Acesse também o material de estudo!
No último domingo, 28, foram aplicadas as provas do concurso ANA (Agência Nacional de Águas) ao cargo de Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico – Especialidade 3.
O Estratégia Concursos esteve presente durante todos os momentos de sua preparação (assim como na correção extraoficial) e, mesmo após a realização das avaliações, não deixará de te acompanhar!
Com isso, reunimos nosso time de professores para apontar quais questões são passíveis de recursos, cujo prazo para interposição ficará aberto entre 02 e 03 de maio. Inclusive, a consulta individual aos gabaritos preliminares já foram divulgados pelo Cebraspe.
Confira os possíveis recursos do concurso ANA – Especialidade 3
Disciplina: Meio Ambiente e Recursos Hídricos
QUESTÃO 84: (A sensação térmica, também conhecida como temperatura aparente…)
A questão 84 afirma que a sensação térmica é calculada com base na temperatura e velocidade do vento, o que não está incorreto. Claro que a umidade do ar também é considerada no cálculo, mas a afirmação não deixa de estar correta.
Além disso, a afirmação de que a velocidade do vento tende a aumentar durante os dias de onde de calor e com o aquecimento global também pode ser interpretada como correta. A depender da situação, dias muitos quentes podem exacerbar o gradiente térmico de duas regiões, favorecendo a ocorrência de ventos.
Ademais, as mudanças climáticas têm aumentado a probabilidade de ocorrência de eventos extremos, como ventos muito fortes, aumentando a velocidade média dos ventos no longo prazo (exemplos de fontes que corroboram isso:
https://spotsci.com/2019/11/25/velocidade-dos-ventos-em-todo-o-mundo-esta-aumentando/#:~:text=Em%20menos%20de%20uma%20d%C3%A9cada,17%25%20na%20energia%20e%C3%B3lica%20potencial.
https://www.tempo.com/noticias/ciencia/o-aquecimento-do-clima-provocara-ventos-
mais-rapidos-nas-correntes-de-jato-meteorologia.html#:~:text=Os%20ventos%20r%C3%A1pidos%20das%20correntes%20de%20jato%20tornar%2Dse%2D%C3%A3o,at%C3%A9%202%2C5%20vezes%20mais).
Desse modo, em virtude da forma como foi construído o enunciado, sugere-se a alteração do gabarito para “CERTO”, ou, subsidiariamente, a anulação da questão.
QUESTÃO 104: (Não foram criadas agências de águas, tendo sido as suas funções…)
O texto da questão 104 é ambíguo. No âmbito do SINGREH, as agências de água foram, sim, previstas pelo art. 33 da Lei nº 9.433/1997:
Art. 33. Integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos:
I – o Conselho Nacional de Recursos Hídricos;
I-A. – a Agência Nacional de Águas;
II – os Conselhos de Recursos Hídricos dos Estados e do Distrito Federal;
III – os Comitês de Bacia Hidrográfica;
IV – os órgãos dos poderes públicos federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais cujas competências se relacionem com a gestão de recursos hídricos;
V – as Agências de Água.
Na prática, o que ocorre é que entidades delegatárias exercem as funções das agências de água previstas na Lei nº 9.433/1997. Mas não era possível o aluno saber, no momento da resolução da questão da prova, se o texto se referia ou não à não possibilidade de existência de agências de água, prejudicando o julgamento objetivo do item.
Portanto, sugere-se a anulação da questão.
SAIBA MAIS: ANA
Quer estudar para o concurso ANA?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos