fbpx

a exportadora de grãos que se inspira na Amazon para crescer



São Paulo – Empresas de tecnologia ao redor de todo o mundo se baseiam nos princípios da Amazon para criar negócios de sucesso. No Brasil, o empresário Frederico Humberg tenta aplicar um dos principais conceitos da gigante do e-commerce em um setor bem diferente: o de exportação de grãos (soja e milho).

“A gente começa tudo pensando no que o cliente precisa. Pesquisamos sobre quais problemas ele tem e como podemos ajudá-lo a resolver. É o que o Jeff Bezos [fudador da Amazon] chama de customer centric“, afirma Humberg, fundador da AgriBrasil.  A empresa, que teve início em 2016, faturou mais de R$ 400 milhões em 2019 e deve chegar R$ 1 bilhão de receita neste ano.⠀

A história completa de Humberg e da AgriBrasil é tema do 49º episódio do podcast Do Zero ao Topo. É possível seguir e escutar o programa pela ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e demais agregadores.

A obsessão pela necessidade do cliente é considerada uma das principais estratégias de sucesso Amazon. No agro, Humberg aplica este ensinamento desenvolvendo um relacionamento mais aprofundado com sues clientes, ouvindo seus problemas e desenvolvendo soluções de negócio. Muitos precisam, por exemplo, de algum grão especial, enquanto outros possuem um porto de destino limitado e precisam de embarques menores do que a maioria das exportadoras oferece. É aí que Humberg entra com suas soluções.

Com esta estratégia, a AgriBrasil tenta se diferenciar em um mercado dominado por conglomerados multinacionais e que tem apenas uma grande exportadora de grãos brasileira: a Amaggi.

“O Brasil é muito forte na agricultura, mas, quando chega na área da exportação, falta disciplina e eficiência para conseguir competir com as multinacionais. Meu objetivo é criar uma exportadora brasileira com eficiência e sofisticação de gestão internacional”, conta Humberg.

Antes de fundar a AgriBrasil, Humberg passou mais de 25 anos montando a área de exportação de grãos de gigantes internacionais como Glencore, Bunge e Gavilon. Confira sua história completa no podcast. ⠀

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como João Apolinário, fundador da Polishop, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, André Penha, cofundador do QuintoAndar, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!