Ao Vivo! Tudo sobre Avaliação: Vasconcellos e Libâneo nas provas de Professor! – Prof. Jaqueline Santos

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Neste vídeo, a Prof. Jaqueline Santos aborda o tema da avaliação na educação, destacando as visões de Vasconcellos e Libâneo sobre o assunto. Ela discute a importância de uma avaliação mais humanizada e inclusiva, que leve em consideração o desenvolvimento integral dos alunos. Santos também compartilha dicas para os professores melhorarem suas práticas avaliativas e promoverem um ambiente de aprendizagem mais eficaz. Essas reflexões são essenciais para os educadores que desejam aprimorar suas habilidades de avaliação e proporcionar uma educação de qualidade para os alunos.

A avaliação de estudantes é um aspecto fundamental na prática docente, e conhecer as principais abordagens de avaliação é essencial para que os professores possam desenvolver um trabalho eficaz na sala de aula. Nesse contexto, duas referências importantes são os autores Cipriano Luckesi e José Carlos Libâneo.

Cipriano Luckesi é um renomado educador brasileiro, conhecido por suas contribuições no campo da avaliação educacional. Em sua obra “Avaliação da aprendizagem escolar”, Luckesi defende uma abordagem emancipatória da avaliação, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Segundo o autor, a avaliação deve ser um processo contínuo, que acompanha o aluno ao longo de todo o processo de aprendizagem, e não apenas um momento de verificação de conhecimentos. Além disso, Luckesi destaca a importância da participação dos estudantes no processo avaliativo, valorizando suas reflexões e autoavaliações.

José Carlos Libâneo, por sua vez, é um dos principais teóricos da educação no Brasil, com ampla produção acadêmica sobre temas como currículo, formação de professores e avaliação educacional. Em sua obra “Didática”, Libâneo aborda a avaliação como um dos elementos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, destacando a importância de se considerar múltiplos aspectos na avaliação dos estudantes, como o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Para Libâneo, a avaliação deve ser um instrumento de reflexão e orientação da prática pedagógica, e não apenas um instrumento de classificação e exclusão.

Diante da relevância desses dois autores, é fundamental que os professores conheçam e se aprofundem em suas obras, a fim de compreenderem as diferentes abordagens de avaliação e desenvolverem práticas avaliativas mais humanizadas e eficazes. Ao aplicarem os princípios de Luckesi e Libâneo em suas salas de aula, os professores poderão contribuir para uma educação mais inclusiva, que valorize o desenvolvimento integral dos estudantes.

Em resumo, a avaliação é um processo complexo e multifacetado, que requer sensibilidade, reflexão e conhecimento por parte dos professores. Ao se inspirarem nas contribuições de autores como Cipriano Luckesi e José Carlos Libâneo, os docentes poderão desenvolver práticas avaliativas mais justas, significativas e eficazes, contribuindo assim para a formação integral dos estudantes e para a construção de uma educação mais humana e inclusiva.

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