fbpx

Aprenda a calcular a sua idade metabólica

Sua idade pode não ser a da certidão de nascimento. Como assim? A idade metabólica representa o estado de saúde que o corpo tem de verdade. Ela pode ser consideravelmente diferente da idade biológica. Portanto, elas não precisam coincidir.

Às vezes, pensamos parecer mais velhos do que somos. Apesar disso, pouco fazemos em relação a isso. Por outro lado, quando participamos de uma reunião social, notamos que nosso colega de escola continua tendo o mesmo espírito jovial de sempre.

Então nos perguntamos: como é possível que, para alguns, os anos não pareçam passar? Bom, há várias respostas no conceito de idade metabólica. Saiba mais a partir de agora.

Como calcular?

Normalmente um profissional de saúde pode fazer esse cálculo durante uma avaliação médica. No entanto, é possível fazer este cálculo de forma aproximada utilizando as seguintes informações: idade, altura, diâmetro da cintura, peso e índice de massa muscular.

De posse de todos esses dados, basta usar as calculadoras de idade metabólica disponíveis online. O que elas fazem é uma comparação do metabolismo basal da pessoa em relação a uma média de pessoas da mesma faixa etária e com condições físicas semelhantes.

Metabolismo basal

Trata-se do indicador da energia que o corpo gasta enquanto está em repouso. Está relacionado às calorias que devemos consumir para atender a essa despesa de energia. Há pessoas que fazem a digestão mais rápido do que outras e seu gasto energético é maior. É por isso que aqueles que têm maior massa muscular aumentam o gasto energético, e isso acelera o seu metabolismo.

Qual é a importância?

O fato de estar ciente da idade metabólica nos ajudará a controlar nossa saúde. Devemos sempre tentar estar iguais ou inferiores à nossa idade cronológica.

Saber em que estado o nosso corpo está nos permitirá melhorar a condição e aparência física, planejar ações para regular o metabolismo, conhecer as calorias diárias que devemos consumir para sermos saudáveis e impedir futuras doenças causadas pelo excesso de gordura ou perda muscular.

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!