fbpx

Benefícios do vinagre de maçã no cabelo – Receitas caseiras – Beleza

Dentre as recitas caseiras para cuidar dos cabelos, a utilização do vinagre de maçã tem se tornando cada vez mais comum. Isso porque os benefícios do vinagre de maçã no cabelo são inúmeros e é super fácil incorporar o produto à rotina de cuidados.

O pH do nosso cabelo normalmente é ácido, mas quando ele é submetido a muitos processos que envolvem química, o pH se torna neutro ou alcalino. Dessa forma, os fios ficam com as cutículas abertas, se tornando frágeis e quebradiços. O vinagre de maçã, no entanto, tem o pH ácido, ou seja, consegue agir selando as cutículas do cabelo abertas pela química.

Além disso, esse vinagre é muito indicado nos cuidados capilares de quem é adepto da técnica low poo, que utiliza produtos sem sulfato e com menos química. Por isso, listamos os benefícios do vinagre de maçã no cabelo e as melhores formas de usá-lo. Confira abaixo.

Dá brilho e maciez aos cabelos

Fonte: Fique Diva

Como citamos anteriormente, o pH ácido do vinagre de maçã age selando as cutículas do cabelos, dessa forma, os fios ficam novamente alinhados. Como resultado disso, o vinagre reduz o frizz e auxilia na reposição da massa capilar o que deixa os cabelos macios e possibilita um maior reflexo de luz, deixando as madeixas brilhosas.

Vinagre de maçã na reconstrução capilar

Essa receita consiste basicamente fazer a sua reconstrução aplicando a máscara de hidratação e a queratina líquida como de costume. No entanto, depois de retirar a máscara, aplicar uma mistura de 100ml de água filtrada com 25ml de vinagre de maçã e deixar agir por 15 minutos. Depois disso é só enxaguar normalmente.

Como normalizar o pH dos cabelos

Para manter o pH dos cabelos ácidos e combater o frizz, utilize o vinagre de maçã no cabelo durante a lavagem. Você pode diluir quatro colheres do produto em um recipiente com água e aplicar em todo o cabelo depois de usar o shampoo. Em seguida, massageie bem o couro cabeludo e todo o comprimento dos fios e deixe por alguns minutos. Por fim, remova o vinagre em água corrente. Além disso, você pode misturar algumas gotas de óleo essencial para amenizar o cheiro do vinagre.

Combate a caspa

Fonte: Viva Bem

Os benefícios do vinagre de maçã no cabelo se dão pelo fato de que ele é rico em ácido alfa-hidroxique e em vitaminas B e C que atuam na quebra na quebra da estrutura molecular de resíduos que que se acumulam no couro cabeludo. Por isso, é capaz de agir fazendo uma limpeza profunda no couro cabeludo, devolvendo a força dos fios desde a raiz.

Além disso, por possuir propriedades antifúngicas e antibacterianas, o vinagre de maçã consegue combater a caspa e outras inflamações no couro cabeludo como seborréia, coceira e vermelhidão.

Receita para uma limpeza profunda

Para utilizar esse vinagre de forma a deixar o couro cabeludo sempre saudável e livre das caspas é só seguir alguns passos básicos. Utilize uma mistura de vinagre com um pouco de água antes de aplicar o shampoo nos cabelos. Massageie bem o couro cabeludo para que o vinagre possa esfoliar a região e remover todos os resíduos. Em seguida, é só lavar o cabelo normalmente.

Combate a queda e estimula o crescimento

Fonte: ECycle

Como o vinagre de maçã consegue agir na saúde do couro cabeludo e, consequentemente, fortalece a raiz dos cabelos, atua também no combate à queda dos fios. Isso porque o produto estimula a circulação sanguínea da região, o que facilita a absorção de nutrientes e auxilia no crescimento dos cabelos.

Vinagre de maçã para queda de cabelo

Nessa receita você deve adicionar em um litro de água, quatro colheres de sopa de vinagre de maçã. Em seguida aplique nos cabelos molhados duas vezes por semana. Logo você notará a diminuição da queda dos cabelos.

Protege os cabelos loiros

Fonte: Site de Beleza e Moda

O vinagre de maçã é um aliado incrível para quem tem coloração loira nos cabelos. Isso porque ele consegue remover o cloro, sulfato e o sal presentes na água da piscina e no mar e que são responsáveis por deixar o cabelo loiro esverdeado.

Por isso, quando isso acontecer, basta misturar quatro colheres de sopa de vinagre de maçã com 300ml de água. Depois de lavar os cabelos com shampoo antirresíduos, aplique a mistura e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, enxágue e aplique uma máscara de hidratação.

Define os cachos

Fonte: Beleza Extraordinária

Como já foi dito anteriormente, o vinagre de maçã é ótimo para devolver o brilho e maciez às madeixas, pois é rico em nutrientes. Desse modo, ele fortalece a elasticidade dos cabelos cacheados, o que ajuda na definição dos cachos. Por isso, se você quer manter seus cachos hidratados e bem definidos, invista também em produtos para o cabelo à base de vinagre de maçã.

Desembaraça o cabelo

Os nutrientes do vinagre de maçã agem para que o cabelo fique mais macio e sem frizz, o que consequentemente diminui a formação de nós no fios. Além disso, a acidez presente no vinagre fecha as cutículas do cabelo, eliminando seu aspecto áspero. Por isso, esse vinagre é um ótimo desembaraçador das madeixas.

Fontes: Tô de Cacho Fique Diva Salon Line Eu Total

Imagens: O Petróleo Fique Diva Viva Bem ECycle Site de Beleza e Moda Beleza Extraordinária

Essa matéria Benefícios do vinagre de maçã no cabelo – Receitas caseiras foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais