Acesse também o material de estudo!
2) Objetivo e identidade corporativa dos Correios
Neste capítulo, o Código salienta que se baseia nos princípios constitucionais e nas leis 8.429/1992 (Lei de improbidade administrativa), 12.846/2012 (Lei anticorrupção), 12.813/2013 (Lei de conflito de interesses), 13.709/2018 (Lei geral de proteção de dados pessoais), dentre outras. Ressalta ainda que busca guiar e incentivar uma conduta ética em todos os relacionamentos dos Correios (com acionistas, clientes, sociedade, fornecedores e colaboradores).
Salienta, também, que se baseia no negócio, missão, visão e valores da empresa, que representam sua identidade corporativa. É importante ter em mente esses pontos, ou seja, qual o negócio, a missão, a visão e quais são os valores dos Correios.
– O negócio se relaciona ao que a empresa faz, à atividade realizada por ela. Segundo o Código de Conduta, o negócio dos Correios é “soluções que aproximam”.
– A missão, pode ser entendida como a razão de ser da empresa. No caso dos Correios essa missão é “conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções de comunicação e logísticas acessíveis, confiáveis e competitivas”.
– A visão, por sua vez, é como a empresa se vê futuramente, é o horizonte que ela pretende atingir. No caso dos Correios a definição de Visão é “ser uma plataforma física e digital integrada, de excelência, para o fornecimento de soluções de comunicação e logísticas”.
– Os valores, por fim, são definidos como os ideais de atitudes e comportamentos buscados pela empresa. O Código destaca como valores dos Correios adaptabilidade, aprendizagem contínua, integração entre áreas, integridade em todas as relações, orgulho em servir à sociedade e pertencer aos Correios, orientação ao futuro, respeito às pessoas, e, por fim, responsabilidade e compromisso com o resultado na prestação de serviços e no uso consciente de recursos para assegurar a sustentabilidade do negócio.
Créditos:
Estratégia Concursos