Acesse agora mesmo – Tudo sobre Avaliação: Avaliação Mediadora de Jussara Hoffman – Prof. Jaqueline Santos
Neste conteúdo, é apresentada a avaliação mediadora desenvolvida por Jussara Hoffman, abordada pela Professora Jaqueline Santos. A avaliação mediadora prioriza a construção do conhecimento pelo aluno, promovendo a reflexão e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. A abordagem busca superar a avaliação tradicional, que muitas vezes é apenas quantitativa e punitiva. A avaliação mediadora visa, ao invés disso, ajudar o aluno a compreender seus erros e evoluir no processo de aprendizagem de forma mais significativa e colaborativa. Este método também valoriza a participação ativa do estudante e aprimora sua autonomia.
A avaliação é uma parte fundamental do processo educativo, sendo essencial para verificar o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, a Avaliação Mediadora de Jussara Hoffman traz uma abordagem inovadora e eficaz para avaliar o progresso dos alunos de forma mais participativa e significativa.
Jussara Hoffman é uma renomada educadora brasileira, autora do livro “Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-escola à Universidade”, no qual ela apresenta sua proposta de avaliação mais humanizada e colaborativa. A autora defende que a avaliação não deve ser apenas um momento de julgamento do aluno, mas sim uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento.
A Avaliação Mediadora propõe que o professor atue como mediador no processo de avaliação, orientando e fornecendo feedback aos alunos de forma a estimular sua reflexão e autoavaliação. Isso significa que a avaliação deve ser um processo contínuo e constante, que envolve o diálogo entre professor e aluno e a coletividade na construção do conhecimento.
A Prof. Jaqueline Santos, especialista em avaliação educacional, destaca a importância da abordagem de Jussara Hoffman para a prática pedagógica. Segundo ela, a Avaliação Mediadora é uma ferramenta poderosa para ajudar os alunos a se tornarem mais autônomos e críticos em relação ao seu próprio aprendizado.
Além disso, a Avaliação Mediadora também valoriza as diferentes formas de aprender e de demonstrar conhecimento, indo além das tradicionais provas e testes. Os alunos são incentivados a explorar e experimentar, a trabalhar em grupo e a utilizar diferentes recursos para expressar seu entendimento.
Em resumo, a Avaliação Mediadora de Jussara Hoffman promove uma abordagem mais inclusiva e colaborativa da avaliação educacional, que coloca o aluno no centro do processo e valoriza sua participação ativa. Com essa prática, é possível transformar a avaliação em uma ferramenta de aprendizagem e crescimento, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Créditos:
Estratégia Concursos