fbpx

Alimentos ajudam a prevenir crises alérgicas

Principalmente no inverno, quando as pessoas ficam em ambientes mais fechados, as crises alérgicas são frequentes na vida de muitas pessoas. Então, nada melhor do que contar com os alimentos certos para ajudar a combater o problema.

Pois é, a qualidade da nossa alimentação também está diretamente ligada à resistência do organismo contra as alergias e intolerâncias. Por isso, um cardápio com ingredientes “antialérgicos” deve fazer parte integral da rotina das pessoas.

Importância da detecção

De alergia alimentar, como intolerâncias a substâncias como glúten e lactose, às pequenas crises por causa de poeira, por exemplo – todo mundo tem alguma manifestação alérgica. É essencial detectar desde cedo as causas e como combatê-las de maneira saudável e natural, antes até de precisar ingerir algum remédio.

Nesse ponto, os alimentos soam como prioridades. Um rol de ingredientes do nosso dia a dia comum traz agentes antioxidantes, responsáveis por promover a defesa do sistema imunológico contra a ação dos radicais livres, agentes externos que agridem o nosso corpo.

Mais atenção

A alergia alimentar não é algo corriqueiro, como muitos ainda pensam. É coisa séria e deve ser tratada. A prevenção da alergia alimentar em pessoas com alto risco de desenvolvê-la é uma das principais preocupações. Dessa forma, faz-se necessária atenção especial a esse grupo de pessoas, bem como um cardápio planejado e de fácil execução para maior adesão à dieta.

Alimentos antialérgicos

Alho: Usado para temperos, esse ingrediente, sempre relacionado ao combate de gripes e resfriados, é perfeito para evitar crises alérgicas. Isso pela presença da substância quercetina, um dos principais agentes anti-histamínico de proteção do organismo.

Cebola: Parceira quase que inseparável do alho, ela também é grande fonte de quercetina. Sua ingestão desativa a histamina, substância liberada pelo organismo na reação alérgica.

Couves: Todas possuem agentes protetores importantes contra as crises alérgicas. Por serem da família das crucíferas, são ricas em carotenoides, pigmentos que contribuem no fortalecimento dos organismos mais sensíveis.

Laranja: Não só ela, mas todos os representantes cítricos possuem agentes antioxidantes poderosos, por causa da quantidade incrível de vitamina C.

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!