Acesse também o material de estudo!
Mesmo com edital em andamento, um novo concurso para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi solicitado com cerca de 476 vagas.
A medida, apurada via ofício da ANAC enviado ao MGI (Ministério de Gestão e Inovação), destina o preenchimento para quatro cargos, que já foram citados para recomposição em pedidos anteriores. Veja:
- Analista Administrativo, 89 vagas;
- Especialista em Regulação de Aviação Civil, 176 vagas;
- Técnico Administrativo, 58 vagas; e
- Técnico em Regulação de Aviação Civil, 153 vagas.
A Agência afirma que o provimento se torna necessário devido o baixo número de profissionais pertencentes ao seu quadro profissional, o que impede o alcance de resultados efetivos no setor de aviação civil.
“Entende-se que a ANAC, para adequar suas condições de funcionamento e o desempenho de suas competências institucionais, assim como para alcançar os resultados relativos à regulação e fiscalização das atividades de aviação civil e infraestrutura aeronáutica e aeroportuária, necessita adequar sua força de trabalho, por meio de concurso público para provimento dos cargos do quadro de pessoal efetivo.”, afirma em documento.
Foi reforçado, ainda, a perda de 219 servidores em razão de posses em outros cargos ou aposentadorias desde 2018, dispondo cerca de 564 cargos vagos e prejudicando suas atividades.
Além disso, como uma de suas justificativas, a Autarquia ressaltou a autorização para somente 70 vagas em seu atual certame, número abaixo do pedido e que não se relaciona a Analista Administrativo, cargo também solicitado para provimento.
Dessa forma, o órgão não será capaz de efetivar servidores suficientemente, impedindo a ANAC de dispor de todas as suas atribuições de maneira eficiente.
Convocação em novembro de 2024!
Em ofício, enviado ao Ministério de Economia em abril, o órgão reforçou a urgência de reposição de mão de obra especializada para gestão de contratos de concessão de aeroportos à iniciativa privada.
Nesse sentido, foi solicitado adequação em limite orçamentário para contratação dos novos servidores já em novembro de 2024.
Vale lembrar que o concurso oferta 70 vagas para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil, cujos salários iniciais são bem atrativos, de R$ 16,4 mil!
Quer ficar por dentro de tudo sobre o concurso da ANAC, além do novo edital solicitado? Então, não perca o nosso artigo com todas as informações possíveis acerca da seleção federal!
Mais informações sobre o concurso ANAC
Quer estudar para o concurso ANAC?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos