fbpx

Cabelo queimado – Como prevenir e tratar o cabelo danificado – Beleza


Quem usa muito secador, chapinha ou babyliss sabe que o uso excessivo e incorreto dessas ferramentas de calor pode acabar deixando o cabelo queimado. E mais do que isso, a própria exposição aos raios de uso, o uso de químicas no cabelo e até o cloro podem acabar danificando os fios. Sendo assim, o problema do cabelo queimado não é tão raro assim.

O cabelo fica queimado porque esses fatores acabam removendo a água da fibra capilar, consequentemente, deixando os fios ressecados, opacos e com uma textura áspera. Contudo, é possível tratar o cabelo queimado e voltar a ter as madeixas saudáveis e com uma aparência bonita novamente.

No caso do cabelo já danificado, o tratamento envolve uma hidratação profunda para devolver os nutrientes perdidos. Em casos em que o cabelo está muito danificado, a solução pode ser cortar as partes comprometidas pela queimadura. Mas o melhor de tudo, é que esse problema pode ser evitado e não precisa deixar de usar química nem o secador ou a chapinha. Tomando os cuidados necessários para proteger os fios, é possível manter o cabelo bonito e saudável, sem queimar a fibra capilar.

Sendo assim, hoje iremos aprender dicas de como tratar o cabelo queimado, e principalmente, como evitar que isso aconteça.

Cabelo queimado

B BBeauty

Levando em consideração os fatores que podem queimar os fios, o problema do cabelo queimado não é exclusivo de quem faz o uso frequente de ferramentas de calor. Apenas a exposição ao sol sem proteção pode acabar danificando os fios. Contudo, a causa mais comum é o uso incorreto dessas ferramentas e o uso de químicas para alisamento.

Não é muito difícil identificar um cabelo queimado, a sua aparência e textura logo indicam que os fios estão danificados. As pontas ficam opacas, ásperas e secas, apresentam muita porosidade e ressecamento que dá para ver de longe. Sem contar que os fios ficam muito quebradiços.

Em casos de queimaduras mais graves, é possível notar ainda que o cabelo fica cheio de ranhuras e da até sentir o cheiro de queimado. Isso acontece principalmente com o manuseio incorreto do secador ou a chapinha, quando mantém a fonte de calor muito tempo em um mesmo lugar.

Cabelo queimado, o que fazer?

Dr. Lucas Fustinoni

Então, a partir do momento em que se nota o cabelo queimado, é hora de tratar os fios para reverter o problema e recuperar a saúde dos fios. Antes de mais nada, é preciso avaliar a gravidade da queimadura. Na melhor das hipóteses, se os fios estiverem apenas mais ressecados e porosos que o normal, o primeiro passo é investir em um cronograma de cuidados focado em hidratação e reconstrução.

No entanto, se isso não resolver e você notar que os danos foram mais graves que isso, apenas cremes e hidratação são serão capazes de resolver o problema. Sendo assim, além de investir em tratamentos capilares mais potentes, é bom conversar com o seu cabelereiro para que ele possa avaliar melhor o estado do seu cabelo. E a partir dessa avaliação, ele poderá te indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Mas, se os danos forem muito intensos, a melhor e única solução pode ser o corte. Mas se você não quiser tirar muito do comprimento, apenas alguns dedos das partes mais danificadas já ajuda a amenizar a situação dos fios. Depois disso, é esperar os cabelos crescerem novamente e redobrar o cuidado para que isso não aconteça nunca mais.

A boa notícia é que dá para prevenir o cabelo queimado com algumas dicas simples, e nem precisa abandonar de vez o secador, a chapinha e a química.

Dicas de como tratar e prevenir o cabelo queimado

Tudo Ela

Então, se você não quer passar por isso, ou não quer passar de novo, você pode tomar alguns cuidados para prevenir. Mas se você está passando por isso, essas dicas também irão ajudar. A não ser que o cabelo esteja muito queimado, não é difícil resolver o problema.

Reduzir o uso de químicas e ferramentas de calor

Antes de mais nada, não precisa extinguir o secador, a chapinha e a química da sua vida para sempre. Afinal, essas ferramentas são indispensáveis para muitas mulheres. O que você pode e dever fazer é diminuir o uso de químicas e dessas ferramentas. Apesar de serem ótimas para modelar os fios, eles podem acabar retirando muito a umidade da fibra capilar a ponto de queimá-la. Então, se você costuma usar essas ferramentas com muita frequência, tente apenas reduzir o uso.

Outra dica importante sobre o uso dessas ferramentas, é evitar deixar o secador e a chapinha muito perto da cabeça e por muito tempo. O ideal é manter uma distância de 10 a 15 centímetros e movimentar o aparelho para que o jato de calor não fique no mesmo ponto, aumentando as chances de queimar o cabelo.

Usar protetor térmico

Então, se você não abre mão de usar o secador e chapinha, para evitar o cabelo queimado e proteger os fios das altas temperaturas, o uso de um protetor térmico é indispensável. Além de proteger os fios, esses produtos ajudam a potencializar a hidratação e manter a umidade no interior da fibra capilar. O ideal é aplicar o produto com os fios ainda úmidos antes de usar qualquer uma dessas ferramentas.

Tratamentos naturais

Nada é mais prático, barato e benéfico aos fios do que os tratamentos naturais. O ingredientes naturais rendem ótimas receitas caseiras que trazem inúmeros benefícios para o cabelo, ajudando a prevenir e tratar o cabelo queimado. Sendo assim, confira alguns dos principais ingredientes naturais que você pode usar para potencializar a hidratação:

Aloe vera;

Azeite de oliva;
Mel;
Abacate;

Açúcar;
Iogurte natural;
Amido de milho;

Óleo de coco.

Reconstrução com queratina

Uma forma muito eficaz de recuperar a saúde do cabelo queimado é através da reconstrução capilar feita com queratina líquida. Essa substância aliada à hidratação promove resultados significativos nas madeixas. Por isso a dica é incluir a queratina no seu cronograma capilar e arrasar na hidratação.

Proteção solar para os fios

Como os raios solares são um dos fatores que causam o cabelo queimado, investir é uma proteção solar é indispensável. Para evitar que isso aconteça, o ideal é utilizar produtos capilares, como finalizadores e leave-in com proteção solar. Se possível também cobrir os fios, seja com lenços, chapéus, bonés e etc.

Cuidados com as químicas

A química pode ser muito prejudicial ao cabelo se não houver certos cuidados. Não é como se ela fosse proibida, mas é importante respeitar o espaço entre uma aplicação e outra, dosar a quantidade do produto, e não misturar químicas incompatíveis. Além é claro de escolher bem o profissional que fará o procedimento no seu cabelo.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Aparência dos cabelos – Tipos, lavagem técnica e dicas.

Fontes: Soft Hair All Things Hair Beleza Extraordinária

Imagens: Comadre Lelê V BBeauty Dr. Lucas Fustinoni Tudo Ela

Essa matéria Cabelo queimado – Como prevenir e tratar o cabelo danificado foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!