fbpx

Acordo EUA-Talibã começaria com retirada de 5 mil soldados

Os Estados Unidos podem retirar 5,4 mil soldados do Afeganistão nos 135 dias seguintes à eventual assinatura de um acordo de paz com o Talibã, grupo fundamentalista que governou o país asiático até a invasão americana de 2001.

Mulheres protestam por paz em Herat, Afeganistão

Foto: EPA / Ansa – Brasil

A informação foi revelada pelo enviado especial dos EUA a Cabul, Zalmay Khalilzad, que conduz as conversas com a milícia. “Em princípio, chegamos a um acordo no papel que está pronto”, disse o diplomata à imprensa afegã.

Khalilzad, no entanto, ressaltou que o pacto não será definitivo enquanto não for aprovado pelo presidente Donald Trump. A retirada de 5,4 mil soldados seria a primeira fase de um retorno gradual de todos os 14 mil militares americanos presentes em solo afegão.

O Talibã, por sua vez, impediria que grupos terroristas como Al Qaeda e Estado Islâmico usassem o Afeganistão como base para ataques contra os EUA e seus aliados. Os Estados Unidos invadiram o país em 2001, em meio à caçada contra o fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden, por conta dos atentados de 11 de setembro.

Ansa - Brasil
  

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – NOTÍCIAS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!