fbpx

6 passos para estudar com eficiência

Como você aprendeu a andar de bicicleta? Provavelmente alguém lhe deu algumas aulas e depois você praticou muito. Saiba que você pode aprender a estudar da mesma maneira, com muita eficiência. Lembre-se, ninguém nasce sabendo estudar.

Você precisa aprender algumas habilidades de estudo e depois praticá-las. Pode parecer simples demais, mas a longo prazo boas técnicas fazem toda a diferença.

E isso vale para todas as fases da aprendizagem. Crianças, jovens e adultos conseguem se adaptar a etapas para estudar melhor e conseguir atingir seus resultados.

Aqui estão seis etapas para um estudo com mais eficiência:

  1. Preste atenção na aula
  2. Faça boas anotações
  3. Estude com antecedência
  4. Divida os conteúdos
  5. Peça ajuda se tiver dúvidas
  6. Tenha uma boa noite de sono!

1. Preste atenção: bons estudos começam nas aulas

Aqui está um enigma para você: sabia que antes mesmo de começar a estudar, você já começou? Pura verdade. Quando você presta atenção na aula, seja ela em vídeo, remota ou presencial, e já faz boas anotações, está iniciando o processo de aprendizagem e estudo.

2. Boas anotações = Estudo mais fácil

Comece escrevendo fatos importantes que são mencionados na aula. Não esqueça de datas, nomes de eventos e personalidades importantes. Fórmulas também são essenciais.

Faça o seu melhor para usar uma boa caligrafia para poder ler suas anotações mais tarde. Você pode usar elas para formular resumões e flashcards para estudar depois. Também é uma boa ideia manter seus papéis organizados por assunto.

Não sabe como fazer anotações? Leia nosso post: 5 métodos eficazes para fazer anotações de estudo

3. Estude com antecedência

Esperar até quinta-feira à noite para estudar para a prova de sexta-feira é para quem gosta de altas emoções. Dificilmente você conseguirá bons resultados, ou pelo menos melhores se começar a estudar com antecedência.

Por isso é primordial montar um cronograma de estudos para não perder datas e nem se desorganizar quanto às matérias que possui maior dificuldade.

Concurseiros: Dicas para organizar o cronograma de estudos

4. Divida os conteúdos

Quando há muito o que estudar, pode ser útil dividir as matérias em algumas partes. Por exemplo: precisa estudar classes de palavras? Em vez de estudá-las todas de uma vez, procure estudar uma em cada dia mais de forma mais aprofundada.

Outra dica é adotar o estudo progressivo, no qual você inicia estudando poucas horas e vai aumentando o tempo gradualmente. Não é bacana começar com os estudos em muitas horas seguidas, pois faz você cansar facilmente.

5. Tire suas dúvidas sempre

Você não pode estudar com eficiência se não entender o material. Certifique-se de pedir ajuda ao professor – se tiver – ou então buscar ajuda com profissionais da área quando estiver confuso sobre algo. Pode ser até mesmo um colega que for expert no assunto estudado.

 

Você Pode Gostar Também:

6. Durma bem!

A prova é amanhã e você seguiu seu plano de estudos, mas de repente você não consegue se lembrar de nada, nem mesmo quanto é 2 + 2. Não entre em pânico.

Seu cérebro precisa de tempo para digerir todas as informações que você absorveu. Tente ter uma boa noite de sono e você ficará surpreso com o seu desempenho no dia da avaliação.


E então, o que achou das dicas para estudar com eficiência?

Leia também outro artigo interessante:

Dia ou noite: Qual é o melhor período para estudar?

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!