fbpx

7 dicas essenciais para se sair bem em entrevistas online

Olá, Speaker!

Há pouco tempo, a Raquel, uma das clientes aqui da The Speaker, nos procurou com uma demanda bem específica: se preparar para uma entrevista de emprego online.

As entrevistas remotas, como a da Raquel, já eram muito comuns antes da pandemia. Agora, em tempos de isolamento social, essa modalidade fará ainda mais parte dos processos seletivos. Por isso mesmo, conhecer e se adaptar a esse formato é uma habilidade que precisa ser aprimorada.

Se você tem uma entrevista agendada, confira 7 dicas essenciais para lidar com essas situações de exposição de fala no formato online. Siga a leitura e prepare-se corretamente!

1. Atente-se à parte técnica com antecedência

A parte técnica importa. E muito! Com antecedência, verifique seu microfone e sua câmera, garantindo que ambos estejam funcionando bem e com os volumes adequados.

Geralmente, logo que as entrevistas são agendadas, os recrutadores indicam qual será a plataforma utilizada (Zoom, Skype e Hangouts tendem a ser as mais frequentes). O que você deve fazer, então, é se preparar, seguindo as especificidades da plataforma indicada: abrir uma conta ou baixar o app, por exemplo.

Uma boa dica é fazer uma chamada de teste com algum amigo ou familiar para identificar possíveis problemas.

2. Vista-se adequadamente

Qual é a melhor maneira de se vestir para uma entrevista online? O meu conselho é simples: vista-se da mesma forma como se vestiria para uma entrevista presencial.

Dependendo do seu cargo e das características da empresa, as roupas devem ser mais ou menos formais. Respeite essa etiqueta também no formato online.

Muitos profissionais se deixam levar pela sensação de informalidade do formato digital. No entanto, é preciso, sim, se vestir pensando na sua imagem profissional. Isto é, nada de pijamas, roupas de academia ou outras do tipo, ok?

3. Planeje o melhor cenário

Uma das especificidades das entrevistas online é o cenário. Quanto a isso, evitar “mostrar demais” é importante. O que isso quer dizer? Que um cenário muito amplo não é o mais indicado.

Reduza o que você mostrará através da sua câmera. Quanto maior é o cenário, mais distrações haverá e isso é prejudicial para a sua entrevista. Opte por uma parede neutra e evite riscos desnecessários.

4. Tenha um bom enquadramento

O enquadramento é outra parte visual importante. Além de pensar no seu cenário, como vimos, planejar o enquadramento – aquilo que a sua câmera estará enfocando – é um cuidado a se ter.

O enquadramento deve ser equilibrado: nem tão aberto (para o cenário ser da maneira como dissemos no tópico anterior), nem tão fechado. Há uns dias, participei de uma reunião online e o outro profissional fechou TANTO o enquadramento que mostrou apenas uma parte do seu rosto. Foi bem desagradável!

Enquadre a câmera de modo que a imagem mostre dos seus cotovelos até um pouco acima do seu rosto. Assim, poderá gesticular, pensando também na sua expressão corporal!

5. Mantenha a assertividade

Há um vício de comunicação muito comum no Brasil. Quando alguém pergunta: “Qual é a cor do seu carro?”, muitas pessoas respondem sem ir direto ao ponto. Por exemplo: “Olha, eu pensei em comprar um carro preto, mas meu vizinho me sugeriu um vermelho…”.

Manter a assertividade e evitar respostas assim é imprescindível. O ideal é: responder primeiro e explicar depois, se necessário. Seguindo o exemplo acima, caso alguém pergunte a cor do seu carro, responda: “É prata. Você quer mais detalhes de como tomei essa decisão?”.

Notou a diferença, Speaker?

6. Utilize o método pingue-pongue

Esse método consiste em pensar a comunicação como um pingue-pongue: a bola não fica apenas com um jogador, mas vai e vem o tempo todo. A bola, nesse caso, é a fala, a palavra.

Durante a sua entrevista, proponha formas de engajamento. Ao responder uma pergunta, por exemplo, questione: “Era isso que vocês queriam saber ou me aprofundo mais em algum item?”.

A entrevista não é um monólogo. Se fosse, os recrutadores pediriam que você gravasse um vídeo e os enviasse. Pense nisso!

7. Saiba lidar com o nervosismo

O nervosismo é normal em entrevistas. Inclusive, naquelas feitas online. Uma boa dica é manter sempre um copo de água por perto. Tomar um pouco de água pode ser a pause necessária para controlar um pouco a ansiedade e voltar a se concentrar.

Outra alternativa é ser transparente quanto ao seu nervosismo. Dizer, por exemplo: “Desculpe, estou nervoso/nervosa porque esta entrevista é muito importante pra mim”.

Outros cuidados quanto ao nervosismo é se preparar o máximo possível previamente à entrevista, procurar ter uma boa noite de sono na véspera e reduzir o consumo de bebidas energizantes, como refrigerantes e café.

Dúvidas? Fale com a gente! Boa sorte!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

 

Veja também:

BC corta Selic para 3% ao ano

The Speaker

  • separator

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!