fbpx

6,5 mil vagas autorizadas, edital em 6 meses

Uma nova seleção é aguardada para o IBGE. Uma portaria foi publicada autorizando a contratação de 6,5 mil funcionários temporários. A maior parte das vagas são para Agentes de Pesquisa, com 5.623 vagas separadas.

De acordo com o documento, os contratos terão duração de um ano e têm início marcado para janeiro de 2021. O prazo para publicação do edital do processo seletivo será de até seis meses.

A portaria também permite que os contratos sejam prorrogados pelo mesmo período. Salários devem ser definidos pelo próprio IBGE.

Veja abaixo a divisão das vagas:

  • Agente de Pesquisas e Mapeamento: 5.623 vagas
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas

Caso siga a estrutura do último edital para a seleção similar, o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento exigirá nível médio completo.

Como foi a última seleção IBGE para estes cargos?

A última seleção deste modelo ocorreu em 2016 e foi organizada pela Fundação Cesgranrio. Na época, foram ofertadas 7,5 mil vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento.

A escolaridade exigida para o cargo, no último edital de processo seletivo IBGE, era de nível médio completo.

As vagas foram distribuídas por 550 municípios distribuídos em todos estados e no Distrito Federal. O salário mensal, na época, era de R$ 1.250 e contava com auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

O método de avaliação para o cargo era composto por uma prova objetiva de 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.

A divisão de questões por cada matéria foi da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa: 25 questões
  • Geografia: 20 questões
  • Raciocínio Lógico: 15 questões

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IBGE

LÍNGUA PORTUGUESA – I – Compreensão de texto. II – Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. III – Pontuação. Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos. IV – Ortografia oficial; acentuação gráfica. V – Concordância nominal e verbal. VI – Regência nominal e verbal; crase. VII – Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. VIII – Emprego e colocação dos pronomes.

GEOGRAFIA – Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções). II – Aspectos físicos e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas). III – Organização do espaço (agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; e urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas). IV – Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional). V – Formação Territorial e Divisão Político-Administrativa (organização federativa).

RACIOCÍNIO LÓGICO – I – Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. II – As questões da prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básica

E o concurso IBGE Recenseador?

A PLOA de 2021 trouxe orçamento para a realização do Censo 2020, o que indica que o processo seletivo IBGE Recenseador ocorrerá em 2021.

O projeto de Orçamento de 2021 prevê uma receita de R$ 43 milhões com inscrições em concursos e processo seletivos realizados pelo IBGE.

O concurso IBGE para temporários, que ofertava mais de 208 mil vagas, foi suspenso devido a propagação do coronavírus no país. Na época, foram publicados dois editais que ofertavam oportunidades para Agentes Censitários e Recenseadores.

As oportunidades eram para atuar no Censo 2020 e os candidatos que se inscreveram tiveram prazo para pedir a devolução da taxa de inscrição.

No entanto, anteriormente, já havia data prevista para o retorno da seleção. O próprio IBGE estimava que o Censo teria como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta realizada do dia 1 de agosto de 2021 até 31 de outubro de 2021.

O edital IBGE para temporários trazia a seguinte divisão de vagas:

  • 180.577 vagas para Recenseadores (nível fundamental)
  • 5.462 vagas para Agentes Censitários Municipais (nível médio)
  • 22.676 vagas para Agentes Censitários Supervisores (nível médio)

O Direção Concursos possui pacotes para o IBGE. Clique abaixo e confira:

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

IBGE 1
IBGE 2

concurso IBGE concurso ibge 2020 concurso ibge 2020 ce concurso ibge mg concurso IBGE temporário edital concurso ibge agente censitário ibge ibge concurso

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!