qualidade de vida.

No entanto, dormir por mais de 20 a 30 minutos, antes de treinar, pode ser prejudicial para o seu desempenho, fazendo com que você sinta mais esgotamento e torpor antes mesmo de começar a atividade física.

Vale lembrar ainda, que também não é aconselhável se exercitar poucos minutos antes de dormir.

Sendo assim, procure um horário durante o dia para realizar o treinamento quando seu corpo já está ativo e desperto.

Comer em Excesso

Quem acha que comer demais antes de fazer exercícios fará com que todas as calorias sejam queimadas de forma mais rápida, engana-se!!

Comer em excesso antes de treinar é extremamente prejudicial ao corpo.

Isso pode causar dores de estômago, cólicas e até mesmo ânsia de vômito.

Além disso, quando o estômago precisa digerir uma grande quantidade de comida, mais sangue é levado para os órgãos do que para os músculos.

Resultando, desta forma, numa diminuição do bombeamento e também na eficácia dos exercícios físicos.

Por esse motivo é que você deve evitar comer uma feijoada ou uma pizza quatro queijos, esses alimentos possuem um alto teor de lipídeos e levam horas para serem digeridos.

Mas, também não deve escolher comer brócolis em excesso, por exemplo.

A disponibilidade energética de um alimento assim, é muito baixa.

E, por ser rico em fibras alimentares, pode desviar o fluxo sanguíneo dos músculos em direção ao trato gastrointestinal durante o exercício.

Não se Alimentar

Apesar de não ser correto se alimentar em excesso, isso não significa que você deve ir se exercitar com a barriga vazia.

Principalmente quem está no processo de emagrecimento, pode imaginar que não se alimentar antes de treinar pode ajudar o organismo a usar os estoques de gordura como fonte de energia.

Esse fato não é verídico!

Quando se treina com a barriga vazia, o organismo trabalha esgotado, exigindo uma fonte energética para manter o esforço exigido.

E, ao invés de usar a gordura acumulada, ele utiliza a proteína dos músculos.

Isso resulta num treino praticamente em vão, pois não te faz queimar gordura e ainda perde massa magra.

Além disso, ao praticar um exercício físico, os níveis de açúcar no sangue tendem a despencar, ainda mais quando a pessoa não se alimenta de forma correta.

Assim, a pessoa fica sujeita a sentir diversos sintomas como:

Palpitações;
Palidez cutânea;
Desmaio;
Tremores;
Sudorese fria;
Desorientação.

Isso nada mais é que um quadro de hipoglicemia, que se não identificada a tempo pode evoluir para uma parada cardíaca que pode levar ao óbito.

Por isso é extremamente importante se alimentar antes de treinar, e principalmente, de maneira correta e saudável.

Exagerar nos Suplementos

Outro ponto que deve ser moderado é o uso de suplementos e estimulantes antes de treinar.

Utilizar algum produto pré-treino estimulante, ou mesmo um pouco de cafeína, pode até ser benéfico para te ajudar a ter mais energia e foco durante o exercício.

Aliás, ao final do artigo disponibilizamos dicas de melhores suplementos para antes de treinar.

Confira!

Se você tiver um cardápio bem equilibrado e montado, talvez nem seja necessário o uso de suplementos.

Mas caso opte por tomá-los, muito cuidado com o exagero, pois podem causar náuseas, ansiedade e até batidas irregulares do coração.

Esses efeitos fazem com que caia o seu rendimento nos treinos, apenas prejudicando sua performance.

Procure saber mais a respeito do suplemento que você utilize, opte por produtos de qualidade e procure orientação médica.

Não respeitar o Período de Aquecimento

Quantas foram as vezes em que você chegou na academia e sem nem mesmo se aquecer, já foi logo realizar um determinado exercício?

Essa prática não deve ser repetida, pois os músculos necessitam de uma preparação prévia antes do treino começar.

Veja por exemplo, os jogadores de futebol que são reservas, eles não entram para o jogo sem realizar um aquecimento prévio.

Os aquecimentos são indispensáveis antes da realização de qualquer exercício, pois visam os seguintes objetivos:

Evitar lesões;
Elevar o fluxo sanguíneo para o tecido muscular;
Elevar a drenagem de nutrientes ao músculo;
Elevar a elasticidade do musculo;
Melhorar a elasticidade de tendões e ligamentos, além da irrigação sanguínea;
Aumentar o calor nos músculos.

Alongamentos

Pesquisas realizadas recentemente comprovaram que fazer alongamento antes de um exercício físico não é algo que trata benefícios para o treino.

Alongar os músculos, principalmente quando a temperatura está mais baixa, pode fazer com que ocorra lesões, como por exemplo, distensão muscular.

E ainda pode diminuir a força em exercícios que exijam mais dos músculos que foram alongados.

O ideal é realizar o alongamento no pós-treino, e um aquecimento antes de treinar.

Consumir Álcool

Consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica antes de treinar, irá prejudicar o seu desempenho.

De acordo com a quantidade ingerida e seu nível de tolerância ao álcool…

… o consumo da bebida no pré-treino pode causar desidratação, sonolência, além de ser prejudicial para a coordenação motora.

O álcool também gera algumas alterações hormonais, sendo capaz de deprimir a produção e secreção de testosterona, que se trata de um dos principais hormônios do anabolismo corpóreo.

Por isso, não consuma bebidas alcoólicas por pelo menos 24 horas antes de treinar.

Consumir muito Carboidrato Simples

Os carboidratos são macronutrientes muito importantes para o corpo, pois fornecem energia, isso não quer dizer que você deve consumir qualquer carboidrato.

Consumir muitos carboidratos simples ou açúcares antes de treinar, fará com que o corpo responda de forma negativa a insulina.

Ficando sujeito a hipoglicemia rebote, tonturas e enjoos como efeitos colaterais.

Ainda que você consuma carboidratos complexos, é necessário dar um tempo para que possa ser realizada a digestão.

Boas opções deste grupo são:

Ovos;
Batata-doce;
Tapioca;
Aveia;
Frutas como maçã, cereja, tomate, morango, etc.;
Integrais (arroz, macarrão, pão);
Proteínas;

Passar Estresse

Quando estamos em estado de estresse, o corpo passa a liberar uma taxa maior do cortisol.

Cortisol – que é um hormônio que promove a quebra do tecido muscular – também estimula o armazenamento de gordura.

Outro ponto negativo causado pelo estresse, é que esse estado pode contribuir para causar lesões.

Afinal, a falta de foco, distrações e ansiedade são sintomas ligados diretamente ao estresse.

Logo, é essencial reservar alguns minutos de quietude e meditação antes de treinar, justamente para tentar fazer uma faxina mental rápida e buscar foco.

Importante também é manter a respiração constante, consciente e relaxante.

Ingerir água em Excesso

Estar hidratado é algo necessário para o corpo humano, por isso devemos ingerir ao menos 2 litros de água por dia.

Mas não queira bater essa meta antes de treinar ok?

Beber água em excesso, te deixará com o estômago cheio, e pode ser algo perigoso se decidir praticar alguma atividade física logo em seguida.

Beba água ao longo do dia, não queira compensar de uma só vez a falta dela, achando que isso irá te hidratar instantaneamente.

E agora, como prometido segue a lista de suplementos ideais para antes de treinar. Confira!

Bons suplementos para Antes de Treinar

Bem, seu nutricionista deve fazer as devidas recomendações. Mas basicamente, os suplementos mais usados são aqueles que incluem elementos para aumentar a energia, evitar fadiga e ainda auxiliar para alta performance são os mais indicados.

Entre os mais consumidos, destacamos:

# Creatina

Uma amina, repleta de aminoácidos importantes para o organismo, que apesar de disponível na dieta, para quem se exercita deve ser suplementada.

A função principal é ajudar no crescimento muscular, porém benefícios como reparo das fibras musculares não podem ser ignorados.

A creatina monohidratada da Growth Supllements, por exemplo, é fabricada para suprir a demanda deste aminoácido no organismo.

Consumindo-a antes de treinar estará proagindo para um patamar de saúde ímpar, além de melhorar bastante a performance durante os treinos.

# Pré Treino

Indicado para maximizar a produção de ATP (Adenosina Trifosfato), principal molécula de leva energia até músculos, este suplemento está sendo revelado aos poucos.

Tem como propósito liberara energia e mantê-la por muito mais tempo.

Promovendo melhorias aqueles que buscam no treino alcançar objetivos de definição corporal e hipertrofia.

# Beta-alanina

Neste suplemento encontrará ajuda para aumento de força, aumento de resistência, além de amenizar a fadiga durante a execução do treino.

lembramos que é importante avaliar suas necessidades para escolher entre estes e outros vários suplementos para antes de treinar, assim como consumir apenas o ideal.

Para concluir…

Agora você já sabe quais são as 10 coisas que jamais deve fazer antes de treinar, não é mesmo?

Mentalize-as para não acabar esquecendo e cometer qualquer uma dessas gafes.

Compartilhe o artigo no grupo da academia e com seus colegas que amam praticar esporte, assim você contribui para que todos possam ter um bom desempenho nos treinos.

Ah, e não se esqueça de nos dizer nos comentários, se você estava cometendo ou já cometeu esses erros ou fez outras coisas erradas antes de treinar.

Referências

Uchida, M.C.; e colaboradores. Manual de musculação: uma abordagem teórico-prática do treinamento de força, 2° edição, editora Phorte, São Paulo, 2004.

SANTAREM, J. M. Treinamento de força e potência. In: GHORAYEB, Nabil & BARROS, Turibio, O Exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspectos especiais e preventivos. São Paulo: Ed. Atheneu. 1999.

SANTARÉM, J. M. Musculação: princípios atualizados: fisiologia, treinamento e nutrição. São Paulo: Fitness Brasil, 1995.

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Fonte: R7

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