5 atividades para motivar as crianças a ler — Sou Mamãe

Motivar as crianças a ler desde os primeiros anos é essencial para fortalecer um hábito que favorece o intelecto e a comunicação.

A leitura é um exercício magnífico que aumenta a concentração, ativa os processos cerebrais, ajuda a expandir o vocabulário e melhora a expressão oral e escrita. Além disso, também traz muitos outros benefícios para a vida acadêmica e pessoal.

“A leitura é um processo de construção de significados a partir da interação entre o texto, o contexto e o leitor. O significado, ao contrário do que era sustentado pelo modelo perceptivo motor da leitura, não está apenas no texto, nem no contexto, nem no leitor, mas sim na interação dos três fatores que são aqueles que, juntos, determinam a compreensão”.

–Ministério Nacional da Educação (Colômbia)–

Como explicado pelos especialistas da Oxford Learning, a leitura deve ser uma diversão e não uma experiência frustrante.

O segredo para as crianças construírem essa concepção é relacioná-las à linguagem escrita até mesmo antes de que aprendam a ler. Também é necessário ter em mente que cada criança processa as informações e aprende de uma maneira diferente.

Por que algumas crianças não têm motivação para a leitura?

  1. Porque a leitura é apresentada como uma tarefa obrigatória.
  2. Elas têm dificuldade para entender o que leem.
  3. Acham que ler é chato.
  4. Ainda não encontraram um livro pelo qual têm interesse.

Como motivar as crianças a ler?

Uma vez que você tiver identificado a maneira certa para abordar o seu filho e incentivá-lo a ler, você saberá quais das seguintes ações serão mais eficazes.

1. Ler em família

Não importa se é um livro de culinária, um livro de histórias infantis, a lista de compras, os sinais de trânsito ou o mapa para chegar a um lugar. O que realmente importa é que exista interesse e que as crianças aprendam a ver a leitura como algo necessário e importante.

A melhor maneira de motivar é educar através do exemplo e dedicar momentos familiares a essa atividade.

2. Forneça material de leitura

Quando as crianças têm diferentes tipos de livros e recursos por perto, em algum momento elas vão sentir a curiosidade de explorá-los. Certifique-se de escolher textos com cores e ilustrações atraentes nos estágios iniciais.

Posteriormente, você pode fornecer às crianças histórias e enciclopédias sobre os tópicos que mais as interessem e que se adaptem à sua personalidade.

3. Faça uso adequado da tecnologia para motivar as crianças a ler

Com as ferramentas tecnológicas atuais, a forma como as crianças aprendem se transformou. Embora muito tenha sido dito sobre os diversos efeitos negativos dessa mudança, também é possível aproveitá-la no campo da leitura.

Um tablet ou um leitor de e-books com funções interativas será uma maneira atraente de gerar motivação em relação aos textos.

Uma das grandes vantagens de usar ferramentas digitais é que elas podem ser adaptadas às necessidades e preferências de cada criança.

Assim, você pode escolher o número de linhas que deseja ver em cada página e o tamanho da letra. Isso é ideal para as crianças que têm necessidades especiais e que, por algum motivo, têm dificuldades com os livros convencionais.

Mostre interesse em ouvir as leituras das crianças

4. Mostre interesse em ouvir as leituras das crianças

A resposta que você dá enquanto os seus filhos leem com você tem um efeito notável nas percepções que eles desenvolvem.

Por isso, é essencial que você use palavras de encorajamento, dê feedback e faça perguntas para verificar a compreensão do que leram. Permita que elas escolham livros pelos quais tenham interesse, principalmente para que elas vejam a leitura como uma ação recreativa, e não como uma tarefa imposta.

Uma outra maneira criativa de motivar as crianças a ler…

5. Obras teatrais

Se você levar o seu filho para ver uma peça teatral e depois ler o roteiro com a família, por exemplo, a criança perceberá que os livros têm vida.

Além disso, você também pode propor que as crianças criem os figurinos e diálogos de uma história, para representá-la em casa. De fato, você pode fazer o mesmo com letras de música, poemas e quadrinhos.

Por fim, se você quiser melhorar o desenvolvimento cognitivo, social e comunicativo dos seus filhos, faça da leitura uma prática diária. Com o tempo, você notará que as crianças têm melhores resultados na escola, ficam mais disciplinadas e desenvolvem pontos fortes na escrita e na expressão verbal.

!function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = ‘2.0’;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
}(window, document, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1677839712495774’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
fbq(“trackCustom”, “ViewMSContent”, {content_cat7: basePageAttr.category, content_tags: basePageAttr.tags})

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: