6 atitudes para causar uma boa impressão no novo emprego

Suas ações nos primeiros dias de trabalho contam muito na construção da sua reputação. Saiba como se sair bem

Por Fernanda Colavitti, da VOCÊ S/A

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24 jun 2019, 19h00

Se existe um segredo para fazer uma ótima estreia no novo emprego, a orientação é esta aqui: preocupe-se menos em parecer e mais em ser. “A consistência vale mais do que qualquer truque para causar uma boa impressão”, diz a coach de carreira Juliana Carelli, de Campinas (SP).

Ainda mais nos primeiros dias de trabalho, quando muitas das atenções estão voltadas ao novato. “É instintivo: tomamos a decisão de gostar ou não de algo ou alguém a partir do nosso julgamento, que é imediato.

Por isso, é melhor ‘ir bem’ logo de cara”, afirma o consultor de carreira Emerson Weslei Dias, de São Paulo. A seguir, especialistas revelam alguns caminhos viáveis.

Demonstre interesse

Converse com seu chefe para saber o que ele espera do seu trabalho neste primeiro momento. “Com isso, você mantém um alinhamento de expectativas e não fica perguntando sempre o que fazer”, afirma Juliana. Também faça questionamentos sobre a empresa, tanto para o gestor quanto para os colegas. Isso demonstra que você está preocupado em conhecer os processos, para poder acrescentar.

Chegue cedo

Mesmo no caso de empresas com horários flexíveis, o ideal é estar presente no início da jornada. “Essa é uma forma de mostrar o quanto você está empolgado com o novo desafio”, afirma a consultora de gestão de pessoas Cláudia Vergara, de Porto Alegre. “Também não é conveniente sair mais cedo na primeira semana para ir a compromissos pessoais.”

Tenha cuidado redobrado com as entregas

O cumprimento de prazos, a qualidade do trabalho e o nível de comprometimento devem ser impecáveis, pois esses são os primeiros sinais de como o profissional lida com essas responsabilidades, afirma Deyzi Weber, gerente corporativa de RH da ICH Administradora de hotéis.

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Integre-se

Esteja aberto e receptivo para, verdadeiramente, conhecer as pessoas, mostrar-se, estabelecer vínculos e relações de confiança – em todos os níveis de hierarquia. “Ofereça ajuda quando possível e esteja disponível ao grupo”, diz Juliana Carelli. A consultora Claudia Vergara ressalta ainda a importância de estar aberto à nova cultura, sem julgamentos precipitados.

“É preciso tempo para conhecer a organização e entender a rotina e as pessoas”. Essa abertura é importante para que o profissional não crie barreiras que impeçam a completa integração aos novos valores e propósitos.

Observe

Fique atento à forma como as pessoas se vestem e se comportam e coloque- se no papel de bom ouvinte, em vez de querer impressionar e mostrar tudo o que você sabe. “Isso vai ajudar a reunir mais informações sobre como as coisas funcionam, para que você possa ser mais assertivo em seu trabalho e em suas colocações”, orienta Deyzi.

Não fale mal do antigo trabalho

É importante preservar a imagem do último emprego de forma respeitosa, mesmo que não tenha sido o trabalho dos sonhos. Fazer comparações entre empresas também pode causar atritos.

 


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Fonte: EXAME

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