5 coisas sobre o paladar que você não sabia

Ele é o que pode nos dar mais prazer, pois graças a este sentido somos capazes de desfrutar de um dos maiores prazeres da vida: comer

O paladar é um sentido usado menos que a visão ou a audição, mas que possui muito mais nuances.  Todos sabemos que os responsáveis pelos sabores são as papilas gustativas presentes na língua, que podem diferenciar o azedo, o doce e o salgado. Mas existem outras curiosidades sobre esse sentido que o deixarão perplexo.

A seguir, lhe contamos cinco fatos curiosos sobre o paladar:

  • Embora as papilas gustativas se regenerem constantemente, aos 20 anos as pessoas perdem metade da quantidade de papilas que tiveram durante a infância.
  • À medida que envelhecemos, nossa resposta aos sabores muda: quando somos jovens, damos preferência aos sabores adocicados. Já quando envelhecemos, ocorre o contrário.
  • Na parte central da língua, os sabores mal são percebidos
  • Uma equipe de biólogos da Universidade de Buffalo (EUA) publicou um estudo concluindo que a obesidade pode mudar o gosto das comidas. Os cientistas determinaram que, em comparação mais magros, os com sobrepeso tinham menos células gustativas que respondiam à doçura
  • Pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido) descobriram que a percepção do gosto varia conforme o utensilio utilizado para consumir o alimento. 

Fonte: FF
Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: