fbpx

5 erros que você pode cometer ao preparar feijão e como resolver




Guia da Cozinha - 5 erros que você pode cometer ao preparar feijão e como resolver

Guia da Cozinha – 5 erros que você pode cometer ao preparar feijão e como resolver

Foto: Guia da Cozinha

Erros nunca mais! Confira essas dicas para cozinhar feijão e arrase nas refeições diárias

Indispensável no nosso dia a dia, não existe nada melhor do que saborear um feijão fresquinho, acompanhado de um arroz tão bom quanto. Mesmo sendo considerado uma receita de cozinha básica, não é todo mundo que consegue preparar um feijão que beira a perfeição. E não dá para ir se arriscando na cozinha se não dominamos nem o básico, certo? Se você é iniciante na arte da culinária ou se já possui alguns anos de experiência, é sempre válido aprimorar as suas técnicas!

Conta pra gente, o seu feijão anda meio aguado? O tempero não está lá essas coisas? Os grãos ficam sempre rachando? Bom, esses são apenas alguns sinais de que você pode estar errando no preparo dos grãos. Mas calma, que a gente vai te ajudar a identificar os erros e, de quebra, dar algumas dicas para cozinhar feijão que vão deixá-lo pra lá de especial! Confira:

Não deixar de molho



Guia da Cozinha - 5 erros que você pode cometer ao preparar feijão e como resolver

Guia da Cozinha – 5 erros que você pode cometer ao preparar feijão e como resolver

Foto: Guia da Cozinha

Não é regra que o feijão precise ficar de molho, mas isso pode fazer uma diferença absurda no seu preparo. O ideal que os grãos fiquem submersos por, pelo menos, 6 a 12 horas – e nesse período precisa haver uma troca de água. Esse processo auxilia na rapidez do preparo e na eliminação das substâncias que dificultam a digestão do alimento. Se você optar por não deixar o feijão de molho, o cozimento pode ser bem mais demorado que o convencional.

Exagerar na quantidade de água

O feijão acabou ficando aguado? Isso significa que seu cozimento usou muito mais água do que o necessário. Para que o feijão cozinhe com a quantidade ideal para formar aquele caldo delicioso, coloque água até obter um nível de 2 a 3 dedos acima dos grãos. As proporções são equivalentes, 1 litro de água para cada quilo de feijão.

Salgar antes da hora

Uma das dicas para cozinhar feijão que são fundamentais é quanto ao tempero. O feijão só deve ser temperado após o seu cozimento, isso porque o sal pode romper a casca do feijão, e ele perderá sua consistência. Durante o seu preparo, água e uma folha de louro podem ser o suficiente. Deixe para adicionar o sal e demais temperos no final do seu preparo.

Exagerar no sal



Guia da Cozinha - 5 erros que você pode cometer ao preparar feijão e como resolver

Guia da Cozinha – 5 erros que você pode cometer ao preparar feijão e como resolver

Foto: Guia da Cozinha

Quem nunca errou a mão no sal, que atire a primeira pedra. Tudo bem, tem dias que a gente não acerta mesmo. Se isso aconteceu, tem uma dica incrível para equilibrar o seu feijão e tudo ficar perfeito! Experimente adicionar uma batata durante o cozimento do seu feijão por alguns minutos. Ela vai absorver o excesso de sal e vai salvar o seu dia!

Consistência do caldo

Não está conseguindo de jeito nenhum engrossar o caldo do feijão? Uma boa dica para acertar no preparo é controlar a quantidade água que você utiliza para refogá-lo. Você deve coloca-la aos poucos e deixar cozinhando em fogo baixo. Um truque simples, porém incrível é separar os grãos já cozidos, amassar e acrescentar no preparo. Assim, o feijão amassado vai liberar o amido e vai deixar o caldo muito mais encorpado!

Viu só como é simples fazer um feijão sem erros? Não deixe de compartilhar a matéria nas redes sociais!

Veja também:

Já pensou em um drinque para a noite de Natal ou Reveillon?

Guia da Cozinha

  • separator

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!