O dilema de resolver questões de concurso é frequente entre os concurseiros. A decisão entre resolver questões da banca examinadora ou da última prova específica é importante. Resolver questões da banca ajuda a se familiarizar com o estilo de perguntas e identificar cobranças recorrentes. Já a análise da última prova ajuda a identificar o estilo de cobrança das matérias para o cargo desejado. Ambas as técnicas são importantes e complementares, não devendo ser usadas de forma isolada. Recomenda-se resolver questões da área e de cargos similares após a contratação da banca. Ambas as técnicas ajudam na estruturação do planejamento de estudos para concurso.
Ao se preparar para um exame, é comum que os candidatos procurem maneiras de aumentar suas chances de sucesso. Uma das estratégias mais eficazes é analisar a banca ou a última prova do concurso almejado.
Analisar a banca organizadora do concurso significa entender como ela costuma elaborar as questões, quais são as suas principais características e quais são as suas preferências em relação ao conteúdo das provas. Cada banca possui um estilo próprio, e conhecer esse estilo pode fazer a diferença na hora de responder às questões. Além disso, a análise da banca também pode ajudar na identificação de quais disciplinas e temas têm maior ênfase em suas provas, permitindo que o candidato direcione melhor seus estudos.
Por outro lado, analisar a última prova do concurso desejado pode ajudar a compreender o nível de dificuldade das questões, os tipos de formatos utilizados, e quais foram os temas mais recorrentes. Isso permite uma melhor preparação para o exame, já que o candidato terá uma noção mais precisa do que esperar na hora da prova.
Além disso, analisar a última prova também possibilita identificar possíveis erros cometidos pelos candidatos, o que pode ser útil para evitar que os mesmos erros se repitam. Da mesma forma, é possível reconhecer as competências e habilidades exigidas para realizar a prova com sucesso, e assim desenvolver estratégias de estudo mais eficazes.
Portanto, tanto a análise da banca quanto a última prova são estratégias fundamentais para quem está se preparando para um concurso. Essas análises permitem ao candidato direcionar seus estudos de forma mais eficiente, aumentando suas chances de aprovação. É importante ressaltar que essas ferramentas devem ser utilizadas em conjunto com uma preparação sólida e consistente, mas certamente são recursos valiosos para quem busca a tão almejada aprovação em um concurso público.
Créditos:
Estratégia Concursos