fbpx

Anunciadas 2.200 vagas para 2021! • Proximos Concursos

Os concurseiros do Ceará que pretendem ingressar na carreira militar, podem se animar e acelerar os estudos…

 

Foi anunciado pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, a realização de um novo Concurso da Polícia Militar (Concurso PM CE) para o ano de 2021.

Serão ofertadas 2.200 vagas, sendo 2.000 para Soldado e 200 para Oficiais.

 

Tem interesse?

 

Fique por aqui e confira o que já podemos adiantar sobre o concurso.

 

 

Quais as carreiras e atribuições?

 

Soldado

Executar o policiamento ostensivo, fardado, planejado pelas autoridades policiais competentes, com observância dos princípios da legalidade, hierarquia e disciplina, a fim de assegurar o cumprimento da lei, o respeito à cidadania, a manutenção da ordem pública, em todas as suas modalidades, para inibir os atos atentatórios contra pessoas, bens e meio ambiente, e assegurar o exercício dos poderes constituídos, atuando conforme as missões institucionais previstas nas Constituições Federal e Estadual, no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.729/2006 e suas alterações), no Código Disciplinar dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.407/2003) e nas demais normas legais e regulamentares aplicáveis aos policiais militares do Ceará, notadamente as editadas pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social e/ou pelo Coronel Comandante-Geral da Corporação, dentro de suas respectivas competências.

 

Oficial

Fiscalizar a gestão e o comando direto do efetivo que atua no policiamento ostensivo. Analisar o aperfeiçoamento e a administração dos mais variados processos relacionados às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a política da qualidade e filosofia de polícia comunitária e de Direitos Humanos, além de outras definidas em lei.

 

Quantas são as vagas?

 

O concurso PM CE irá oferecer 2.200 vagas: 2.000 para o cargo de Soldado e 200 para o cargo de Oficial. 

 

Qual o nível de formação exigido?

 

nivel formaçao concurso publico

 

A formação exigida para os cargos oferecidos no Concurso PM CE é?

 

  • Soldado: Nível Médio completo
  • Oficial: Nível Superior completo

 

Quais as demais exigências?

 

Além dos critérios de formação, alguns outros pré-requisitos são exigidos dos candidatos no concurso PM CE. São eles:

 

  • Idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos
  • CNH categoria B para soldados e AB para oficiais
  • Altura mínima de 1,62m para candidatos do sexo masculino e 1,57m para candidatas do sexo feminino
  • Estar em gozo dos direitos políticos, estar quite com as obrigações militares (se do sexo masculino) e estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Não ter sido dispensado do serviço militar por incapacidade definitiva;
  • Possuir boa reputação social, não estar respondendo a processo criminal, nem indiciado em inquérito policial;
  • Não ser, nem ter sido, condenado judicialmente por prática criminosa;
  • Não ter sido licenciado de Corporação Militar ou das Forças Armadas por comportamento inferior ao “bom”;
  • Não ter sido demitido, excluído ou licenciado por indisciplina de Corporação Militar ou das Forças Armadas;
  • Não estar grávida por ocasião da realização do Curso de Formação Profissional

 

Qual o salário?

 

salario 2 money

salario 2 money

 

Os salários iniciais oferecidos no concurso PM CE são:

 

 

 

Qual a lotação?

 

Os aprovados no concurso PM CE serão lotados em unidades da corporação em todo o estado do Ceará, conforme demanda.

 

Qual a jornada de trabalho?

 

A jornada de trabalho dos servidores da PM CE é de 40 horas semanais.

 

Como foi a concorrência do último concurso?

 

concorrencia 2 lotação concurso publico

concorrencia 2 lotação concurso publico

 

O último Concurso PM CE para Soldado foi realizado no ano de 2016 e organizado pelo Instituto AOCP. Foram ofertadas 4.200 vagas para o cargo de Soldado PM da Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

 

Concurso PM CE

Concurso PM CE

 

No ano de 2013 foi realizado o Concurso PM CE para Oficiais, que teve como banca organizadora o Cebraspe. Foram ofertadas 200 vagas, sendo 180 para candidatos do sexo masculino e 20 vagas para candidatas do sexo feminino. 

 

Quais as etapas do edital?

 

O último concurso PM CE foi composto pelas seguintes etapas:

 

  • Prova objetiva
  • Inspeção de saúde
  • Avaliação psicológica
  • Curso de formação
  • Avaliação de capacidade física

 

Como são as provas?

 

 

Soldado

O último concurso PM CE com vagas para o cargo de Soldado teve prova objetiva com 120 questões, divididas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 20 questões
  • Atualidades – 10 questões
  • Matemática – 10 questões
  • Raciocínio Lógico – 5 questões
  • Informática – 15 questões
  • Conhecimentos Específicos – 60 questões

 

Concurso PM CE

Concurso PM CE

 

Oficial

O último concurso PM CE com vagas para o cargo de Oficial teve prova objetiva com 120 questões, divididas entre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa 
  • Atualidades 
  • Raciocínio Lógico
  • Conhecimentos Específicos – 70 questões

 

 

 

 

 

 

Avaliação de capacidade física

Os candidatos no concurso PM CE também passam por avaliação de capacidade física composta por:

Masculino

  • Teste de Flexão Dinâmica de Braço na Barra Fixa;
  • Teste de Flexão Abdominal;
  • Teste de Corrida. 

 

Feminino

  • Teste de Flexão Estática de Braço na Barra Fixa;
  • Teste de Flexão Abdominal;
  • Teste de Corrida.

 

Inspeção de saúde 

 A etapa de inspeção de saúde é composta de uma série de exames, são eles:

  • Exame Médico
  • Exame Biométrico 
  • Exame Odontológico 
  • Exame Toxicológico 

 

Os candidatos convocados para a inspeção de saúde deverão arcar com as despesas de realização dos exames, laudos e imagens.

 

Avaliação psicológica

 

A avaliação psicológica terá caráter unicamente eliminatório,e o candidato será considerado recomendado ou não  para o desempenho eficiente das atividades da carreira. A avaliação psicológica é o processo realizado mediante o emprego de um conjunto de procedimentos científicos, que permite identificar aspectos psicológicos do candidato compatíveis com as atribuições e o perfil do cargo. Consistirá na utilização de testes psicológicos validados em nível nacional, aplicados coletivamente, que atendam às normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia e do Conselho Regional de Psicologia, e escolhidos em função das atribuições/perfil adequados ao exercício do cargo.

 

Curso de formação

 

O curso de formação profissional, de caráter classificatório e eliminatório, será realizado em turmas e regido pelas normas inerentes à categoria funcional vigentes à época. Terá a carga horária de 2.720 horas/aula e duração de três semestres, sendo dirigido à capacitação funcional do candidato, na modalidade de estudo presencial, em tempo integral, com o mínimo de 8 horas por dia, podendo ser desenvolvido em dias não úteis.

O curso será realizado em turmas, distribuídas na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) e nas demais Unidades do Sistema de Segurança, em período e locais a serem divulgados nos editais de convocação para essa etapa. Será constituído de parte teórica e prática, além de avaliação de capacidade física, de avaliação psicológica e de investigação social. Durante este período, o candidato receberá auxílio financeiro, na forma da legislação vigente, à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais.

 

Provas anteriores Concurso PM CE

 

Qual o conteúdo programático?

 

Confira o conteúdo programático do último concurso PM CE:

 

Soldado

 

Conhecimentos Básicos

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Uso da crase. Divisão silábica. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do que e do se. Formação de palavras. Elementos de comunicação. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Elementos de coesão. Função textual dos vocábulos. Variação linguística.

ATUALIDADES

Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas.

MATEMÁTICA

Números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções. Divisão proporcional. Regras de três simples e compostas. Percentagens. Equações e inequações de 1º e de 2º graus. Juros simples e compostos: capitalização e descontos.

RACIOCÍNIO LÓGICO

sequências (com números, com figuras e de palavras), proposições, conectivos, argumentos válidos, equivalência e implicação lógica.

INFORMÁTICA

Conceitos e fundamentos básicos. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). Identificação e manipulação de arquivos. Backup de arquivos. Conceitos básicos de Hardware (Placa-mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). Periféricos de computadores. Ambientes operacionais: Utilização dos sistemas operacionais Windows XP Professional e Windows 7. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. Utilização dos editores de texto (Microsoft Word e LibreOffice Writer). Utilização dos editores de planilhas (Microsoft Excel e LibreOffice Calc). Utilização do Microsoft PowerPoint. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, Mecanismos de busca na Web, Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome. Segurança na Internet, Vírus de computadores, Spyware, Malware, Phishing. Transferência de arquivos pela internet.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Legislação: Estatuto dos Militares do Estado do Ceará (Lei Estadual nº13.729/2006, e suas alterações até a data de publicação do Edital). Código Disciplinar dos Militares do Estado do Ceará (Lei 13.407/2003 e suas alterações até a data de publicação do Edital). Lei Complementar Estadual nº98/2011 e suas alterações até a data de publicação do Edital. Constituição Federal de 1988: Artigo 5º – Dos Direitos e Garantias Fundamentais e Artigo 144 – Da Segurança Pública.

 

Oficial

 

Conhecimentos Básicos

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão e interpretação de textos.  Ortografia oficial. Acentuação gráfica.  Empregos das classes de palavras.  Sintaxe da oração e do período.  Pontuação.  Concordância nominal e verbal.  Regência nominal e verbal.  Significação das palavras. Emprego do sinal indicativo de crase.  Tipologia textual.

ATUALIDADES

 Atualidades e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Estado do Ceará. Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, relações internacionais, educação, saúde, segurança e artes e literatura e suas vinculações históricas.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Compreensão de estruturas lógicas.  Fundamentos de matemática.  Princípios de contagem e probabilidade.  Diagramas lógicos.

 

Conhecimentos Específicos

 

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO

Noções de cidadania. Teoria geral de administração. Noções de gestão de pessoas.  Relações humanas. 5 Ética profissional.

LEGISLAÇÃO MILITAR ESTADUAL

 Código Disciplinar da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (Lei Estadual nº 13.407/2003).  Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei Estadual nº 13.729/2006, alterada pelas Leis nº 13.768/2006, 14.113/2008, Lei Complementar nº 93/2011, 14.930/2011, 14.931/2011 e 14.933/2011.

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.  Direito Administrativo: conceito, fontes e princípios.  Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta.  Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa.  Poderes administrativos: poder vinculado; poder discricionário; poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder.  Ato administrativo: conceito; requisitos, perfeição, validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade.  Contratos administrativos e licitação.  Serviços públicos; conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização.  Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado.

DIREITO CONSTITUCIONAL

Direito Constitucional: natureza; conceito e objeto; perspectiva sociológica; perspectiva política; perspectiva jurídica; fontes formais; concepção positiva.  Constituição: sentido sociológico; sentido político; sentido jurídico; conceito, objetos e elementos.  Classificações das constituições: constituição material e constituição formal; constituição-garantia e constituição-dirigente; normas constitucionais.  Poder constituinte: fundamentos do poder constituinte; poder constituinte originário e derivado; reforma e revisão constitucionais; limitação do poder de revisão; emendas à Constituição.  Controle de constitucionalidade: conceito; sistemas de controle de constitucionalidade. Inconstitucionalidade: inconstitucionalidade por ação e inconstitucionalidade por omissão. Sistema brasileiro de controle de constitucionalidade.  Fundamentos constitucionais dos direitos e deveres fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania e direitos políticos; partidos políticos; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos; Ações constitucionais: Habeas Corpus. Habeas Data. Mandado de Segurança. Mandado de Injunção. Ação popular. Ação civil pública.  Poder Legislativo: fundamento, atribuições e garantias de independência. Processo legislativo: fundamento e garantias de independência, conceito, objetos, atos e procedimentos.  Poder Executivo: forma e sistema de governo; chefia de Estado e chefia de governo; atribuições e responsabilidades do presidente da República.  Poder Judiciário: disposições gerais; Supremo Tribunal Federal; Superior Tribunal de Justiça; tribunais regionais federais e juízes federais; tribunais e juízes dos estados; funções essenciais à justiça.  Defesa do Estado e das instituições democráticas: segurança pública; organização da segurança pública.  Ordem social: base e objetivos da ordem social; seguridade social: saúde, previdência e assistência; educação, cultura e desporto; ciência e tecnologia; comunicação social; meio ambiente; família, criança, adolescente e idoso.

DIREITO PENAL

Princípios constitucionais do Direito Penal.  A lei penal no tempo.  A lei penal no espaço.  Interpretação da lei penal.  Infração penal: elementos, espécies.  Sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal.  Conceito de crime, fato típico, ilicitude, culpabilidade, punibilidade.  Excludentes de ilicitude e de culpabilidade.  Extinção da punibilidade.  Erro de tipo; erro de proibição.  Imputabilidade penal.  Concurso de pessoas.  Penas: espécies, cominação, concurso, efeitos da condenação.  Crimes contra a pessoa.  Crimes contra o patrimônio.  Crimes contra os costumes.  Crimes contra o sentimento religioso.  Crimes contra a incolumidade pública.  Crimes contra a Administração Pública.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Norma processual penal: conceito e conteúdo; espécie, fontes.  Processo e procedimento: relação processual; sujeitos processuais (juiz, partes, réu ou acusado, ofendido, Ministério Público, assistente).  Polícia judiciária: funções, inquérito policial, autoridades policiais e seus agentes, desenvolvimento do Inquérito policial.  Ação penal: conceituação, classificação penal, condições, decadência, prescrição, preclusão, renúncia, perda e perempção; da ação penal pública; da ação penal privada; da ação penal subsidiária da pública; da extinção da ação penal.  Competência.  Restituição das coisas apreendidas.  Medidas assecuratórias.  Incidente de insanidade mental do acusado. Citação, notificação e intimação.  Prova: conceito, finalidade e obrigatoriedade; do exame de corpo de delito e perícias em geral; do interrogatório do acusado e da confissão; do ofendido; da testemunha; do reconhecimento; da acareação; dos documentos; da busca e apreensão.  Prisão: conceituação; ordem escrita e seus requisitos; local de prisão e perseguição; prisão especial; prisão em flagrante delito; prisão preventiva.  Liberdade provisória, com ou sem fiança.  Sentença.  Processo de competência do júri.  Processo sobre crimes de responsabilidade dos funcionários públicos.  Habeas corpus.  Legislação especial: do abuso de autoridade (Lei nº 4.898/1965); da lei de tóxicos (Lei nº 6.368/1976); da prisão temporária (Lei nº 7.960/1989); Juizados Especiais Criminais (Lei nº 9.099/1995); Lei nº 9.299/1996; Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97 – cap. XIX).

LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003).  Crimes hediondos (Lei nº 8.072/1990).  Crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor (Lei nº 7.716/1989).  Apresentação e uso de documento de identificação pessoal (Lei nº 5.553/1968).  O direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, nos casos de Abuso de Autoridade (Lei nº 4.898/1965). 6 Definição dos crimes de tortura (Lei nº 9.455/1997).  Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).  Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003): dos crimes em espécies. Lei Maria da Penha – Violência doméstica e familiar contra a mulher (Lei nº 11.340/2006): Título I e II e Capitulo – III do Título III.  Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei nº 11.343/2006).  Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/1941).

  

 

Qual a banca?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

O último edital do concurso PM CE foi organizado pelo Instituto AOCP. Contudo, ainda não se sabe qual será a banca do próximo.

Aproveite para conferir as análises completas que fizemos das mais importantes instituições do país. Clique no nome de cada uma e saiba mais:

 

Quer dicas para passar em Concurso Público?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Curso para Concurso PM CE

 

Estratégia Concursos

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

Curso para Concurso PM CE

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

 

Check-list do candidato

Agora que você chegou ao fim do post, é hora de retomar alguns pontos e fazer uma check-list para confirmar se o concurso PM CE é mesmo para você:

  • Ter formação de Nível Médio e Superior, de acordo com o cargo pretendido;
  • Ter CNH categoria B ou AB;
  • Ter afinidade com a área policial;
  • Ter dedicação e empenho;
  • Desejar estabilidade financeira e profissional.

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!

 

Bons estudos!!!

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais