Fique por dentro – Como se preparar para o concurso FUNARTE no CNU 2025?
Acesse também o material de estudo!
Concurso FUNARTE oferta 28 vagas no CNU 2025!
Depois de uma longa espera, o concurso FUNARTE finalmente foi publicado. A seleção contempla o CNU 2025 (Concurso Nacional Unificado).
São 28 vagas imediatas distribuídas nos cargos de Técnico em Assuntos Educacionais (15) e Administração e Planejamento (13), especificamente nos blocos 2, 4 e 5.
Caso esteja interessado(a) nesta seleção, cuja organização é da FGV, é importante estar atento(a) aos detalhes para entender como se preparar! Com isso, confira as nossas dicas estratégicas.
Concurso FUNARTE no CNU 2025: se liga nas datas!
- Inscrições JÁ ENCERRADAS:
2 a 20 de julho de 2025 (isenção até 8/7; taxa paga até 21/7); - Prova objetiva: 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h, com 90 questões; e
- Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025, das 13h às 16h, com 2 questões (até 45 pontos).
A avaliação de títulos será aplicada depois como fase classificatória (nota máxima 5 pontos para nível superior)
Saiba quais são as etapas do concurso FUNARTE
- Prova objetiva (eliminatória e classificatória): múltipla escolha, 90 questões; e
- Prova discursiva (eliminatória e classificatória): 2 questões redação.
Prova objetiva
A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha com 5 alternativas e apenas uma correta.
Para nível superior, serão 5 horas (13h às 18h) para responder 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de específicos.

A Nota Final das Provas Objetivas será obtida por meio da soma da pontuação das questões de Conhecimentos Gerais e da pontuação ponderada das questões de Conhecimentos Específicos, conforme os critérios estabelecidos a seguir:
- a) A pontuação das questões de Conhecimentos Gerais será calculada com base no número de acertos nas 30 questões correspondentes, sendo atribuído peso 1 (um) a cada questão. Assim, cada acerto valerá 1 (um) ponto, totalizando até 30 pontos;
- b) A pontuação das questões de Conhecimentos Específicos será calculada com base no número de acertos nas 60 questões correspondentes, distribuídas em 5 eixos temáticos, cada um contendo 12 questões ponderadas de acordo com os respectivos pesos atribuídos a cada eixo temático.
Os pesos atribuídos a cada eixo temático variam de 1 a 5, totalizando, em conjunto, o valor de 10 pontos.
A distribuição dos pesos por eixo temático varia conforme órgão, cargo e especialidade escolhidos. A nota da Prova Objetiva poderá atingir o máximo de 150 pontos, assim distribuídos:
- a) Até 30 pontos na parte de Conhecimentos Gerais.
- b) Até 120 pontos na parte de Conhecimentos Específicos, com a aplicação dos respectivos pesos por eixo temático.
Conteúdo programático
- Conhecimentos gerais:
- Desafios do estado de direito;
- Políticas públicas;
- Ética e integridade;
- Diversidade e inclusão na sociedade;
- Administração pública federal;
- Trabalho e tecnologia.
Prova discursiva
Para os cargos de Nível Superior, a Prova Discursiva será composta por 2 questões, valendo 22,5 pontos cada, podendo totalizar 45 pontos.
As Provas Discursivas deverão ser respondidas em até 30 linhas. A avaliação da Prova Discursiva considerará como critérios o domínio dos Conhecimentos Específicos, que corresponderá a 50% da nota total, e o uso da Língua Portuguesa, que corresponderá aos 50% restante para Nível Superior.
Estude os conteúdos exigidos e confira as retificações
Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Noções de Administração e Sistema Federal de Cultura.
Conhecimentos Específicos: variam conforme o cargo e cargo/especialidade. Consulte o edital detalhado do seu cargo. Por exemplo, no Bloco 5, há ajuste de peso no eixo “Seguridade Social” para cargo de Administração na FUNARTE.
Para mais informações sobre o concurso Funarte, no CNU 2025, além de como se preparar, acesse o link abaixo!
Saiba mais: concurso Funarte CNU 2025
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Créditos:
Estratégia Concursos