fbpx

Aprenda como organizar a sua casa de maneira simples e rápida com a técnica FlyLady

Sala de estar organizada

Foto: Unsplash / Alto Astral

Manter a casa em ordem nem sempre é uma tarefa fácil. São roupas sujas nas cadeiras, brinquedos espalhados pelo chão, documentos em cima da mesa e muitas outras coisas que dificultam a organização. No entanto, a técnica FlyLady, que está se popularizando cada vez mais na internet, promete te ajudar nessa missão.

Criada pela americana Marla Cilley, ela tem como intuito acabar de uma vez por todas com o caos e a bagunça. Em seu site flayday.net, que está disponível somente em inglês, ela disponibiliza todas as dicas para organizar o seu lar da maneira mais eficaz possível.

Também existe a opção de se inscrever no grupo FlyLady, para receber, diariamente, e-mails com os chamados “baby steps” ou “passinhos de bebê”, em português, que são tarefas simples e rápidas para serem feitas naquele dia. Gostou e quer saber mais? Confira as principais técnicas ensinadas por ela!

Técnica FlyLady: por onde começar?

1. Divida a casa em zonas

Antes de tudo, é importante dividir a sua casa em partes diferentes, dessa forma você conseguirá se concentrar em um cômodo de cada vez na hora de organizá-lo. Algumas das zonas são o banheiro e a lavanderia, por exemplo, ou a sala de estar e quintal, consideradas espaços de lazer.

2. Vista-se mesmo dentro de casa

Marla acredita que criar o hábito de usar roupas e sapatos dentro de casa ajuda na disposição de fazer tarefas domésticas e, até mesmo, home office. Se os sapatos tiverem cadarços, melhor ainda. Pois isso diminuirá sua vontade de tirá-los. Então já sabe, pode deixar o pijama de lado e separar a roupa do dia seguinte antes mesmo de dormir!

3. Comece pela tarefa diária

Todos os dias ela publica ou envia uma tarefa diária, que muitas vezes, é simples e pode ser feita em poucos minutos. O ideal é sempre começar o seu dia por ela, pois isso ajudará a pegar o ritmo das outras atividades, além de ser ideal para quem está perdido na organização.

4. Regra dos 15 minutos

Pode tirar da cabeça que para organizar a casa você levará o dia todo, pois é possível ser muito produtivo em apenas 15 minutos. A ideia é escolher uma tarefa e colocar um cronômetro para realizá-la. Quando ele apitar, pare e vá para a próxima. A quantidade de coisa que é possível fazer nesse tempo é impressionante.

5. Crie rotinas matinais e noturnas

Rotinas são importantes para tornar as tarefas mais simples, pois assim o seu corpo se acostuma a realizá-las com mais facilidade. De manhã, por exemplo, vale tomar café, trocar de roupa e cuidar do animais de estimação. Já pela noite, tome um banho, jante e leia um livro.

6. Nunca deixe de lavar a louça

Uma das primeiras técnicas ensinada pela Marla, é nunca deixar a louça para lavar no dia seguinte. Ela acredita que a pia limpa é essencial para acordar mais feliz de manhã, o que influencia no seu humor durante todo o dia.

7. Se livre da tralha

Sabe aquelas embalagens vazias espalhadas pela casa? Ou aqueles panfletos que estão na estante há semanas? Chegou o momento de se livrar deles. Separe 15 minutos todos os dias para jogar tudo isso fora. Um dos grandes problemas da desorganização é o acúmulo de coisas desnecessárias, por isso essa etapa facilitará todas as outras.

8. Um cômodo de cada vez

Não adianta querer limpar a sala, a cozinha e o banheiro, tudo ao mesmo tempo. Uma técnica FlyLady importante é separar um cômodo para começar e depois partir para os outros, mas antes, certifique-se que já se livrou da tralha de todos eles, para ai sim começar a organizá-los.

9. Mantenha um diário

Com tanta coisa para fazer, é normal se sentir perdido, por isso, Marla indica manter um “Control Journal”. Semelhante a um planner, ele serve para anotar literalmente tudo, desde as tarefas da casa e trabalho, até listas de compras e momentos para relaxar. Além disso, coloque o seu progresso do dia, isso a estimulará mais ainda a continuar.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão

Alto Astral

  • separator

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!