fbpx

Benefícios da tâmara para o rendimento esportivo

A tâmara é uma fruta muito interessante do ponto de vista esportivo. O seu consumo, exceto para os diabéticos, é recomendado para todos os tipos de pessoas, mas especialmente para aquelas que praticam esportes. Conheça os maiores benefícios da tâmara para os atletas a seguir.

A sua popularidade se deve ao fato de que, conforme vamos analisar a seguir, os nutrientes e propriedades da tâmara têm um impacto positivo no desempenho e na saúde. Nos tópicos a seguir, vamos explicar todos os benefícios da tâmara.

3 grandes benefícios da tâmara

1. Fornece energia

A tâmara é uma fonte de energia natural que fará com que você tenha aquele fôlego a mais, tão necessário para ter um desempenho cada vez melhor. O mais recomendável é consumi-las algum tempo antes de começar a fazer exercícios para sua energia estar no nível máximo quando você começar a se exercitar.

Além disso, se o exercício que você for fazer tiver uma duração razoavelmente longa, você também pode consumi-las durante o intervalo. Dessa forma, você vai retardar o início da fadiga e ter um melhor desempenho durante o treino inteiro.

2. É rica em potássio

Os alimentos ricos em potássio devem estar presentes na dieta de todos os atletas, e a tâmara é um deles. Entre os benefícios do potássio, destacam-se a melhora da frequência cardíaca e da pressão arterial, o crescimento muscular e a regulação de líquidos no corpo.

O potássio é especialmente recomendado para os atletas que têm tendência a sentir cãibras musculares. A tâmara é uma maneira natural, simples e muito eficaz de acabar com esses problemas desconfortáveis.

3. Melhora a saúde muscular

A tâmara é rica em vitamina B3 e isso tem efeitos diretos sobre os músculos. Essa vitamina favorece o funcionamento do sistema muscular e as habilidades psicomotoras.

Além disso, a vitamina B3 facilita a conversão dos carboidratos em energia e favorece a produção de glóbulos vermelhos, que são os responsáveis pelo transporte do oxigênio para os músculos.

Por todas essas razões, a tâmara não pode ficar de fora da dieta de nenhum atleta. Qualquer que seja a modalidade praticada, os atletas sempre devem prestar uma atenção especial aos seus músculos. Outros alimentos ricos em vitamina B3 são o fígado, a vitela, a páprica e o farelo de arroz.

Importante: consuma com moderação

É inegável que a tâmara é uma fruta com muitos benefícios e que o seu consumo é altamente recomendado. Apesar disso, você não deve começar a consumi-la em grandes quantidades. É necessário ter em mente que a tâmara tem um alto teor de açúcar e, além disso, também é muito calórica.

É por isso que ela deve ser consumida em pequenas quantidades, principalmente nos momentos em que ela possa contribuir para melhorar a forma física e o desempenho.

Um alto consumo de tâmaras, ao invés de ser benéfico, vai aumentar drasticamente os níveis de glicose no sangue. Além disso, também vai causar um aumento de peso.

Diferentes maneiras de comer tâmaras

Agora que você já conhece todos os benefícios da tâmara, só falta incluí-la na sua dieta habitual. O mais comum é consumi-la como lanche. Além disso, ela pode ser transportada facilmente dentro de um saquinho, para ser consumida a qualquer hora do dia.

Para que você não se canse de sempre comê-la da mesma maneira, vamos mostrar diferentes formas de comer tâmaras.

  • Salada com tâmaras: Essa fruta combina perfeitamente com queijo fresco, alface ou tomate cereja. Basta picar três ou quatro tâmaras para se beneficiar de suas propriedades e dar um toque diferente e original à sua salada.

Diferentes maneiras de comer tâmaras

Imagem: Foodinthebox.

  • Espetinho de tâmara: Estes espetinhos servem tanto para uma refeição rápida quanto para consumir como petisco. Frite várias tiras de bacon na chapa e enrole as tâmaras com elas. Então, espete em um palito, juntamente com pedaços de peito de frango grelhado.
Espetinho de tâmara

Imagem: Chef Caprabo.

  • Tâmara com queijo fresco: Um exemplo de lanche rápido e saudável são algumas tâmaras abertas ao meio, recheadas com uma colher de sopa de queijo fresco. Além disso, você também pode colocar oleaginosas torradas dentro delas, como nozes ou amêndoas, por exemplo.
Tâmaras com nozes

Imagem: Allioli Alicante.

Em suma, a tâmara contribui para um melhor desempenho e, ao mesmo tempo, beneficia a saúde dos atletas. Consumi-la é muito simples e ela tem um sabor agradável. Porém, lembre-se de consumi-la em pequenas quantidades, pois ela contém um teor considerável de açúcar e calorias.

!function (f, b, e, v, n, t, s) {
if (f.fbq) return;
n = f.fbq = function () {
n.callMethod ?
n.callMethod.apply(n, arguments) : n.queue.push(arguments)
};
if (!f._fbq) f._fbq = n;
n.push = n;
n.loaded = !0;
n.version = ‘2.0’;
n.queue = [];
t = b.createElement(e);
t.async = !0;
t.src = v;
s = b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t, s)
}(window, document, ‘script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1677839712495774’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
fbq(“trackCustom”, “ViewMSContent”, {content_cat7: basePageAttr.category, content_tags: basePageAttr.tags})

Fonte: R7

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!