A canoagem como esporte recreativo

É comum ter a ideia de canoagem como uma atividade reservada a remadores profissionais, que fizeram grandes investimentos para adquirir todo o equipamento necessário. No entanto, a canoagem como esporte recreativo é perfeitamente viável. Aqui estão algumas ideias e reflexões sobre a sua prática.

A canoagem como esporte recreativo: opções para praticá-la

Talvez uma das principais virtudes da canoagem seja a existência de muitas maneiras de realizá-la. Para atletas amadores, que procuram apenas diversão e exercício físico para seu próprio bem-estar, a modalidade mais recomendada é a canoagem em águas calmas.

Os mais aventureiros podem querer realizá-la em águas mais turbulentas e, se gostarem de praticar esportes em grupo, podem praticar o rafting.

O rafting consiste em atravessar um curso de águas turbulentas, normalmente com obstáculos, em um barco flutuante. É uma atividade que é vista com muita frequência em locais turísticos.

Por outro lado, há também a alternativa de recorrer a esportes menos conhecidos, mas extremamente divertidos, que também são praticados em um caiaque. Exemplos são a canoagem polo, que é realizada com equipes, um gol e uma bola, ou o caiaque de surf, que se baseia em subir em ondas usando os remos.

Como você pode ver, as possibilidades são muitas. Precisamente um dos pontos fortes da canoagem como esporte recreativo é que ele abre um espectro de opções para pessoas de todas as idades e condições físicas praticarem à vontade.

Equipamento para a canoagem

Mencionamos anteriormente que a canoagem é geralmente vista como um esporte caro, mas isso não é necessariamente verdade. Obviamente ter seus próprios materiais – caiaque ou canoa, remos, colete, capacete, roupas – tem seu custo.

No entanto, muitas instituições, como clubes de iate, têm equipamentos de canoagem disponíveis para aluguel. Dessa forma, você pode começar em diferentes modalidades e avaliar o suficiente para saber se vale a pena gastar algum dinheiro com isso. Faça o teste!

Benefícios da prática de canoagem como esporte recreativo

Além de tudo isso, não podemos ignorar que a canoagem é um exercício fantástico. Nas linhas a seguir, listaremos as principais vantagens que ela proporciona para quem a pratica:

Um ótimo exercício para os músculos

Esse esporte representa uma excelente maneira de proporcionar força e resistência aos músculos, especialmente para a parte superior do corpo. A ação de puxar e empurrar os remos exige um esforço notável dos ombros, peitorais, braços e todos os músculos das costas.

Além disso, os músculos do abdômen são necessários para dar estabilidade ao corpo. As pernas também ajudam nesse aspecto, principalmente na canoa, na qual, diferentemente do caiaque, o remador fica ajoelhado.

Trabalho cardiovascular exigente

Basicamente, a canoagem pode ser considerada uma mistura do trabalho que fazemos na academia com a máquina de remo e exercícios com halteres ou outros elementos. No aspecto cardiovascular, é um exercício de primeiro nível.

A ação dos músculos é praticamente constante ao andar de canoa, portanto, as necessidades de oxigênio permanecem altas durante toda a sessão. Isso aumenta a frequência cardíaca e produz melhorias no funcionamento do coração.

Além disso, os outros benefícios de exercícios desse tipo se traduzem em maior queima de gordura, melhora de várias funções do corpo (como as digestivas), melhor saúde das articulações e ossos e um metabolismo mais eficaz.

Mulheres remando no rio

Consequências positivas a nível mental

Finalmente, a prática de canoagem como esporte recreativo também proporciona os mesmos benefícios que qualquer outra atividade física. Isso inclui a liberação de endorfinas, que é evidenciada em um maior bem-estar e melhor humor, liberação de tensões e redução do estresse.

Por outro lado, o contato permanente e próximo com a natureza nos permite tirar o máximo proveito dos benefícios dos esportes ao ar livre. Esses incluem efeitos positivos para a autoestima e saúde emocional, entre outras coisas.

Sem dúvida, escolher a canoagem como esporte recreativo pode ser uma escolha fenomenal para melhorar a qualidade de vida em geral. Se você tiver lugares próximos para praticar esse esporte, não perca a oportunidade de fazê-lo!

!function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = ‘2.0’;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
}(window, document, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1677839712495774’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
fbq(“trackCustom”, “ViewMSContent”, {content_cat7: basePageAttr.category, content_tags: basePageAttr.tags})

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: