Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – quais serão as etapas de provas?

Acesse também o material de estudo!


As provas serão a próxima etapa do CNU 2025; fique por dentro dos detalhes!

A cada dia que passa, mais perto os candidatos ficam de finalmente realizarem as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025).

Para muitos, esse momento pode ser de ansiedade e preocupação, enquanto que, para outros, a hora da pressão é, de longe, a melhor sensação.

No entanto, o segredo de muitos concurseiros para aliviar a cabeça é apenas um: estar o mais preparado possível para as adversidades da prova e temas das questões.

E, diante disso, você precisa ler tudo o que se sabe sobre as avaliações, afinal, essa é a melhor maneira dominar o assunto.

Então, não perca tempo e saiba todos os detalhes do ENEM dos concursos através deste artigo, em que todas as etapas de provas são detalhadas.

É importante ressaltar, entretanto, que parte das etapas abaixo serão aplicada para todos os candidatos, enquanto que outras provas são específicas para alguns blocos temáticos.

CNU 2025: etapas de provas

A avaliação dos candidatos do Concurso Nacional Unificado 2025 acontecerá através de até duas etapas, conforme descrito abaixo:

  • I – Primeira etapa, dividida nas seguintes fases:
    • a) Fase 1: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
    • b) Fase 2: Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
    • c) Fase 3: Avaliação de Títulos, de caráter classificatório, aplicada apenas às pessoas candidatas que concorrerem aos cargos/especialidades com previsão nos Anexos I a IX;
    • d) Fase 4:
      • Procedimento de caracterização da deficiência das pessoas candidatas que optaram por concorrer às vagas reservadas, bem como de aferição da compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada por essas pessoas, na forma do item 6 deste Edital; e
      • Procedimento de confirmação/verificação complementar da autodeclaração para concorrer às vagas reservadas às pessoas candidatas negras, indígenas e quilombolas, na forma do item 7 deste Edital;
    • e) Fase 5: Procedimento de Investigação Social e Funcional, de caráter
      eliminatório, exclusivamente para o cargo de Analista Técnico de Justiça e Defesa, com
      previsão no Anexo VII;
      f) Fase 6: Defesa de Memorial e Prova Oral, de caráter eliminatório, aplicada
      apenas às pessoas candidatas que concorrerem aos cargos/especialidades com previsão nos
      Anexos I a IX.
  • II – Segunda etapa, destinada a Curso ou Programa de Formação específico, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada apenas às pessoas candidatas que concorrerem aos cargos/especialidades com previsão nos Anexos I a IX.

As fases da primeira etapa mencionadas serão executadas pela Fundação Getúlio Vargas e, quando presenciais, realizadas em 228 cidades distribuídas pelas cinco regiões do país.

Prova objetiva

A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha com 5 alternativas e apenas uma correta.

Para nível superior, serão 5 horas (13h às 18h) para responder 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos.

Para nível médio, serão 3 horas e 30 minutos (13h às 16h) para responder 68 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos.

Blocos 1 a 7:

Tabela com as estruturas de provas do CNU 2025, mostrando a pontuação por fase e o peso das provas nos blocos de 1 a 7.

Bloco 8:

Tabela com a distribuição de notas por matéria no Bloco 8 do novo CNU 2025.

Bloco 9:

Tabela com a estrutura de provas e a composição da nota final no Bloco 9 do CNU 2025, incluindo avaliação de títulos.
Tabela com a estrutura de provas e a composição da nota final no Bloco 9 do Concurso Nacional Unificado 2025, sem avaliação de títulos.
  • Conhecimentos gerais – nível superior
    • Desafios do estado de direito;
    • Políticas públicas;
    • Ética e integridade;
    • Diversidade e inclusão na sociedade;
    • Administração pública federal;
    • Trabalho e tecnologia.
  • Conhecimentos gerais – nível médio
    • Língua Portuguesa;
    • Matemática;
    • Noções de Direito;
    • Realidade Brasileira;
    • Saúde (somente Bloco 8);
    • Regulação e Agências Reguladoras (somente Bloco 9).

A Nota Final das Provas Objetivas será obtida por meio da soma da pontuação das questões de Conhecimentos Gerais e da pontuação ponderada das questões de Conhecimentos Específicos, conforme os critérios estabelecidos a seguir:

  • a) A pontuação das questões de Conhecimentos Gerais será calculada com base no número de acertos nas 30 questões correspondentes, sendo atribuído peso 1 (um) a cada questão. Assim, cada acerto valerá 1 (um) ponto, totalizando até 30 pontos;
  • b) A pontuação das questões de Conhecimentos Específicos será calculada com base no número de acertos nas 60 questões correspondentes, distribuídas em 5 eixos temáticos, cada um contendo 12 questões ponderadas de acordo com os respectivos pesos atribuídos a cada eixo temático.

Os pesos atribuídos a cada eixo temático variam de 1 a 5, totalizando, em conjunto, o valor de 10 pontos.

A distribuição dos pesos por eixo temático varia conforme órgão, cargo e especialidade escolhidos. A nota da Prova Objetiva poderá atingir o máximo de 150 pontos, assim distribuídos:

  • a) Até 30 pontos na parte de Conhecimentos Gerais.
  • b) Até 120 pontos na parte de Conhecimentos Específicos, com a aplicação dos respectivos pesos por eixo temático.

Para os cargos de Nível Intermediário, as questões de Conhecimentos Específicos estarão distribuídas entre 5 eixos temáticos.

Todas as questões objetivas terão o mesmo peso e cada e cada acerto valerá 1 (um) ponto.

A nota da Prova Objetiva corresponderá à quantidade total de acertos da pessoa candidata, podendo atingir o máximo de 68 pontos.

Prova discursiva

Para os cargos de Nível Superior, a Prova Discursiva será composta por 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos.

Para os cargos de Nível Intermediário, a Prova Discursiva será composta por Redação em formato dissertativo-argumentativo e poderá totalizar 30 pontos.

As Provas Discursivas deverão ser respondidas em até 30 linhas. A avaliação da Prova Discursiva considerará como critérios o domínio dos Conhecimentos Específicos, que corresponderá a 50% da nota total, e o uso da Língua Portuguesa, que corresponderá aos 50% restante para Nível Superior.

Para a Redação de Nível Intermediário, 100% da nota será referente ao uso da Língua Portuguesa.

Na avaliação do Domínio dos Conhecimentos Específicos, será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático.

Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.

Na avaliação do Uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.

Caso a Prova Discursiva da pessoa candidata receba nota 0 no critério de Conhecimentos Específicos, a correção quanto ao uso da norma culta da Língua Portuguesa não será realizada e a pessoa candidata será eliminada do Concurso Público Nacional Unificado.

Prova de títulos

A nota máxima que a pessoa candidata poderá obter na Avaliação de Títulos será de 2 pontos para Nível Intermediário e de 5 pontos para Nível Superior, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados possa superar esses números.

Para cada cargo/especialidade ofertados, serão considerados e pontuados os títulos presentes nas disposições dos Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos, disponíveis nos Anexos dos Blocos Temáticos em que houver avaliação de títulos.

Vale ressaltar que a ausência do envio de títulos não elimina o candidato, sendo a ele computada a pontuação 0 na Avaliação de Títulos para o cálculo da pontuação final.

Curso ou programa de formação

A segunda etapa será realizada pelo órgão ou pela instituição responsável por cada cargo/especialidade com essa previsão editalícia.

Os cargos que passarão por essa etapa são os seguintes:

  • Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e Gás Natural (ANP);
  • Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural (ANP);
  • Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual (ANCINE).

Defesa de memorial e prova oral

A composição da Nota de Defesa de Memorial e Prova Oral (NDM) será disciplinada por edital específico, a ser editado antes da realização da Fase 1 por cada órgão ou instituição responsável por cada cargo/especialidade com essa previsão editalícia.

CNU 2025: quais serão as etapas de provas?

Para conferir TODOS os detalhes do CNU 2025, além das provas, acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:

Saiba mais sobre o CNU


Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025? Confira as nossas assinaturas e cursos:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *