Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – MGI celebra 1 ano das provas da 1ª edição do CNU!

Acesse também o material de estudo!


Há pouco mais de um ano, no dia 18 de agosto de 2024, aconteciam as provas objetivas e discursivas/redação da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

A iniciativa, até então inédita, do Governo Federal se tornou o maior concurso público já realizado no país e, posteriormente, veio a ser copiada em outras esferas.

Como a Prova Nacional Docente (PND), popularmente chamada de “CNU dos Professores”, e o Concurso Unificado do Pernambuco, recentemente anunciado com mais de 400 vagas e 9 órgãos participantes.

Relembre a 1ª edição do CNU!

21 concursos de uma só vez!

O concurso unificado reuniu 6.640 vagas para cargos de níveis médio/técnico e superior, distribuídas em 21 órgãos participantes.

Dentre as oportunidades, carreiras que estavam há anos sem concurso público, como Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), além de diversas agências reguladoras.

Aplicação simultânea em mais de 200 cidades

De modo a facilitar o acesso aos locais de prova, a etapa foi realizada, simultaneamente, em 228 cidades, sendo que a distância máxima de descolamento para os candidatos foi de 100 km. A medida permitiu que pessoas de cerca de 5.555 diferentes municípios pudessem participar da seleção.

O maior concurso público da história!

No total, foram registrados 2.114.145 inscritos. Apesar do número expressivo, a abstenção foi de 54,12%. Ou seja, somente cerca de 970.037 candidatos efetivamente realizaram as provas.

2ª edição do CNU terá provas daqui a 45 dias!

Enquanto isso, a segunda edição do ENEM dos Concursos segue a todo vapor. As inscrições já foram encerradas e os candidatos se preparam para as provas.

No total, são 3.652 vagas disputadas por 761.528 candidatos inscritos. Apesar de o número de vagas ser quase metade da edição anterior, a quantidade de órgãos participantes aumentou: são 32.

Diferente do ano passado, as provas objetivas e discursivas serão realizadas em datas diferentes. A prova objetiva será realizada no dia 5 de outubro. Já as provas discursivas serão dia 7 de dezembro, somente para os candidatos aprovados na primeira prova.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2025, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção.

CNU 2025


Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025? Confira as nossas assinaturas e cursos:

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *