fbpx

Ansiedade nas provas de concursos: saiba como combater

Quando se fala em ansiedade nas provas de concursos, há uma boa e uma má notícia.

A boa, para que você se sinta melhor, é que um estudo feito com 300 pessoas mostrou que 96% delas tiveram algum tipo de ansiedade durante a resolução de provas.

A má notícia é que outro estudo ainda indicou que aqueles que vão para uma prova exageradamente ansiosos acabam tendo uma nota 12% mais baixa quando comparada com aqueles que estavam pouco ansiosos ou não estavam ansiosos.

Os sintomas de ansiedade mudam de pessoa para a pessoa. Algumas sentem o coração acelerado, tontura, o corpo tremendo, vontade vomitar e até mesmo dor abdominal.

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que a sua ansiedade é desproporcional, ou seja, ela está impedindo você de fazer uma boa prova. Você está dando uma importância maior para a prova do que ela realmente tem.

Alguém já disse: a culpa é o excesso de passado, o estresse é o excesso de presente e ansiedade é o excesso de futuro.

Então, o primeiro passo para você lidar com a ansiedade é dar à prova o exato tamanho que ela deve ter na sua vida. Ela não deve ocupar um espaço muito grande, nem muito pequeno. Afinal, é apenas uma prova, e não vai lhe definir, ou definir sua capacidade. Ser aprovado não é certificado de inteligência ou com certeza você conhece algum profissional incompetente que passou em um bom vestibular ou um concurso difícil, não é mesmo?

Se você pensar bem, perceberá que provavelmente terá outra chance de fazer a prova durante a sua vida.

Certamente é ruim ser reprovado, mas você ainda tem muito tempo e muitas outras oportunidades aparecerão. Posso apostar que, daqui a cinco anos, você vai olhar para trás e ver que muitas coisas legais aconteceram e nem vai lembrar daquele teste que fracassou. 

Bem, mas vamos às dicas e ferramentas para driblar a ansiedade nas provas de concursos? 

Acompanhe o post!

13 maneiras de lidar com a ansiedade nas provas

 

1 – Acabe com o medo do desconhecido

 

Muitas pessoas ficam ansiosas em provas porque tem medo do desconhecido. Se você acha que esse é o seu caso, tente conhecer bem o estilo da organizadora. Para isso, procure as provas anteriores da mesma banca. Isso vai fazer você ficar um pouco mais confortável. 

Outra situação interessante para quem tem medo do desconhecido é simular locais parecidos com a prova. Talvez se inscrever em concursos ou vestibulares similares, mesmo que você não esteja de olho nas vagas, pode ser interessante para criar um ambiente de prova e você se sentir familiarizado.

 

2 – Use técnicas de relaxamento

 

saude meditaçao yogaDurante a prova, se você perceber que a ansiedade está atrapalhando sua concentração, tente utilizar técnicas de relaxamento. 

Uma delas é você fechar os olhos e pensar em um lugar agradável, respirando lenta e profundamente. Faça uma respiração curta, mas relativamente profunda, depois prenda a respiração por alguns segundos, exale de forma completa e vagarosa. Em seguida, faça uma curta pausa e volte a encher os pulmões de oxigênio. Essa técnica funciona melhor se você utilizar a respiração de uma forma correta, ou seja, em enchendo a barriga de ar. 

Outra técnica é colocar a mão na testa ou na nuca. Essa posição favorece o fluxo sanguíneo nessas regiões da cabeça e ajuda a limpar a mente da ansiedade e tensões. Além de abrir novos caminhos uma solução de problemas durante situações estressantes. Sem tirar as mãos, inspire e expire tranquilamente, atentando ao ritmo da respiração.

 

3 – Pense positivo

 

Essa técnica pode parecer dica de livro de autoajuda, mas alguns clichês realmente funcionam. Então, a dica é manter o coração e a mente em uma frequência positiva. Esse pensamento certamente aumenta suas chances de aprovação e diminui sua ansiedade. 

Não acredita? Acha que é bobagem? Pois um estudo da Universidade de Toronto concluiu que quando encaramos o mundo de forma positiva nosso córtex visual absorve mais informação. Ou seja, você vai lembrar de mais coisas durante a prova. 

Um outro estudo, chamado mito da matemática, mostrou que as pessoas são influenciadas pelos pensamentos, sejam eles positivos ou negativos. Nessa pesquisa, um grupo de pessoas que achavam que nasceram com dificuldade pra aprender matemática tiravam notas muito piores que aquelas que sabiam que isso não era uma habilidade nata. Ou seja, sabiam que era possível aprender se fizessem um esforço. 

O interessante do estudo é que, antes de todo o processo, os pesquisadores perceberam que o grupo de pessoa tinha exatamente a mesma aptidão para a matemática. Então, na sua próxima prova mantenha sua mente positiva. Você se preparou e vai conseguir! 

 

4 – Escreva suas preocupações

 

Um estudo mostrou que pessoas que escreveram suas preocupações em um papel 10 minutos antes da prova conseguiram notas até 12% melhores. Então, se você estiver ansioso, tire uns minutinhos para testar essa prática. Depois amasse aquele papel e jogue fora. 

Essa técnica é interessante não apenas para situações de prova, mas em qualquer momento estressante da sua vida. Vale a pena tentar.

 

 

5 – Durma bem

 

 sleep dormir

Dica simples, mas essencial para um bom desempenho. Você precisa dormir bem, pelo menos seis horas, na noite anterior à prova. Passar a noite estudando é um dos maiores riscos que você pode ter. 

Então, relaxe coloque seu cérebro no modo descanso por um período saudável.

 

 

 

6 – Tenha uma dieta balanceada

 

dieta food comida alimentaçao Outra dica que parece óbvia, mas muitas pessoas esquecem, é manter uma dieta balanceada. Vários estudos mostram que aqueles que conseguem uma alimentação regrada e leve pelo menos uma semana antes da prova têm notas melhores que aqueles que consomem grandes quantidade de carne ou proteínas. 

No dia da prova, tome um bom café da manhã, com muitas fibras e carboidratos para a sua energia ser liberada lentamente e seu cérebro mantenha a concentração.

 

 

7 – Comece pelo mais fácil

 

cresc

Começar a prova pelas questões mais fáceis, as que você está mais familiarizado, ou aquela disciplina que é seu forte, que você domina, dará a motivação necessária para o início do desafio. 

Dessa forma, sua confiança também vai aumentar você provavelmente terá um desempenho melhor.

 

8 – Evite pessoas negativas

 

relaxIsso mesmo: evite estar próximo de pessoas negativas. Muitas vezes se está calmo e equilibrado, mas um ambiente com pessoas pessimistas, que estão de mau humor, acaba contaminando o emocional, até mesmo se que se perceba. 

Então, se você perceber que alguma pessoa puxou o gatilho da ansiedade, evite-a, saia de fininho, especialmente no dia da prova ou nos dias que a antecedem.

 

9 – Pegue leve na competitividade

 

Se você é uma pessoa muito competitiva, preste atenção! Muitas vezes, ao ver os outros candidatos finalizarem a prova, com ar de quem detonou, bate a ansiedade. Isso porque aparece aquele sentimento de que estamos “perdendo” para o outro, não se está conseguindo sair bem. 

O caminho é parar de se comparar com os outros. A disputa é muito mais interna, com você mesmo, do que com os colegas. Então, mantenha a calma e o foco e não se importe se você for o último a sair da sala. O importante é sair sabendo que deu o seu melhor.

10 – Prepare-se bem

 

Outra grande fonte de ansiedade nas provas é aquele sentimento de não estar bem preparado. Uma verdadeira auto-sabotagem emocional. E a melhor maneira de lidar com isso é: se preparar bem! Há centenas de dicas de estudo, de memorização, de leitura rápida, revisão, etc. Encontre a que melhor funciona para você e tenha segurança de que está dando seu melhor. 

A verdade é que quanto mais você estiver confiante e preparado, menor será seu medo e menor será a ansiedade na hora de testar seus conhecimentos.

11 – Livre-se do perfeccionismo

 

Muitos estudantes e concurseiros têm o perfeccionismo como uma fonte de ansiedade nas provas. Na verdade, é preciso entender que você é um ser humano e, como todo mundo, vai acabar falhando em algum momento e isso é absolutamente normal. 

Tire de seus ombros o peso da perfeição e aprenda que você não tem que ser nota 10 em tudo. Melhor feito que perfeito, diz o ditado. O que você precisa é apenas ser aprovado. E só para lembrar: na maioria das provas, principalmente dos concursos mais importantes do país, ninguém gabarita.

12 – Aprenda a meditar

 

meditar yogaOutra ferramenta muito boa para quem quer lidar com a ansiedade é a meditação. Centenas de estudos mostram que essa prática, principalmente o mindfullness, melhora a saúde física e mental. E é uma grande aliada para aliviar os sintomas da ansiedade. 

Há diversos vídeos e aplicativos que podem lhe ajudar a descobrir a meditação de forma simples e eficiente, com aulas guiadas e explicativas.

 13 – Faça terapia

 

terapia psiSe você sente que nenhuma técnica está ajudando, e que a ansiedade está se tornando cada vez maior, paralisando suas ações, sugando sua energia, avalie se não é o caso de buscar ajuda profissional. A terapia, desde que realizada por alguém capacitado, consegue excelentes resultados e é uma questão de qualidade de vida e bem-estar. 

Claro, normalmente é um processo que custa caro, mas há diversos centros de ajuda que fazem consultas por preços acessíveis. E praticamente todas as universidades que têm cursos na área da saúde oferecem algum tipo de orientação gratuita.  Então, não tenha vergonha e procure um bom terapeuta para se livrar do que está atrasando seus planos.

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido. 

Desse modo, veja algumas opções realmente boas: 

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

E se você quer conhecer ainda outras dicas, técnicas e ferramentas para turbinar a preparação,, acompanhe também nossa redes sociais:  Facebook, Twitter e Instagram.

 

Conte com a gente!

 

Bons estudos! 

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!