fbpx

64% não conseguem manter rotina de estudos

A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona mudanças radicais na rotina mundial. Com o decreto da quarentena, que ordena o distanciamento social ainda por tempo indeterminado, muitos se viram obrigados a restabelecer novas atividades no dia a dia ou aproveitar o período de isolamento para intensificar os estudos.

“Estamos diante de um problema grande, mas temos que pensar em soluções. Posso olhar para a ‘obrigatoriedade’ de ficar em casa como uma oportunidade de aproveitar ainda melhor meu tempo de estudo, por exemplo. Não adianta absolutamente nada ficar ‘se martirizando’”, pontua o professor Arthur Lima.

Em alguns estados, como Goiás e o Distrito Federal, o decreto de quarentena está prestes a completar um mês e todo aquele gás inicial de “estudos intensivos” parecem estar perdendo força. Isso foi o que mostrou a pesquisa realizada pelo coordenador de comunicação do Direção Concursos, Victor Gammaro, em suas redes sociais.

A pesquisa contou com a participação de 1.072 concurseiros, desse total, 64% afirmou não conseguir manter padrão de estudos na quarentena. Existem diversos fatores que podem contribuir para tal dificuldade em manter a rotina de estudos e uma delas é a ansiedade, conforme o explicado por especialistas à equipe de jornalismo do Direção Concursos.

Especialistas e bons exemplos

“É natural o concurseiro sentir ansiedade, pois ela é causada por pensamentos sobre o futuro. O problema é quando essa expectativa é de um futuro sombrio e quando a preocupação se torna excessiva. Nós, seres humanos, desenvolvemos uma tendência a pensar mais em aspectos negativos para nos protegermos de dificuldades e ameaças. Isso é o que se chama de viés da negatividade” afirma o psicólogo e analista administrativo (ANAC), Leonardo Bitencourt.

É importante alertar que muitos estão usando a quarenta a seu favor. Ao lado, o depoimento é de um concurseiro que entrou em contato com a equipe do Direção Concursos via mensagem direta. Para ele, o momento foi importante para a organização dos estudos para os próximos concursos públicos.

Entendemos, claro, que o momento exige ainda maiores esforços para aqueles que sonham em alcançar um cargo público. Afinal, em meio ao distanciamento social existem diversas preocupações sobre o futuro da saúde pública, economia e também sobre o futuro dos concursos que vêm sendo suspensos.

Entretanto, o professor Arthur Lima ressalta que a quarentena não deve interferir nos objetivos de quem sonha em ser aprovado. “Diante da crise do coronavírus, ou de qualquer outra, há uma série de fatores que fogem ao nosso controle. Não sabemos quando as provas serão realizadas, se serão de fato adiadas… e nem podemos fazer nada em relação a isso, certo? Porém, claro, seus estudos continuam sendo de total controle!”.

A pesquisa aponta, ainda, que de 700 concurseiros participantes da enquete, 53% acreditam que as provas dos concursos suspensos serão realizadas ainda em 2020. Para verificar o guia dos concursos suspensos, clique aqui.

Quarentena: dicas de estudo que fazem a diferença

Veja algumas das dicas de organização para o seu ambiente de estudos em casa, durante o período de quarentena, que vão te ajudar na concentração:

1 – Organização: manter a sua mesa limpa e organizada é essencial para a sua concentração e performance, assim você reduz consideravelmente os pontos de distração e consequentemente alcança um maior número de horas líquidas de estudos;

2 – Metas: estabeleça metas de acordo com o edital que está estudando, sejam elas temporais ou por tópicos. Com isso, você terá ideia de quanto tempo leva para alcançar o estudo pretendido;

3 – Música: pode parecer um tanto quanto contraditório, mas dados apontam que ouvir música pode sim ajudar na hora dos estudos. Evite ouvir músicas em idiomas que você entenda – isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.

Veja a lista completa clicando aqui!

Quarentena: semana do trabalhador

Em tempos de crise, dúvidas e indecisões podem surgir. Concursos Públicos ou empresa privada? Devo desistir do meu sonho? Acalma o coração e confira nossa semana especial com o QConcursos, a qual vamos te dar dicas valiosas e abrir sua mente.

Clique aqui e se inscreva GRATUITAMENTE

coronavírus coronavirus concursos coronavirus servidores quarentena com direcao quarentena concursos

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!