Em recente entrevista concedida ao jornal “Valor Econômico”, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reforçou o planejamento para a realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2025.
“O difícil é juntar muitas vagas para fazer um novo concurso, mas estamos trabalhando para isso”, reafirmou.
Além disso, também pontuou a necessidade de revisão no sistema de progressão de carreira, defendendo que os funcionários públicos devem alcançar o auge de suas carreiras ao longo de um período de 20 anos.
“O ideal é que o servidor atinja o topo da carreira em 20 anos. Obviamente que a pessoa que já está com 15 ou 20 anos de serviço público começa a ocupar cargos [de confiança, com remuneração adicional], tendo um aumento salarial que vai para além da progressão. Estamos discutindo que o critério para a progressão não seja única e exclusivamente o tempo de serviço. Isso é algo que estará na portaria que soltaremos. O ideal são carreiras com mais tempo para chegar no topo e mais alongadas”, disse.
“Trabalhando para isso”, reforça ministra sobre CNU em 2025 | Imagem: Esther Dweck, via Instagram
Madonna ou “Enem dos Concursos”?
Como noticiado recentemente, a cantora Madonna realizará um show gratuito na Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, no mesmo fim de semana que as provas do CNU serão aplicadas.
Quanto à coincidência, Dweck comentou sua reação ao receber a notícia. “Nada contra a ‘rainha do pop’. Mas um espetáculo desse porte poderia criar transtornos para os milhares de inscritos no Rio de Janeiro para o Concurso Nacional Unificado. Mas depois vimos que não afeta. É no dia anterior [ao exame]”, contou.
Apesar disso, a ministra destacou que enviou uma mensagem para todas as prefeituras dos 220 municípios onde serão realizadas as provas no dia 5 de maio, pedindo que não promovam grandes eventos no dia do concurso.
Para o governo federal, é preferível que as autoridades e as forças de segurança dessas localidades se dediquem à realização do concurso que irá selecionar mais de 6 mil servidores para diferentes órgãos federais.
Exigência aos futuros aprovados do CNU
O Curso de Formação será exigido para todos os aprovados. Desta forma, a ministra enfatizou que a intenção será que o concursado “rode em um período de estágio probatório para também entender qual é a área que ele tem mais afinidade e possa ser selecionado pelo chefe”.
“Uma ideia é que passem um tempinho nesse período de estágio probatório em um município bem pobre no Brasil para conhecer um pouco a realidade brasileira”, disse.
Vale lembrar que, com provas marcadas para daqui a pouco mais de um mês, o Concurso Nacional Unificado recebeu mais de 2 milhões de inscrições. Sobre o marco, Esther comentou o balanço que já é possível fazer.
“Achamos que foi uma decisão muito acertada de fazer isso, por todos os números das inscrições, da representatividade. Ele ficou muito mais barato do que se eu fizesse vários concursos individualizados. E acho que conseguimos tirar a dúvida de como fazer um concurso unificado e cobrar conhecimento específico. Algumas áreas tiveram medo de entrar e não conseguirem ter servidores com aquele conhecimento específico na área, mas acho que isso foi dirimido pela maneira como foi organizado. Agora, estamos trabalhando muito na segurança”, disse.
Vale lembrar que são ofertadas 6.640 vagas imediatas para diversas autarquias e ministérios. Dentre as oportunidades estão funções de níveis médio, técnico e superior, com ganhos iniciais de até R$ 22,9 mil!
Para saber mais sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), em que ministra reforçou edital em 2025, acesse ao link abaixo!
Saiba mais: Enem dos Concursos
Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?
Cursos para o CNU
Prepare-se para o “Enem dos Concursos”!
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?Confira os nossos artigos!
“Trabalhando para isso”, reforça ministra sobre CNU em 2025
Créditos:
Acesse também o material de estudo!