Fique por dentro – O que estudar para Agente dos Correios? Noções de Cartografia!

Acesse também o material de estudo!


Fala, estrategistas! Vamos aprender sobre as Noções Básicas de Cartografia para os agentes dos Correios para gabaritar o concurso dos Correios?

Podemos entender Cartografia como o estudo que elabora mapas, cartas ou plantas e representações de objetos ou fenômenos observados e, também, analisados documentalmente. As Noções Básicas de Cartografia são essenciais aos agentes de Correios uma vez que permitem a viabilidade dos levantamentos, sejam eles ambientais, socioeconômicos e educacionais, em uma representação espacial. Isso evidencia  a dimensão territorial e a transparência para sua compreensão.

Futuro concurseiro observando as Noções Básicas de Cartografia para Agente dos Correios.
O que estudar para agente dos Correios? Noções básicas de cartografia para gabaritar na prova!

O que estudar para agente dos Correios?

Entendendo a Cartografia para os agentes dos Correios

De acordo com o IBGE(2022) Cartografia  é a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre representada por mapas, cartas ou plantas. 

Os mapas refletem os interesses e objetivos dos indivíduos que os elaboraram, bem como apresentam as limitações e distorções representadas. Existem dois tipos de representações cartográficas: por traço e por imagem.

As representações por traço englobam as espécies mapa, carta, planta e globo. 

  • Globo: é a representação cartográfica sobre uma superfície esférica, em pequena escala, de aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária. Possui finalidade cultural e ilustrativa
  • Mapa: é a representação em um plano, geralmente em pequena escala, de aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma determinada área na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos. Possui finalidades variadas, podendo ser temáticas, culturais e ilustrativas. 
  • Carta: é a representação em um plano, em escala média ou grande, de aspectos artificiais e naturais de uma determinada área tomada da superfície planetária. É subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais (paralelos e meridianos) com a finalidade de viabilizar a análise de informações mais detalhadas, com grau de precisão compatível com a escala.
  • Planta: nada mais é do que um caso particular de carta. A representação limita-se a uma área muito restrita, utilizando uma escala grande. Como consequência, o número de detalhes é bem maior. Podemos sintetizar o conceito de planta como uma carta que representa uma área de extensão suficientemente restrita, de modo que sua curvatura não seja levada em conta.

Pontos Cardeais e sua importância para as Noções básicas de Cartografia para os agentes dos Correios

Para entender melhor a importância dos pontos cardeais na função de agentes de Correios é necessário lembrar que usam-se esses marcadores para a orientação humana na superfície terrestre. 

Ainda utilizam-se para localizar objetos, pessoas e lugares em locais próximos ou geograficamente distantes. Ao deslocar de um local para outro e para identificar a posição relativa de elementos no espaço é importante termos a referência desses pontos.

Como identificamos os pontos cardeais?

A mais antiga forma de fazer o processo de identificação de um ponto cardeal é através da observação direta do Sol. Identificando o nascer do sol, encontraremos o leste, na direção oposta, o oeste, a nossa frente o norte e nas costas, o sul.

Há ainda uma outra forma de identificação por meio da posição de determinadas estrelas ou constelações a exemplo da constelação Cruzeiro do Sul, Estrela Polar, e outros.

Os pontos colaterais são aqueles que ficam entre os pontos cardeais: nordeste ( entre o norte e leste), sudeste ( entre o sul e leste), sudoeste ( entre o sul e oeste) e noroeste ( entre o norte e oeste).

Coordenadas Geográficas

As Coordenadas Geográficas representam um conjunto de linhas imaginárias que desenhadas no Globo Terrestre de maneira a permitir a identificação de uma pessoa, um objeto ou um lugar na superfície do planeta. Recebem o nome de Paralelos e Meridianos e permitem que a identificação de medidas de Latitudes (paralelos) e Longitudes( meridianos). 

Servem ainda para localizar precisamente objetos, pessoas e lugares no espaço e determinam-se pelo cruzamento do meridiano e do paralelo sobre ele, formando um ponto. Podem calcular-se por um planisfério ou via GPS.

Expressam-se em graus, minutos e segundos, a exemplo da capital do Brasil, a cidade de Brasília, está localizada sob as coordenadas 15° 46′ 48″ S e 47° 55′ 45″ O.

Latitude, Longitude e Altitude

É necessário o uso das coordenadas geográficas para localizarmos os países em nosso planeta através do uso da latitude, longitude e altitude. Um agente dos correios precisa ter uma boa orientação espacial para deslocar-se e cumprir a entrega dos objetos em suas atividades profissionais cotidianas.

As latitudes caracterizam-se por pontos em graus em uma localização ao longo da superfície terrestre. A referência por base é a Linha do Equador ( norte-sul).

As longitudes demonstram a posição em graus de um ponto na Terra tendo como referência principal o Meridiano de Greenwich ( leste – oeste).

A altitude é uma medida vertical de qualquer ponto da superfície terrestre determinada em relação ao nível do mar. Influencia diretamente o clima da região e ,por tal motivo, considera-se um fator climático.

 Representação Cartográfica : leitura, escala, legendas e convenções Cartográficas

Atualmente, a Cartografia possui recursos modernos como o sensoriamento remoto por satélite, as fotografias aéreas, entre outros, para obter uma maior precisão nos cálculos e na representação dos pontos na superfície terrestre.

Pontos principais e nomenclaturas cartográficas:

  • Elementos do mapa: título, legenda, orientação e escala.
  • Convenções Cartográficas: representações de rios, lagos, montanhas e outros elementos geográficos.
  • Escalas: tipos variados como natural, reduzida, ampliada.
  • Mapas de Curva de Nível: representação de relevo.
  • Representação Cartográfica: escolha da projeção, escala e simbologia para os elementos cartográficos.

Leituras Cartográficas  e sua importância para as Noções básicas de Cartografia para os agentes dos Correios

As principais leituras cartográficas realizam-se por meio dos instrumentos listados a seguir.

Mapas

Representam-se os mapas como figuras planas de locais do planeta em escala reduzida. 

Demonstram informações diversas, a exemplo: concentração demográfica, desenvolvimento social, entre outras. Normalmente representam-se por globos para imitar a forma da Terra

Os tipos mais comuns de mapas são os políticos e os topográficos. Os mapas cartográficos envolvem o sistema de localização baseado em longitudes, latitudes, escala, projeção e símbolos. 

O sensoriamento remoto por satélite ou fotografias aéreas é uma das principais fontes de informação para a criação de mapas.

Escala

Podemos definir escala como a relação matemática  entre as distâncias mensuradas no mapa e as distâncias reais da superfície terrestre. A proporção entre a representação gráfica de um objeto no mapa e o tamanho desse objeto na realidade.

As escalas classificam-se em Naturais ( representam as áreas extensas, como de um país ou continente), Reduzidas ( representam as áreas menores como cidades ou bairros) e Ampliadas ( representam centímetros ou polegadas).

Convenções

Os elementos convencionados como importantes são os apresentados abaixo.

  • Legenda: fornece informações sobre símbolos, fontes e cores usadas no mapa.
  • Projeção: demonstra a projeção do mapa em uma superfície plana com as coordenadas geográficas que permitem a localização exata dos pontos.
  • Título: apresenta informações essenciais sobre o conteúdo do mapa, identificando o tema e local retratado. Deve ser claro, objetivo e conciso.
  • Legenda: explica o significado dos símbolos e cores usados na cartografia. Auxilia o leitor na interpretação do mapa.
  • Orientação: indica ao leitor a direção dos pontos cardeais no mapa. A mais comum é o diagrama da rosa dos ventos

Esses elementos combinados entre si auxiliam na representação cartográfica de um mapa, tornando-o uma eficaz ferramenta para a comunicação de informações geográficas.

Finalizando nosso bate papo sobre Noções Básicas de Cartografia para os agentes dos Correios

A cartografia é a ciência que representa o espaço geográfico através do estudo, análise e confecção de mapas ou cartas. Os resultados apresentados permitem monitorar fenômenos da natureza, alterações ambientais e de rotas para os transportes no Brasil.

Os agentes dos Correios fazem o papel de integração territorial através dos municípios e estados ao distribuir as mercadorias aos seus destinatários e podem utilizar dos serviços cartográficos para melhores deslocamentos em suas rotas de entrega. Dessa forma, a sociedade se beneficia com um serviço postal mais ágil e efetivo.

Leia também: Requisitos para tornar-se agente dos Correios!

Assista as nossas aulas para aprofundar-se nos temas e obter sucesso na sua aprovação 🙂

Por hoje é isso, pessoal!

Abraços e até a próxima.

Bárbara Rocha

O Concurso Correios está na praça e agora que você já sabe mais sobre o que estudar para Agente dos Correios, não deixe de conferir nossos outros artigos sobre a tão aguardada seleção!

Concursos abertos

Concursos 2024

Concursos 2025

Concursos Públicos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *