A jornada de um auditor de controle do TC-DF
Passar em concurso pode não ser algo simples, mas é totalmente possível se você se dedicar. E quem mostra isso é Leonardo Murga, que conseguiu se tornar um auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal.
O Leo conta que, quando iniciou os estudos, não tinha a menor ideia de para qual concurso ele gostaria de estudar. Por isso a primeira dica para quem está estudando é: escolha a carreira que você quer se dedicar.
Outra curiosidade da jornada do professor é que ele não tinha a menor noção do que é um auditor de controle externo de um Tribunal de Contas, e do que faz um no dia a dia. Ele não sabia na época nem o que era um Tribunal de Contas.
Atualmente, com toda a sua experiência em concursos, Leo Murga explica que é muito comum que as pessoas iniciem suas respectivas caminhadas sem entenderem o que é o serviço público, quais sãos as funções, os cargos e de, forma geral, as opções existentes para se aplicar os estudos.
Portanto, a segunda dica para quem deseja fazer concurso é descobrir como funciona a área; o que é exigido para o cargo e o dia a dia da carreira; remuneração e carga horária; entre outros detalhes das atribuições e rotina.
O início da jonada de concurseiro
Quando Leonardo Murga começou a estudar, por volta de 2010, ele não tinha acesso a ferramentas de planejamento ou de informação como hoje temos disponível. Isso tudo dificultava para encontrar qual o tipo de cargo é mais interessante ou adequado ao perfil.
TC-DF (Foto: Divulgação)
Hoje, isso tudo está muito mais acessível e pronto para ajudar a todos. Naquela época, Leo conta que precisou descobrir na “marra“ essas informações, na base da tentativa e erro.
Leo pensou em desistir várias vezes, devido a editais incertos, concursos que não saíam e falta de materiais de qualidade. Porém, na altura de sua decisão, entendeu que precisava ir até o fim.
“Contudo, cheguei à conclusão de que só sairia da biblioteca nomeado num concurso ou morto – e não, eu não acho saudável fazer ou dizer isso, mas esse era o tamanho do meu foco e do meu comprometimento com meus estudos!”
Ele colecionou diversas reprovações que serviram de aprendizado, até definir um foco e ir até o fim. Seria a área de Controle.
► Você sabe como escolher sua área em concurso público?
Dessa forma, começou o preparo direcionado para esse concurso. Nesse período, chegou até a engordar quase 25kg. Mas ele teria o seu momento de recompensa.
Auditor do Tribunal de Contas do Distrito Federal, depois de três anos e 10 meses de estudo, sem emprego, lidando com inúmeras questões e desafios, ele finalmente transformou todo o resultado do seu esforço em alegria.
► O que fazer quando não consegue estudar?
Leonardo Murga afirma que faria tudo de novo. Explica que a jornada dele foi fantástica, com muitas dores e problemas, mas o resultado final compensou todos esses entraves do caminho.
Ter um planejamento eficiente é necessário

concursos públicos
“Você deve encarar o estudo para concursos públicos como um trabalho. É uma atividade profissional não remunerada. Na realidade é um investimento. Você vai receber o retorno desse investimento lá na frente.”
Como todo investimento, é preciso ter um plano e metas. O professor ressalta que ter desenvolvido um planejamento eficiente para sua preparação foi que possibilitou alcançar esse resultado positivo. Foi assim, com metas reais e factíveis, que tornou possível a sua evolução sobre o edital do concurso.
► Saiba como fazer uma planilha de estudos para concursos
O estudo para concurso é como um trabalho, que precisa ter uma rotina para que você saiba a hora do que fazer, o que fazer e todas as atividades relacionadas.
Por fim, Leonardo Murga indica a todos que estão nesse caminho, que busquem e façam um planejamento, procurem por ferramentas!
Veja o vídeo com a história do Leonardo Murga
window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘180736722358672’,
xfbml : true,
version : ‘v2.8’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_US/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));