fbpx

10 perfis no Instagram para aprender História

Estudar História é uma das melhores formas de entender o presente. Muito além de apenas decorar datas, nomes e localidades, aprender essa disciplina depende de raciocínio crítico, de refletir sobre o porquê de as coisas terem sido de uma maneira e, ainda, quais são as possibilidades para o futuro. Ah! E ainda permite ao estudante entender memes com contexto histórico – só vantagens!

Pelas redes sociais dá para encontrar centenas de perfis com resumos, curiosidades, fatos interessantes e fotografias emblemáticas da história mundial. O GUIA separou 10 perfis no Instagram para quem deseja aprender mais sobre História e encher o feed com conteúdos que irão ajudar na hora de estudar.

1. História Infinda (@historiainfinda)

História Infinda/Reprodução

Como a própria bio do perfil História Infinda afirma: a história nunca tem fim. A conta posta semanalmente conteúdos da história moderna e contemporânea, compartilhando coletâneas de fotos, curiosidades e fatos interessantes com seus seguidores.

2. Um Dia na História (@umdianahistoria)

Um Dia na História/Reprodução

Neste perfil, é como se rolasse um #tbt todos os dias. Diariamente, compartilha um evento ou fato histórico importante que ocorreu naquela mesma data – anos, décadas ou séculos atrás. É uma boa maneira de se conectar com as datas históricas, especialmente para aqueles que têm mais dificuldade de lembrar isso na hora da prova. Além de, claro, ver todos os dias o aniversário de um evento de grande importância na História.

3. Ensinar História (@ensinar.historia)

Ensinar História/Reprodução

O perfil feito pela professora e autora Joelza Ester Domingues é um prato cheio para os amantes da disciplina. Os posts variam: fatos e fotos históricas, curiosidades, frases de figuras marcantes e ainda a divulgação de pesquisas da área. Para quem deseja alternar entre um conhecimento rápido visto no feed e momentos de maior atenção para estudar e ler os artigos, o @ensinar.historia é uma ótima opção.

4. Info História (@infohistoria)

Info História/Reprodução

O Info História é especialmente para aqueles que apreciam a arte de fazer resumos. Semanalmente, o perfil disponibiliza tanto no feed quanto no site resumos dos principais tópicos de História que caem nos vestibulares. São compartilhados ainda mapas mentais, planos de estudo e jogos para auxiliar na memorização. Ótima ferramenta para estudantes e professores.

5. Arquivo Nacional (@arquivonacionalbrasil)

Continua após a publicidade

A conta oficial do Arquivo Nacional compartilha diariamente, para seus mais de 100 mil seguidores, fotos e vídeos do acervo histórico brasileiro. São fotografias, registros em áudio e vídeo, pinturas, cartas e mapas que ilustram a história nacional. O perfil na rede social serve como uma porta de entrada para o trabalho da instituição. Através do Sistema de Informações do Arquivo Nacional, qualquer um pode acessar todo o conteúdo e fazer buscas e pesquisas. Uma maneira eficaz de ilustrar os estudos e entender na prática os contextos de diferentes épocas. Na imagem, a sentença de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, por suas ações na Inconfidência Mineira.

6. História em Foco (@historia.em.foco)

História em Foco/Reprodução

História em Foco é um famoso podcast focado em ajudar estudantes de vestibulares e concursos. Seu perfil no Instagram é uma boa maneira de, constantemente, treinar os conhecimentos na disciplina. Por meio de posts com perguntas de múltipla escolha, o perfil aborda questões dos principais tópicos cobrados nos exames.

7. História do Brasil (@historiadobrasil_)

História do Brasil/Reprodução

O perfil História do Brasil foi criado pela professora Adria Kitzinger e é inteiramente dedicado à história nacional. Com documentos, fatos e fotografias (como esta de D. Pedro II aos 25 anos de idade, colorida digitalmente), a conta compartilha dados sobre a história do Brasil, sobretudo do período imperial. Além do perfil no Instagram, há ainda um canal no YouTube com conteúdos mais aprofundados.

 8. História no Paint (@historianopaintoficial)

Este, sem dúvidas, é um dos perfis de memes de cunho histórico mais famosos da internet. Criado pelo historiador Leandro Marin, História no Paint é referência para todos que curtem aprender os conteúdos por meio de memes. É uma maneira descontraída de ter material de estudo no feed e se divertir aprendendo.

9. História Express (@historia.express)

Gissele Viana/Reprodução

 Um perfil no Instagram que posta pequenas doses concentradas de conteúdo histórico todos os dias no feed? Esse é o História Express! Como o próprio nome indica, essa conta, criada pela professora Gissele Viana, é para quem curte aprender um fato ou evento histórico em poucos minutos, sem muita delonga. São resumos dos pontos mais importantes cobrados nos vestibulares e na escola em formato de fotos ou textos curtos. É perfeito para dar aquela refrescada nos conteúdos aprendidos enquanto passa pelo feed.

10. História na Veia (@historia_na_veia)

História na Veia/Reprodução

O História na Veia é para os amantes da História contada por meio de fotografias. Diariamente, o perfil, feito pelo historiador Jackson Fontelle, compartilha grandes registros fotográficos que se ligam, direta ou indiretamente, a importantes momentos ou fatos históricos. Na foto acima, Amelia Earhart depois de se tornar a primeira mulher a pilotar um avião que atravessasse o Oceano Atlântico, em 1928. Para quem deseja aumentar o repertório ou simplesmente entender, a partir de imagens, determinado momento da História, é um ótimo follow.

 

Continua após a publicidade

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!