fbpx

13 nomes fascinantes que ficam lindos no português e no inglês

Universal o amor dos pais pelos filhos já é, mas e se te dizermos que há um jeito de expandi-lo ainda mais? Estamos falando de, na hora de registrar o pequeno ou pequena, optar por um nome que tenha correspondência no inglês, idioma mais usado no mundo.

destaque-nomes-ingles-portugues

Foto: Arte: Victoria Daud/ Foto: a-clip/Getty Images / Bebe.com

E para isso não é preciso escolher nomenclaturas de pronúncia complicada. Existem opções charmosas e cheias de significado que funcionam tanto no português quanto na língua inglesa. Várias delas, inclusive, ganharam popularidade nos últimos tempos – seja por fazerem parte da tendência dos termos curtinhos, por terem sido a preferência de famosos ou só pela simbologia que carregam.

Prontos para viajar pela listinha? Então confere só nossa seleção com 14 nomes belíssimos e internacionais para meninos e meninas:

1. Camila

“Jovem de caráter irretocável” ou “mensageira” são dois possíveis significados deste belo nome, derivado do latim Camillus. E ele fica ainda mais especial ao considerarmos que, para os povos da Grécia Antiga, Cadmilos era o deus da fertilidade e filho do deus Sol, o que faz com que o termo seja associado à “filha do Sol”.

Além da pronúncia bonita tanto no inglês quanto no português, a nomenclatura também é encontrada em versões parecidas em outros países. Na França, por exemplo, o charmoso Camille é bastante popular, sabia?

2. Charlie

Que tal apostar em um nome que, além de moderno, funciona tanto para meninas quanto para meninos? Charlie é um deles, usado como diminutivo de “Charles” e comum entre a família Real britânica. Em seu sentido mais amplo, ele vem do germânico e significa “Homem”, enquanto humanidade, mas por extensão costuma ser atribuído também a uma pessoa livre. Ah, e ele ainda é o título de uma canção da banda “The Lumineers”. Fica aqui a indicação musical!

3. Emily

Famoso no Reino Unido, o nome ganhou ainda mais fama entre os pais com a estreia do seriado “Emily in Paris”, da Netflix. Embora seja mais comum no Brasil como Emília, não podemos negar a sutileza desta versão, que denota alguém “que fala de modo agradável” ou “que gosta de fazer elogios”.

4. Eric

Os fãs de Disney devem se lembrar de Eric, o príncipe marinheiro que se apaixona por Ariel no filme “A Pequena Sereia”. A valentia do personagem vem acompanhada por outras qualidades positivas do nome de origem escandinava, que quer dizer “sempre poderoso” ou então “sempre com força”. Sem falar de sua ligação com a nobreza, visto que doze reis europeus já foram chamados assim!

5. Gabriela

E aproveitando que estamos falando de Disney, impossível pensar em Gabriela sem sentir saudade do papel da protagonista de “High School Musical”. O nome bastante simbólico é a versão feminina de Gabriel, que significa “força divina”. Um prato cheio para os pais religiosos, se lembrarmos que ele foi um dos sete arcanjos de Deus e o portador das boas notícias.

6. Henri

Henrique? Que nada! Os nomes que parecem apelidos estão fazendo o maior sucesso e Henri é um deles. O termo deriva da palavra germânica Heimerich que, ao analisar sua composição, chegamos em algo como “senhor do lar”. Também é uma opção com gostinho de nobreza, visto que a versão inglesa denominou sete reis alemães.

7. Hugo

Se a ideia é escolher um nome que é hit pelo mundo, pode apostar em Hugo sem medo! Ele apareceu como tendência na Alemanha nos últimos meses e não à toa: proveniente do germânico hug, quer dizer “coração”, no sentido de ser sede de ideias, do espírito e da mente. Há ainda autores que o traduzem como “pensador” ou “inteligente”. Já imaginamos uma criança bastante espertinha por aí!

8. Leo

Ele já circulava ao redor do globo, mas subiu posições no ranking dos mais escolhidos aqui no Brasil depois de celebridades registrarem seus filhos assim, como a cantora Marília Mendonça e a atriz Fernanda Machado.

O nome vem do latim “leo”, que carrega o sentido literal de “leão”. Por associação, ele traz também as qualidades de valentia e coragem para a certidão de nascimento do pequeno. Veja aqui outras opções que remetem à beleza do reino animal.

9. Maya

Deusa da fecundidade, da primavera e da energia vital, Maya (ou Maia, como também é encontrado) é um daqueles nomes autênticos e delicados que lembram renovação e esperança. Além da ligação com a mitologia grega, a nomenclatura ganha ainda mais força na figura da poetisa e escritora americana, Maya Angelou – pseudônimo de Marguerite Ann Johnson e primeira mulher negra a se tornar diretora e roteirista em Hollywood.

10. Nicolas

De pronúncia elegante, Nicolas é perfeito para os pais que pretendem deixar registrado na certidão de nascimento o desejo de muitas conquistas na vida do filho. Isso porque o nome significa “vitorioso” ou “o que dá vitória ao povo”. Curiosidade: São Nicolau é muito popular nos países nórdicos e deu origem a Santa Claus (sim, o nosso “bom velhinho” Papai Noel!).

11. Sophie

Se fazer sucesso no Brasil não é o suficiente, os pais podem optar por Sophie ou Sofia, nome que virou moda ao redor do mundo. Além da pronúncia singela, a nomenclatura vem ganhando o coração por seu significado marcante, que remete à “sabedoria” e ao “conhecimento”

12. Thomas

Não só no português e no inglês. Thomas, na verdade, funciona e fica delicado em vários idiomas. Independente da forma como é escrito, o nome deriva do aramaico Ta’oma, que pode ser traduzido como “irmão gêmeo”. Outros estudiosos apontam para sua origem grega, que traria o significado especial de “o que honra a Deus”.

13. Sarah

Não precisa terminar em “h” se você não quiser. De todo o modo, Sarah tem toda uma história grandiosa na Bíblia, citada no Antigo Testamento como esposa de Abraão e mãe de Isaac. A nomenclatura é também presença registrada na Espanha e quer dizer “princesa”. Fofo, né?

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais