fbpx

5 coisas que você deve saber para a interpretar textos

Algo que eu sempre digo quando me perguntam sobre como estudar da maneira certa é: saiba o que aquele determinado assunto exige que você saiba fazer na prática, e com a interpretação de textos não é diferente

Se você vai prestar algum concurso, vai fazer vestibular ou até mesmo estudar para passar em uma prova da escola e o que mais dificulta a conquista de uma boa nota é a interpretação de textos, saiba que uma das causas principais desse problema é não saber o que é que o texto está exigindo de você, sim! Existem 5 coisas que você deve ser capaz de fazer para interpretar um texto! Confira agora!

Identificar

Você sabe reconhecer os principais elementos de um texto que você acabou de ler? Ter a capacidade de extrair as ideias fundamentais de um texto é uma das coisas que o enunciado de uma questão pode pedir, é o chamado tópico frasal do texto, é a partir dele que as posteriores ideias a serem passadas para o leitor são derivadas e saber identificá-lo é crucial não só para aquele determinado enunciado mas para responder a qualquer outro, pois é a base do entendimento do texto!

Comentar

Você já se deparou com alternativas que expressavam um comentário sobre o texto e marcou aquela que mais convinha ao entendimento que você interpretou? Não se deve fazer isso. Questões que possuem enunciados assim querem que você seja capaz de compartilhar do mesmo comentário do autor do texto, não o que você acha que é, essa é uma capacidade que todos os estudantes acham que tem e é a que traz aquela famosa sensação ao ver o gabarito “eu tinha certeza que era essa” (kkk).

Comparar

Nesta, o aluno deve ser capaz de descobrir as relações de semelhança e diferenças entre as ideias dispostas no texto. Sabe aquele tipo de enunciado que diz “aponte a alternativa que apresenta pontos divergentes entre a ideia x e a ideia y”. Nesse tipo de questão, você deve ser capaz de interpretar as características semelhantes e diferentes ao terminar de ler o texto, basta ao longo da leitura ter delimitado com um lápis ou caneta as características de cada ideia (vale salientar nesse tópico a importância de ler o enunciado primeiro, pois o aluno já ler o texto “catando” os pontos característicos).

Parafrasear

Parafrasear algo se trata de reescrever o texto com outras palavras.Você já deve ter feito muito isso sem perceber.O tipo de questão que pede isso no enunciado exige que o estudante mostre que realmente entendeu o texto, que leu marcando a alternativa que melhor responde a uma interpretação do contexto em questão com outras palavras.

Resumir

Por fim, há questões que pedem que se marque a alternativa que melhor resume as ideias do texto.Calma, não confunda parafrasear com resumir, pois isso pode até fazer você errar uma questão. Resumir é reunir as informações de algo em POUCAS palavras, o que é muito diferente de reunir as informações de algo em OUTRAS palavras.Portanto, ao se deparar com alternativas que resumem as ideias, certifique-se que realmente entendeu o texto para interpretá-lo da forma correta e marcar a alternativa que resume corretamente essa interpretação.

Pronto,agora você já sabe claramente o que é que a interpretação de texto exige de você na prática das questões. Não sabia que entender um texto é diferente de interpretar? Claro que é e eu vou explicar isso com detalhes em outro artigo então fica ligado!

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais