Fique por dentro – aprenda o que realmente cai
Acesse também o material de estudo!

O presente artigo visa dissertar sobre Informática para Concursos: aprenda o que realmente cai.
Primeiramente, informática é um conhecimento importante para a maioria das profissões atuais. Assim, a maioria das profissões utiliza o computador para sua realização, especialmente na Administração Pública.
Então, a disciplina Informática costuma cair na maioria dos concursos, como os da banca Vunesp, e das outras, sejam eles de nível fundamental, médio ou superior.
Basicamente, os editais exigem os mesmos tópicos, que serão abordados no presente artigo.
Informática para Concursos: aprenda o que realmente cai – Sistemas operacionais
Iniciando a análise de Informática para Concursos: aprenda o que realmente cai, aborda-se sistemas operacionais,
No concurso, pode-se abordar a diferença entre hardware e software. Enquanto o hardware é a parte física do computador e seus componentes, os softwares são programas que funcionam através do hardware.
Já o sistema operacional é um software principal, que se comunica com hardware, e faz a interface entre o usuário e os programas utilizados. A título de exemplo, os que mais costumam cair em prova são o Linux e o Windows.
Outro ponto bem explorado em provas é o menu Configurações do Windows, que permite alterar e personalizar recursos do sistema operacional sem necessidade de comandos avançados. Para prova, é bom conhecer o que cada uma das funções do menu Configurações, sendo as principais Sistema, Dispositivos, Rede e Internet, Hora e Idioma, Privacidade e Segurança e Acessibilidade.
Além disso, é cobrado o conceito de informação, arquivos e pastas. Basicamente os arquivos reúnem informações e podem ser armazenados em pastas. E essa mecânica e conceitos são abordados no concurso.
Editores de texto, planilhas e apresentação
Continuando a dissertação Informática para Concursos: aprenda o que realmente cai, aborda-se os editores de texto, planilhas e apresentações, como o pacote Office ou o Libre Office.
Em relação aos editores de texto, o maior exemplo é o Word. No concurso, cobra-se atalhos e menus, como o Arquivo, Página Inicial, Inserir, Design, Layout, Referências, Correspondências, Revisão, Exibição, e as funções presentes em cada um.
Já nos editores de planilhas, o maior exemplo é o Excel. No caso dos editores de planilha, além dos menus e atalhos, as fórmulas são muito importantes. Assim, a sintaxe de cada fórmula é importante, e também podem aparecer questões práticas em que se pede o resultado do uso de uma fórmula.
Por fim, exemplifica-se editor de apresentações de slides pelo Power Point. Neste caso, exige-se menus e atalhos do candidato. Principalmente a parte de transição e efeitos na passagem entre os slides, e a parte de design do programa.
Informática para Concursos: aprenda o que realmente cai – Redes de computadores e internet
Dando continuidade ao artigo “Informática para Concursos: aprenda o que realmente cai”, abordam-se as redes de computadores e a internet.
Quanto às redes de computadores, um ponto bem relevante para concursos é a diferença entre internet e intranet. Enquanto a intranet é uma rede fechada, para um público específico, como uma empresa ou uma residência, com múltiplos computadores. Já a internet é uma rede aberta e pública e aberta a todos.
Também é comum a cobrança de navegadores de sites da internet, como Chrome, Mozilla e Edge. Neste ponto a banca cobra os menus e funções de cada navegador. Ainda, exige-se conceitos de correio eletrônico, como o Outlook, sobre os quais abordam-se menus e funções gerais e específicas, como a diferença de cópia oculta, responder a todos, spam e configurações de pastas e respostas automáticas de e-mails.
Além disso, aborda-se tópicos de tecnologia mais recente. Neste caso, as redes sociais e seus usos, a inteligência artificial e o uso de programas de computador em nuvem.
Segurança da informação e backup
Finalizando a análise de Informática para Concursos: aprenda o que realmente cai, aborda-se segurança da informação e procedimentos de backup.
Quanto à segurança da informação, o conceito de malware é bem importante para concursos públicos. Assim, é importante saber a diferença de cavalo de tróia, worm, phishing, spam, e outros.Além disso, é importante conhecer programas que combatem os malware, como antivírus, antispyware e antiphishing.
Já em relação ao backup, cobra-se conceitos de formatação e recuperação de discos. Assim, cobra-se a execução física do backup e formatação, por meio do sistema operacional e de unidades como pendrives. E também a tecnologia mais recente de armazenamento e backup realizada através da nuvem, por exemplo por meio de OneDrive ou GoogleDrive.
Apesar de variar um pouco, o núcleo de editais de informática traz os tópicos do presente artigo, podendo ter pequenas mudanças.
Quer dominar Informática em concursos públicos, venha estudar com o Estratégia Concursos.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Concursos Abertos
Concursos 2025
Créditos:
Estratégia Concursos