fbpx

4,5 horas de estudo por dia em 2 anos

A comissão do próximo concurso TCU está formada e sabe o que isto quer dizer? Que há possibilidade próximo edital sair ainda este ano. Afinal, uma vez feito o projeto básico, só faltará contratar a banca e, depois, publicar o edital.

Muitos concurseiros se preocupam com esta próxima seleção. Quantas horas estudar por dia? Por quanto tempo? Para sanar algumas das dúvidas, o Direção Concursos realizou um levantamento com os aprovados do concurso TCU de 2013, que disponibilizava 29 vagas imediatas. Aqui, conversamos com 30 convocados – é habitual que concursos chamem além do número imediato, devido a se ter mais aprovados.

Quantas horas estudavam por dia? Quais idiomas falam? O que faziam antes de serem aprovados no TCU? Estas e outras questões foram levantadas e vamos te contar tudo nesta matéria. E, no final, temos uma novidade especial para você que estudar para TCU.

Confira nosso pacote completo para Auditor do TCU

Gênero, idade e estado civil

De acordo com o levantamento, 63% dos aprovados são homens, enquanto somente 37% são mulheres. Ao todo, foram entrevistados 30 aprovados, ou seja, 19 são homens e 11 são mulheres.

Dos 30 entrevistados, a maioria é formada de solteiros. São 53% de solteiros a 47% de casados. No entanto, são os homens que dominam o grupo de casados. São 12 homens casados comparados a somente dois mulheres casadas.

estado civil aprovados tcu

A média de idade dos aprovados é de 29 anos. Dos 30 entrevistados, a idade dominante era de 34 anos, com cinco aprovados. Em segundo lugar, a idade mais recorrente é de 25 anos, com quatro aprovados. Veja abaixo todas as idades respondidas:

idade aprovados tcu

Especialidade e idiomas estrangeiros

Todos os candidatos possuem ensino superior, no entanto, há diferentes níveis de especialização. Dezoito dos aprovados permanecem somente com ensino superior, enquanto o o restante possui alguma especialização, como mestrado, pós ou outro curso. Dez convocados possuem pelo menos alguma especialização, um possui mestrado e dois realizaram pós-graduações.

E a maior parte dos aprovados estudaram em Universidades Públicas. Ao todo, 25 estudaram em universidades públicas enquanto somente quatro se especializaram em universidades privadas. Um não respondeu.

E o idioma estrangeiro que domina os convocados é inglês, com 23 dos aprovados já tendo realizado um curso da língua em algum momento. Além disso, outros idiomas apareceram – diversas vezes, combinados com inglês ou outra língua. Espanhol é a segunda língua mais frequentes, com nove convocados já tendo realizados algum curso anteriormente. E somente seis dos aprovados não falam idioma algum.

Antes do TCU

Informação interessante é que 86% do convocados já atuavam como servidores em outros órgãos. São 26 aprovados que, antes do TCU, já eram servidores públicos para somente três que estudavam integralmente e um que trabalhava na iniciativa privada.

E há muita diversidade nos estados de origem dos aprovados, apesar do Distrito Federal ser o mais recorrente, com 10 convocados. No entanto, há pelo menos um aprovado e chamado de cada região do país.

os estados de origem

Porém, mesmo que o estado de origem seja diversificado, atualmente, a maior parte trabalha e atua em Brasília. Dos 30, vinte e um realizam as atribuições no DF, enquanto o restante está disperso nos estados de Rio de Janeiro, Porto Velho, Manaus, Fortaleza, Campo Grande, Boa Vista e Aracaju.

onde vivem tcu

Preparação para o TCU

A média de anos em que os concurseiros já estudavam antes de se prepararem para o TCU é de 5 anos. Veja que grande parte respondeu que estudavam de 2 a 6 anos para concursos públicos, de modo geral:

quantos anos estuda para concursos tcu

Já para o concurso TCU, em específico, a média de anos de preparação foi de 2 anos. Veja abaixo que os quadrados maiores correspondem a 1 a 5 anos de estudo direcionado para o Tribunal de Contas da União:

quantos anos estuda para o tcu

Já em relação às técnicas de estudo, todos os candidatos responderam que usaram mais de um método. No entanto, os mais presentes foram os cursos em PDF, livros pra concursos, cursos de questões comentadas e sites de exercícios. Lembrando que o último concurso ocorreu em 2013-2014.

técnicas de estudo dos aprovados tcu

A média de horas de estudo por dia, em uma rotina normal, era de 4 horas e meia. A maior parte respondeu que estudavam neste intervalo de 6 a 4 horas diárias.

horas de estudo normal aprovados tcu

Já nas férias, a média de horas estudadas é o dobro. São 8 horas de estudo diárias. Veja abaixo as faixas com as horas mais respondidas pelos candidatos:

horas de estudo das férias no tcu

Hábitos durante o estudo

O questionário também fez perguntas relacionadas aos hábitos dos aprovados. Foi perguntada a frequência de vezes que iam ao cinema, teatro, estádios, museus, shoppings, parques e outros hobbies.

De acordo com as respostas, a maioria tinha a seguinte frequência de atividades:

  • iam no cinema ao menos 1 vez por mês
  • nunca frequentavam teatros, estádios ou museus
  • ao menos 1 vez por mês, iam ao shopping ou parques
  • a maioria pratica esportes semanalmente
  • a maioria frequentava, ao menos 1 vez por mês, bares/danceterias

Veja abaixo a frequência das respostas:

hábitos hobbies dos aprovados no tcu

Guia Para o Sucesso TCU

O que achou dos dados acima? Parecem possíveis ou impossíveis? De qualquer forma, nós estamos buscando a sua aprovação. E, por isso, vamos realizar uma semana especial com eventos dedicado ao TCU.

Além de aulas voltadas para o concurso, teremos promoções imperdíveis. De 7 a 13 de abril, às 19h, 100% gratuito e online. Clique na imagem a baixo e se inscreva:

concurso tcu concurso tcu 202 concurso tcu aprovados edital tcu edital tcu 2020 perfil aprovados tcu

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!