Veja o conteúdo Completo – provas adiadas após chuvas no RS!

Acesse o material – provas adiadas após chuvas no RS!



Baixar apostila para concurso

Olá, concurseiros!! Em coletiva, o Governo Federal anunciou que as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) serão adiadas em todo o país após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul! Venha ler essa notícia!

Concurso Nacional Unificado: Provas adiadas

Em decorrência da situação desastrosa ao qual se encontra o estado do Rio Grande do Sul, o Governo Federal divulgou na sexta-feira, dia 3 de maio, o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado em todo o país.

O documento com o anúncio da decisão foi publicado pelo Diário Oficial da União. Acesse o site para mais informações.

A aplicação da prova objetiva estava prevista para acontecer no último domingo, dia 5 de maio, em 228 cidades brasileiras.

Uma coletiva de imprensa foi realizada com Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e com Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, no Palácio do Planalto afim de esclarecer dúvidas.

A ministra ressaltou que é impossível aplicar as provas no estado do Rio Grande do Sul, e que o adiamento é para todos possam realizar as provas nas mesmas condições em todo o país e que o resultado tenha o respaldo jurídico necessário.

“A conclusão que a gente teve hoje é que seria impossível realizar as provas do Rio Grande do Sul, seja pelos locais de prova afetados, seja pela impossibilidade de segurança na realização das provas, seja pelo risco de vida das pessoas que estariam envolvidas nesse processo”, segundo Esther.

Concurso Nacional Unificado: Novas datas devem sair em breve

Esther Dweck também revelou, na coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, que a nova data marcada para a aplicação deve ser divulgada em cerca de duas semanas.

“O que eu posso dizer é que eu acho que, em duas semanas, a gente já vai ter uma nova data. Mas, se ela vai ser em maio, junho ou julho, realmente não posso dizer agora, nesse momento, porque realmente depende muito das condições. Só queria reforçar a dificuldade que a gente tem. Primeiro, o próprio Rio Grande do Sul, pois a gente precisa saber quando os locais de provas estarão disponíveis e que já tenhamos retomado uma normalidade. Mas não é só o Rio Grande do Sul, que é um ponto importantíssimo de atenção, mas também o restante do país. Eu preciso garantir os locais de provas e que as pessoas que fariam a aplicação estarão disponíveis. Então a gente precisa de umas duas semanas para fazer todo esse processo de garantia da logística e estabelecer uma nova data”, disse a ministra.

Apesar de não haver nenhuma afirmação, é provável que as provas objetivas sejam remarcadas para o dia 18 de agosto de 2024.

Essa é uma ideia inicial que está sendo trabalhada pelo Governo Federal, e não está certo que as aplicações das provas realmente ocorrerão neste dia.

Apesar de tudo, é uma boa data provável visto que, apesar do atraso, ainda possibilitaria que os candidatos aprovados tomassem posse dos cargos ainda em 2024!

CNU: Taxas poderão ser devolvidas em casos especiais

É possível que o Concurso Nacional Unificado faça a devolução das taxas de inscrição após os desastres ocorridos no estado do Rio Grande do Sul. Vejamos com mais detalhes abaixo:

De acordo com o que consta no edital de abertura do concurso, aquele candidato que fosse afetado por problemas logísticos, durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado, poderá solicitar a devolução do valor pago a título de taxa de inscrição em até cinco dias úteis após o dia de aplicação das provas.

O documento também afirma que “são considerados problemas logísticos, para fins de devolução do valor pago a título de taxa de inscrição, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do CPNU devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) que incorra em comprovado prejuízo imprevisível e insuperável ao candidato”.

O antigo prazo para a solicitação da devolução era 10 de maio, mas com as alterações feitas nos últimos dias, sabemos que esse prazo também será alterado.

Essas são as últimas e atuais informações sobre o Concurso Nacional Unificado. Caso se interesse pelo certame, não perca nossas notícias!!

Fonte: Editora Solução

Faça o Download da Apostila / provas adiadas após chuvas no RS!



Baixar apostila para concurso

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *