fbpx

8 dicas para manter a motivação nos estudos

Olá, tudo bem?

Meu nome é Yuri Moraes, sou Policial Legislativo Federal e faço parte da equipe de Gran Xperts.

Neste artigo, eu falarei sobre 8 dicas para manter a motivação nos estudos.

A motivação é um fator determinante nos estudos. Nós só conseguimos fazer algo bem-feito quando estamos motivados – na verdade, a motivação é importante para tudo aquilo que fazemos na nossa vida.

Para alcançar o seu sonho, é fundamental que você esteja motivado, mas, infelizmente, é normal nos sentirmos desmotivados em algum momento da trajetória de estudos. Pensando nisso, eu resolvi escrever esse artigo sobre como manter a motivação nos estudos. Se você está estudando e, às vezes, se sente desmotivado, ele é para você.

Não importa para o que você esteja se preparando, se para concursos públicos, vestibulares, ENEM, provas da OAB, concursos militares etc. O meu objetivo é te contar o que eu fazia durante os meus estudos e também te passar algumas dicas de como você pode fazer para se manter motivado.

1ª DICA: Você precisa acreditar que é possível!

Se você acredita que é possível ser aprovado, fatalmente você se dedicará melhor aos estudos e isso, com certeza, vai te ajudar na sua preparação.

2ª DICA: Acredite que você é capaz!

Quando você acredita que é capaz, o seu esforço e a sua dedicação na busca da realização do seu sonho serão ainda maiores.

3ª DICA: Mentalize não só o fim, mas pense em cada dia!

Não existe caminho fácil para a aprovação. Serão necessários vários dias até que você consiga alcançar o seu objetivo. É necessário percorrer uma jornada durante o processo de aprendizagem e você precisa ter consciência disso.

4ª DICA: Você deve se orgulhar ao fazer a sua parte!

Como eu disse na dica anterior, para ser aprovado, serão necessários vários dias de estudo. Sua parte é estudar. Portanto, tenha orgulho ao fazer a sua parte a cada dia. Saiba que, após cada dia em que você batalhar nos estudos, chegará mais perto de conquistar a sua aprovação.

Eu era sargento da Aeronáutica e em 2009 iniciei os meus estudos para concursos públicos almejando uma carreira melhor. Como eu trabalhava, precisava aproveitar ao máximo os finais de semana e os feriados para estudar. No final de 2011, eu estava inscrito para o concurso do Senado Federal. A prova seria no início de 2012 e eu teria poucos meses para estudar. Então, decidi que, na virada do ano (2011/2012), ficaria em casa para poder acordar cedo no dia seguinte e estudar. Acordei cedo no dia 1º de janeiro de 2012 e fui à biblioteca da Base Aérea (onde eu gostava de estudar e tinha um rendimento melhor nos estudos).

Quando cheguei, um colega meu que estava de serviço, ao me ver ali naquele dia, perguntou se eu estava ficando louco, rs. É claro que eu não gostei do sarcasmo dele, mas ignorei, pois sabia que aquele meu esforço e dedicação fariam com que eu chegasse mais perto do meu objetivo de ser aprovado.

Estar ali estudando em pleno feriado servia para mim como um combustível. Eu me sentia motivado por saber que estava no caminho certo e fazendo a minha parte.

O sacrifício valeu a pena: fui aprovado no Senado e não fiquei louco, rs.

5ª DICA: Conheça a história de pessoas bem-sucedidas nos estudos!

Tenha essas pessoas como exemplo e fontes de inspiração. Eu fazia muito isso e ainda faço. É só você pensar que, da mesma forma que essas pessoas conseguiram, você também pode conseguir. É claro, cada pessoa tem a sua história de vida e você não deve se comparar aos outros, mas apenas se espelhar nessas pessoas vitoriosas pode aumentar a sua motivação.

Nesse ponto, eu tenho um alerta a te fazer: desconfie de quem diz ter passado em vários concursos com pouquíssimos meses de estudo, que foi tudo muito fácil. CUIDADO! Pode até ser verdade, mas, nesses casos isolados, é só você dar uma olhada no histórico da pessoa e vai perceber que ela provavelmente teve uma excelente base de estudos, estudou nos melhores colégios, morou fora do país, fala mais de um idioma, entre outros fatores. Pessoas com essas características não servem como parâmetro para você que faz parte da maioria dos estudantes considerados “normais”, pessoas com poucas oportunidades e que precisam batalhar por meio dos estudos.

6ª DICA: Foque no seu objetivo!

Muitas pessoas querem ser bem-sucedidas nos estudos, mas poucas estão realmente dispostas a pagar o preço de se dedicar ao máximo.

Por isso, se você está na batalha dos estudos, mais uma vez eu te falo: tenha orgulho disso a cada dia. Saiba que você está fazendo a sua parte e que está no caminho certo.

Eu sei que não é fácil, é ralação mesmo… É fazer o que muitos não conseguem fazer. É abrir mão de algumas coisas temporariamente em busca de algo muito melhor. É saber dizer não. Parafraseando Steve Jobs, foco é dizer não. Esteja focado no seu objetivo.

Havia um comercial de refrigerante que dizia: “Ser igual aos outros pode ser legal, mas ser diferente pode ser melhor ainda”. Adaptando essa frase ao nosso assunto, seja diferente da maioria, faça o que muitas pessoas não estão dispostas a fazer. Continue batalhando e se dedicando.

7ª DICA: Não espere as condições ideais para começar a estudar!

Eu gosto de uma frase que diz o seguinte: “A fé não consulta as circunstâncias”. Estudar para provas e concursos é isso, é ter fé, é acreditar que, por meio dos estudos, é possível você realizar o seu objetivo de ser aprovado.

Eu sei que a vida não é muito justa; também sei que muitas pessoas não têm as mesmas oportunidades, mas isso, na verdade, tem de ser encarado como mais um motivo para você batalhar e se dedicar aos estudos. Ficar lamentando a falta de oportunidades não vai mudar em nada a sua atual situação.

8ª DICA: Não dê ouvidos ao que as pessoas pessimistas/negativas dizem

Haverá muitas pessoas por aí te dizendo que é muito difícil, que você não vai conseguir, blá blá blá…

Essas pessoas geralmente são acomodadas e querem que você também seja. Elas querem que você fique junto a elas na zona de conforto. Algumas inclusive se sentem incomodadas ao verem que você está batalhando por algo melhor.

Por isso, às vezes, é melhor que você evite contar para todo mundo quais são os seus sonhos, planos e projetos. Infelizmente, pouquíssimas pessoas torcem realmente pelo seu sucesso.

Tenha como motivação o fato de você um dia poder mostrar a essas pessoas que foi possível sim e que você conseguiu.

Por fim, eu quero te desafiar a continuar batalhando e se dedicando aos estudos.

NÃO DESISTA!!!

Quanto maior for o seu sacrifício e mais difícil for a sua jornada, maior será a sua vitória. Você vai poder olhar para trás e dizer: VALEU A PENA!!!

E vale mesmo… Vale muito a pena.

Observação: Ao longo desse artigo, eu utilizei várias vezes a palavra “você” e isso serve para mostrar que VOCÊ é a principal pessoa responsável por manter a sua motivação durante os estudos. Busque se inspirar e se motivar com o exemplo de outras pessoas, mas não espere que elas sejam as responsáveis pela sua motivação.

Bom… é isso. Espero que você tenha gostado e que esse artigo possa te ajudar nos estudos e na sua preparação. Bons estudos e sucesso na sua trajetória!

Fique à vontade para compartilhar aqui nos comentários sua história de sacrifícios, de dedicação, de superação e de sucesso para que ela possa servir como motivação a outros estudantes.

Caso você esteja precisando de acompanhamento e de orientação para os seus estudos, fico à disposição para te ajudar na sua preparação por meio do Programa de Coaching do Gran Cursos – Gran Xperts.

Não conhece o Programa de Coaching do Gran Cursos? Clique aqui para obter maiores informações.

Um abraço!

Yuri Moraes

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src = “https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!