fbpx

8 dicas infalíveis para estudantes que procrastinam

Você tem uma sensação crescente de pânico, mas não sabe por onde começar. Quanto mais você entra em desespero com tantos afazeres, mais difícil dar o pontapé inicial. Isso é comum dos estudantes que procrastinam.

Se isso acontece com você, saiba que não está sozinho. Porém, é melhor encontrar meios de mudar essa situação caso queira atingir suas metas. Principalmente nesse ano tão difícil, em meio à pandemia, quando precisamos estudar em casa, repleto de distrações!

Selecionamos dicas para você parar de procrastinar e estudar de verdade. Acompanhe!

1. Descubra por que você procrastina

Entender por que você procrastina é o primeiro passo fundamental para ficar motivado. E quando se trata de procrastinar estudos é um problema complexo que pode ter muitas causas diferentes.

Aqui estão alguns dos mais comuns:

  • Você se convenceu de que a matéria vai além de suas habilidades
  • Acha que o assunto é chato
  • Está esperando o momento “perfeito” para começar
  • A tarefa se tornou tão difícil que você não sabe por onde começar

Passe algum tempo refletindo sobre o que o faz procrastinar.

2. Divida o material em partes

Uma das principais causas da procrastinação é a quantidade de matérias que se tem para estudar. Ao ver que é algo bem maçante, o estudante pode ficar desmotivado.

Sendo assim, a dica é dividir cada tarefa em pequenas partes, para que ela pareça menor e, de certa forma, engane o seu cérebro.

Atribua a si mesmo um certo número de pequenas lições para estudar a cada dia. De repente, você não se depara mais com uma tarefa assustadora, e tudo fica mais administrável.

3. Recompense-se

Cada vez que você completa uma ou duas tarefas pode se recompensar com um curto período de relaxamento.

Pode ser cinco minutos no seu jogo favorito do smartphone, uma curta caminhada ou tocar violão, por exemplo.

4. Crie uma rotina de estudo

Estudantes precisam criar hábitos. Depois de desenvolver uma rotina de estudos, você achará difícil relaxar sem ter estudado tudo o que deveria.

Mas como você deve fazer? A primeira coisa a fazer é definir um cronograma de estudos. Nós falamos aqui no Notícias Concursos sobre dicas para Concurseiros sobre como organizar o cronograma de estudos.

Você Pode Gostar Também:

Esteja ciente, entretanto, de que os hábitos não são formados da noite para o dia.

5. Use a técnica Pomodoro

Um bom sistema para estudar em intervalos curtos é a partir da técnica Pomodoro.

Veja como aplicá-la para não procrastinar:

  • Decida a tarefa em que você trabalhará
  • Defina o cronômetro para 25 minutos
  • Trabalhe na tarefa
  • Pare de estudar quando o cronômetro tocar
  • Descanse por cinco minutos
  • Depois de quatro pomodoros, faça uma pausa de 15 a 30 minutos

Francesco Cirillo inventou a técnica na Itália no final dos anos 1980 e já falamos sobre ela por aqui também: Estudo com pausas: Conheça o método pomodoro e suas vantagens

6. Não espere se sentir motivado o tempo todo

Estranhamente, uma das melhores maneiras de lidar com a falta de motivação é parar de esperar que você irá se sentir motivado o tempo todo.

O fato é que ninguém se sente motivado o tempo todo. Portanto, não confie em se sentir sempre animado para realizar as tarefas do dia a dia. Cobrar-se tanto pode prejudicar o desempenho e até causar ansiedade.

7. Estude em grupo

Muitos alunos consideram motivador estudar em grupo. Claro, é crucial que você encontre os colegas certos. Eles devem ter o desejo de aprender bem o material e alcançar boas metas, assim como você.

Em tempos de pandemia, pode ser uma boa se reunir com aplicativos, como Google Meet ou Zoom, por exemplo.

Falamos mais sobre as particularidades de estudar em grupo em um post especial: Estudar em grupo: Conheça vantagens e desvantagens

8. Torne o aprendizado ativo, não passivo

A aprendizagem passiva é onde você tenta absorver informações e conhecimento. É baseado na ideia de que você é um recipiente vazio esperando para ser preenchido.

No entanto, segundo estudos, a melhor maneira de estudar de forma eficiente qualquer assunto é a metodologia ativa.

Nela os estudantes participam de sua própria aprendizagem, apurando o senso crítico, selecionando informações e fazendo pesquisas aprofundadas.

E então, você é um desses estudantes que procrastinam? Não deixe de seguir as dicas para melhorar seu desempenho no estudo para concursos, vestibulares ou ENEM.

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!