fbpx

A NFC-e será Obrigatória em Minas Gerais a partir de 2020 e Software Atenderá as Pequenas e Médias Empresas

Como em todos estados do Brasil a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) será obrigatória em Minas Gerais a partir de abril de 2020.

Foto: Shutterstock / DINO

De acordo com a Secretaria da Fazenda haverá um grande ganho na transparência nas relações comerciais no estado.
E todas as empresas, não importa o tamanho ou faturamento, terão a obrigatoriedade de emitir a NFC-e.

De acordo com a Resolução 5.234 de 5 de fevereiro de 2019, prevista no inciso XXXVIII do art. 130 do Regulamento do ICMS – RICMS -, aprovado pelo Decreto nº 43.080, de 13 de dezembro de 2002, obriga que todas as empresas emitem a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e.

O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) NFC-e?

E um recibo da transação de venda, que consta todos os dados da transação, como valor do imposto pago pelo consumidor e descrição do produto ou serviço.

A NFC-e é emitida pela empresa, que vende o produto ou serviço, a favor do cliente.

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e é um módulo do Software Público de Escrituração Digital (SPED). E disponibiliza o comprovante online das informações da venda realizada.

Sistema Para emissão da NFC-e

De acordo com Secretaria de Fazenda, o contribuinte terá a opção de fazer seu próprio Sistema Para emissão da NFC-e ou contratar um sistema pronto.

Porém independentemente da escolha, é necessário adquirir do certificado digital (e-CNPJ), que é uma assinatura eletrônica, onde chaves criptográficas são utilizadas para confirmar as identidades dos usuários, tanto pessoa física ou empresa.

Nesse sentido que a Rtek comercializa o software Uniplus, que segue todos os padrões exigidos para emissão da NFC-e.

O que é o software Uniplus

O UniPlus é um ERP – Enterprise Resource Planning, em português “Sistema de Gestão Empresarial” desenvolvido para atender diversos tipos e porte de empresas.

É dividido em vários módulos para atender cada segmento e toda estrutura organizacional da empresa.
Por ser modular o sistema UniPlus se adapta às necessidades das empresas oferecendo diversas funções objetivas.

Suporte a Gestão para o Pequeno e Médio Empresário

Como a Rtek entende que o processo contábil e administrativo de uma empresa pode fazer que empresa tenha sucesso ou insucesso, dá total apoio para uma gestão inteligente às empresas, principalmente, de pequeno e médio porte.

De acordo com sua experiência, há mais de 10 anos no mercado de gestão de empresas, observou que 24% das empresas não crescem devido a multas fiscais e ineficiência na gestão.

Que é o caso, agora para o mercado mineiro, da emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – NFC-e, porque as multas pelo descumprimento serão rigorosas.

Diferencial da Rtek no atendimento e uso do sistema UniPlus

Como a maioria das empresas de gestão contábil e administrativa visam as grandes empresas a Rtek entendeu que o mercado para o pequeno e médio empresário precisava de apoio.

Por isso investe no atendimento ao empresário, com todos os seus funcionários qualificados na área da contabilidade e na agilidade do atendimento.

Então para atender esse problema estabeleceu uma meta que todo cliente, no horário comercial, deve ser atendido com prontidão. E disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

● Telefone
● Chat
● Email

Mas o principal é o tempo de respostas: 3 minutos no máximo, para que o cliente seja assistido.

Com isso a Rtek fica mais perto dos seus clientes e, realmente, contribui para o crescimento de cada empresa com os principais destaques:

● Funcionários da área da contabilidade
● Controle de prazos de pagamentos de tributos
● Tempo de atendimento de até 3 minutos
● Sistema UniPlus de simples usabilidade
● Sistema UniPlus que atende todas as áreas da empresa
● Implantação rápida do sistema
● Emissão da NFC-e
● Funciona Offline

Acredite, a Rtek vai responder às necessidade e sempre achar uma solução para que o pequeno e médio empresário não seja pego de surpresa.

Uso do Sistema UniPlus para Emitir a NFC-e

Como foi dito a NFC-e substitui a tradicional nota fiscal de venda ao consumidor e toda venda será registrada pelo sistema Uniplus e será comunicada a SEFAZ.

A NFC-e é transmitida à SEFAZ pelo UniPlus através de um arquivo XML porém com uma versão de leitura para o consumidor, a DANFE.

A DANFE é um documento simplificado da NFC-e que contém uma chave de acesso e o QR Code.

A DANFE impressa no momento da transação, através do UniPlus, equivale ao cupom fiscal, porém diferença é que uma impressora comum pode imprimir a DANFE, sem obrigatoriedade de permissão ou outros acessórios.

Diferente que ao usar o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) será obrigatório usar uma impressora homologada e integrada com o Programa Aplicativo Fiscal, ambos os casos é suportado pelo UniPlus.

UniPlus Funciona Offline para Notas de contingência

De acordo com a SEFAZ será permitido emitir notas de contingência, nos casos de não haver internet ou algum outro tipo técnico que gere empecilho.

A empresa poderá emitir a NFC-e sem autorização do Fisco, sendo que a nota deverá ser transmitida à SEFAZ, rigorosamente, até 24 horas depois da venda ou prestação do serviço.

Outra informação importante é que a NFC-e não poderá ser corrigida, diferente da NF-e.

Então será necessário fazer o cancelamento o documento, antes de atingir as 24 horas da autorização para emissão da SEFAZ.

Conclusão de usar o sistema UniPlus com Rtek para gestão e Emissão da NFC-e

Para a situação da emissão da NFC-e, o sistema UniPlus vai facilitar muito a transição para a gestão das empresas na emissão da nota, pois é homologado e já está disponível em outros estados que adotaram a NFC-e antes de Minas Gerais.

Com uma usabilidade simples o empresário não terá qualquer dificuldade para utilizar o sistema para emissão das notas.

Poderá, de forma simples e sem outros custos, aumentar a operação de caixa, abrindo novas operações dentro da loja ou filiais. Sendo necessário só duplicar no sistema UniPlus para gerar as NFC-es.

E, por fim, e mais importante, vai contar com total apoio técnico da Rtek, com todos os profissionais capacitados e com melhor tempo de resposta do Brasil.

Website: https://www.rtek.com.br/

Website: https://www.rtek.com.br/

DINO
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – NOTÍCIAS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!