fbpx

5 dicas para se motivar com o aprendizado remoto

Muitas de nossas rotinas presenciais de aula e de estudo foram interrompidas com a pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, a maioria das instituições adotaram o aprendizado remoto. Nele, podem haver aulas online, em tempo real, ou então offline, mas todas a distância.

Há uma discussão intensa sobre a permanência desse sistema de aula mesmo após a pandemia. Algumas escolas e faculdades devem recorrer ao EAD e outras já estudam adotar o ensino híbrido, que mescla o online com o presencial.

E se você acha difícil permanecer motivado agora, saiba que não está sozinho. Por isso selecionamos algumas dicas para ajudá-lo a ter sucesso em suas aulas remotas.

Siga uma rotina de estudos

Ter uma rotina de estudos uma estratégia eficaz que pode ajudá-lo a voltar (ou iniciar) uma rotina e a ser mais eficiente com o seu tempo. Existem quatro etapas para o ciclo:

Antes da aula, visualize o material que você estará cobrindo. Percorra o capítulo, preste atenção nos cabeçalhos e nas palavras em negrito, reveja os resumos dos capítulos e prepare as perguntas que tiver.

  • Participe de sua aula – faça anotações e faça perguntas.
  • Revise suas anotações o mais rápido possível após a aula.
  • Programe um tempo na sua semana para estudar o material novamente. Revise suas anotações, folhetos e outras leituras.
  • Repita esse processo para cada uma de suas aulas para garantir que você esteja melhor preparado para as finais.

Monte um grupo de estudo virtual

Os grupos de estudo podem ajudá-lo a ficar conectado com os colegas de classe e melhorar o desempenho acadêmico.

Configure um horário regular para se reunir em uma plataforma de reunião virtual, como o Zoom ou o Google Hangouts. Compartilhe recursos e materiais com o Google Drive, Documentos, Planilhas e outras ferramentas do pacote do Google.

Você Pode Gostar Também:

Reveze-se com os membros do seu grupo de estudo para criar um esboço ou agenda antes da reunião para ajudar cada sessão de estudo a permanecer no caminho certo.

  1. Experimente a técnica de estudo Pomodoro
  2. Fazer pausas curtas durante as sessões de estudo pode ajudar você a ficar mais concentrado e a reter melhor as informações. Experimente a técnica Pomodoro para criar pequenos intervalos em suas sessões de estudo:
  3. Escolha uma tarefa para trabalhar – talvez esteja lendo um capítulo, escrevendo um esboço ou as primeiras páginas de um artigo ou resolvendo um conjunto de problemas.
    Guarde o telefone e elimine o máximo de distrações possível.
  4. Defina um cronômetro para 25 minutos. Concentre-se na tarefa até o cronômetro disparar.
  5. Quando o cronômetro disparar, redefina-o por cinco minutos e faça o que quiser durante esse período. Verifique seu telefone, faça um lanche, faça uma pequena caminhada – o que quer que dê um tempo ao seu cérebro!
  6. Redefina seu timer por 25 minutos e repita o processo.

Temos um post especial sobre essa técnica. Leia: Estudo com pausas: Conheça o método pomodoro e suas vantagens

Mantenha-se equilibrado

Cuide-se para manter o equilíbrio e manter a energia. Procure dormir de 7 a 9 horas por noite, faça refeições regulares e equilibradas e reserve tempo para atividades físicas. Fazer pausas regulares ao estudar ou trabalhar em projetos é uma ótima maneira de recarregar e evitar o desgaste.

Peça ajuda

Se você está preso a um problema ou conceito discutido em aula, peça ajuda. Pergunte a um colega de classe ou visite o horário comercial virtual ou ajude os laboratórios.

Às vezes, a parte mais difícil de estudar é apenas o começo. Programe um tempo na sua semana para estudar e faça o possível para começar imediatamente. Ter rotinas de estudo e encontrar um local tranquilo para estudar em casa pode ajudá-lo a manter o foco e a motivação em suas aulas.

Não deixe de ler também:

Aulas EAD: Como aproveitar ao máximo e fazer a diferença

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!