fbpx

Aliados de Maduro consideram novas eleições em negociações sobre futuro da Venezuela, dizem fontes

Aliados do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chegaram a discutir a realização de uma eleição presidencial nos próximos meses durante negociações para chegar a uma solução para a crise política no país, disseram quatro fontes à Reuters nesta segunda-feira. 

Líder da oposição na Venezuela, Juan Guaido, que muitos países reconhecem como presidente interino do país, chega a sessão do Congresso Nacional, em Caracas. 13/8/2019. REUTERS/Manaure Quintero

Foto: Reuters

Políticos de oposição vão viajar à Washington para conversar com autoridades nos Estados Unidos, disseram as fontes. 

Maduro e uma delegação que representa o líder de oposição Juan Guaidó têm se encontrado em Barbados como parte das negociações para resolver o impasse político no país, que atualmente sofre com um colapso econômico hiperinflacionário. 

A delegação de Guaidó propôs uma eleição presidencial para um período entre os próximos seis a nove meses, com uma série de condições, incluindo mudanças no conselho eleitoral e na Suprema Corte, disseram as fontes, que sob condição de anonimato por conta do caráter confidencial das conversas. 

O governo havia, em tese, concordou com a realização de uma eleição presidencial com a condição de que os Estados Unidos suspendam as sanções econômicas e de que Maduro possa concorrer como o candidato do Partido Socialista. Além disso, o governo quer que a eleição seja realizada daqui um ano, segundo disse uma das fontes. 

Entretanto, o governo desde então se retirou das negociações para protestar contra uma nova rodada de sanções impostas por Washington, e nenhuma data foi estabelecida para retomar as discussões, apesar de uma visita de autoridades do Ministério das Relações Exteriores da Noruega – que atuam como mediadores das negociações – buscando o reestabelecimento delas. 

Reuters
Reuters – Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – NOTÍCIAS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!