fbpx

6 frases para acalmar uma criança irritada

Muitas vezes, os pais precisam enfrentar as birras dos filhos, que ainda são pequenos e não sabem como lidar com essa raiva adequadamente. Aqui, você poderá encontrar algumas frases para acalmar uma criança irritada.

Os pais tendem a se fechar e tentar resolver essa birra ou irritação dos filhos ficando com raiva, gritando, etc. Mas, ao fazer isso, tudo o que conseguimos é piorar ainda mais as coisas e não resolvemos o problema.

Nesse sentido, existem maneiras de ajudar os nossos filhos a se acalmarem. Você quer saber como ajudar o seu filho a controlar a raiva? Continue lendo.

As palavras podem machucar ou curar. Elas podem ser mágicas e, dependendo do tom utilizado, podem ajudar a acalmar uma situação de raiva dos nossos pequenos. A comunicação é uma das coisas mais importantes.

1. “Nós dois vamos nos acalmar, certo?”

Certamente, em mais de uma ocasião, o seu filho já fez bastante birra chutando e gritando na frente de outras pessoas. Diante disso, é muito provável que a sua raiva tenha aumentado, acompanhada da vergonha diante dessa situação. Isso certamente terminou com você gritando, pegando-o pelo braço e levando-o para o outro lado, a fim de afastá-lo dos olhares.

frases para acalmar uma criança irritada

Diante disso, o que a criança precisa é de compreensão. Portanto, é melhor respirar, recuperar o fôlego e dizer: “Eu também estou com muita raiva, mas nós dois vamos nos acalmar”. Assim, o pequeno vai se sentir compreendido e entender que você quer ajudá-lo.

2. “Eu também fico com raiva, mas me expresso de outra maneira”

Por meio dessa frase, o seu filho sente a sua empatia: ele se sente muito irritado e precisa desabafar, mas isso deve ser feito de outra maneira. Não diga a ele que ele está parecendo um bebê.

Faça com que ele entenda que é normal sentir raiva e que os adultos também ficam irritados, mas que devemos aprender a nos expressar de outras maneiras. Por exemplo, relaxando juntos, desenhando ou fazendo o que vier à mente naquele momento.

3. “Vamos buscar uma solução juntos para que dê certo”

Em muitas ocasiões, as crianças ficam irritadas e com raiva porque se sentem frustradas quando veem que estão tentando fazer algo que não está dando certo. Se nesse momento você disser ao seu filho frases como: “Você não se esforçou” ou “Não chore e tente de novo”, você não estará ajudando a controlar essa raiva, e sim fazendo com que a situação possa piorar ainda mais.

Nesse momento, o seu filho precisa de palavras de encorajamento, motivação e confiança. Se você se envolver e ajudar para que o desempenho dele melhore, a raiva vai desaparecer.

4. “Se você me explicar com calma e sem gritar, eu vou entender melhor”

Se a criança, diante da raiva, reagir gritando conosco, ela certamente acabará nos deixando nervosos, mas não há necessidade de deixar que isso aconteça. Vamos tentar fazer com que ela compreenda que, se falar dessa forma, não poderemos entendê-la. É importante que ela se acalme e que possamos falar com ela com calma.

5. “Você está com muita raiva, certo? E se eu te der um super abraço que cura tudo?

Às vezes, as crianças, assim como os mais velhos, têm um dia ruim e acabam irritadas por qualquer coisa. No final, elas acabam fazendo uma grande birra e nem sabem o porquê.

frases para acalmar uma criança irritada

frases para acalmar uma criança irritada

Mas, nesse momento, tudo o que elas estão pedindo é a sua compreensão e o seu carinho. Nesse momento, você pode dizer ao seu filho que você tem a solução para a raiva dele, que é um super abraço que cura tudo.

6. “Por que você está jogando os seus brinquedos? Você não gosta mais deles? Você ficou irritado com eles?”

Muitas crianças, quando irritadas, reagem jogando tudo ao seu redor, geralmente os brinquedos. Nesse momento, talvez você possa ficar com muita raiva e levantar a voz, mas é preciso tentar evitar que isso aconteça. 

O pequeno está com raiva e provavelmente nem sabe o porquê. Então, ele precisa de alguém para explicar o que ele está fazendo, para que perceba que não é certo. Com essa frase, conseguimos fazer com que ele perceba que os brinquedos não fizeram nada contra ele e que não são os culpados pela sua raiva e, portanto, isso não deve ser feito com eles.

Essas frases para acalmar uma criança irritada podem ser muito úteis para evitar confrontos com os pequenos. Não conseguimos nada com a violência. Só vamos piorar a situação e essa nunca será uma boa opção. Em vez disso, o amor, o carinho, a empatia e o seu respeito serão essenciais para que a criança entenda o que está acontecendo. Com a sua ajuda, ela vai conseguir superar esse problema.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!