4 exercícios com a bola medicinal para trabalhar o corpo inteiro

As bolas medicinais são um elemento amplamente utilizado na área da saúde, principalmente na fisioterapia. No entanto, elas também são muito úteis para a prática esportiva. Hoje traremos alguns exercícios que você pode fazer com a bola medicinal para que você comece a usá-la hoje mesmo!

As bolas medicinais têm diversos tamanhos e pesam de um a onze quilos. Elas são projetadas para terapias de recuperação ou de prevenção de diferentes doenças. No entanto, elas também podem ser usadas ​​para manter o corpo em forma através de exercícios dinâmicos e funcionais.

Exercícios com a bola medicinal

Fazer exercícios com a bola medicinal proporciona uma melhor tonificação dos músculos porque ela traz peso para o exercício. O que diferencia a bola medicinal de outros pesos, tais como kettlebells ou halteres, é o fato de que ela pode ser jogada e recebida e, além disso, ela também pode desempenhar vários papéis nos exercícios.

Além disso, treinar com esses elementos pode melhorar a sua flexibilidade, capacidade psicomotora, propriocepção, força e controle do corpo. Por tudo isso, não fique mais esperando para fazer os seguintes exercícios:

1. Wall Ball

O Wall Ball ou arremesso com bola é um exercício comum no CrossFit e na calistenia. A bola deve ser leve, de modo que você possa controlá-la e, ao mesmo tempo, pesada o suficiente para gerar um esforço muscular.

O arremesso com bola trabalha as pernas, glúteos, ombros, braços e as habilidades de coordenação e velocidade. A execução do exercício é a seguinte:

  • Fique em pé, a cerca de dois passos da parede. Certifique-se de que você não esteja longe demais da parede, pois o objetivo é jogar a bola para cima e não para longe.
  • Segure a bola com as duas mãos e faça um agachamento profundo, jogando a bola em direção à parede rapidamente, enquanto você volta do agachamento.
  • Pegue a bola instantaneamente e então repita a sequência de movimentos (agachamento, arremesso com a bola). Não pare entre os movimentos, a ideia é manter o mesmo nível de energia durante o exercício inteiro.
  • Você pode fazer 5 séries de 10 repetições seguidas.

2. Prancha com bola medicinal

A prancha exercita o abdômen, os braços e as pernas. Porém, fazer isso com uma bola medicinal aumenta a exigência, porque é preciso controlar melhor o corpo e contrair muito mais os músculos abdominais para manter o equilíbrio. A seguir, mostraremos como fazer o exercício:

  • Deite-se de bruços no chão e coloque a bola perto dos seus pés.
  • Apoie-se nas mãos e cuidadosamente coloque um pé sobre a bola medicinal, para depois colocar o outro.
  • Mantenha a posição de prancha durante trinta a sessenta segundos.
  • Se você quiser aumentar a dificuldade, você pode flexionar um joelho em direção ao peito e depois voltá-lo à bola para fazer a mesma coisa com a outra perna.

3. Extensão de costas

Este exercício queima gordura e trabalha os músculos das costas, peito e ombros. Para praticá-lo, faça o seguinte:

  • Deite-se de bruços sobre um colchonete, com a bola medicinal perto dos braços e as pernas estendidas.
  • Estenda os braços para os lados formando um ‘T’ e tire o peito e as pernas do chão.
  • Então, mantenha a posição enquanto você rola a bola com as mãos, de um lado para o outro.
  • Cuidado para não colocar muita força na região lombar, mas sim na parte superior.
  • Você pode fazer de 8 a 16 repetições do movimento de rolar a bola ou então fazer o exercício durante trinta segundos.

4. Torção russa com bola

O Russian Twist ou torção russa pode ser feito com ou sem peso. No entanto, fazê-lo com carga proporciona melhores resultados. O exercício trabalha a área abdominal, principalmente os oblíquos. Por isso, se você quiser ter um corpo do tipo violão, este exercício é perfeito para você:

  • Sente-se no chão com os joelhos levemente flexionados e as costas retas.
  • Segure a bola medicinal na altura do peito.
  • Tire os pés do chão até que as suas panturrilhas estejam estendidas na horizontal.
  • Nessa posição, gire o tronco enquanto movimenta a bola na mesma direção que o seu corpo. Os joelhos devem estar voltados para o lado oposto da curva.
  • Volte e repita do outro lado, alternando de 8 a 12 repetições.
  • É importante que você não concentre a energia no pescoço. O principal músculo que permite a execução do exercício é o abdômen. Portanto, essa é a área na qual a energia deve ser concentrada.

exercícios com a bola medicinal

A bola medicinal é uma boa alternativa para trabalhar o seu corpo e aproveitar os benefícios do treinamento com peso. Está na hora de você usar esse ótimo elemento para obter um corpo incrível, além de uma ótima saúde!

!function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = ‘2.0’;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
}(window, document, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1677839712495774’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
fbq(“trackCustom”, “ViewMSContent”, {content_cat7: basePageAttr.category, content_tags: basePageAttr.tags})

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: