fbpx

Camila Pitanga explica o que é LGBTQIA+ no Dia do Orgulho


A atriz Camila Pitanga, que namora a artesã Beatriz Coelho, aproveitou este domingo (28), dia em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+, para explicar o que significa o termo.

A data marca os 51 anos da Revolta de Stonewall, quando os frequentadores do bar gay de Nova York se rebelaram contra a perseguição da polícia homofóbica em 1969.

“Não é vergonha ter dúvidas, vergonha é não querer aprender”, diz Camila Pitanga, que compartilhou um vídeo didático em suas redes feito pela ativista Aretha Sadick para o canal GNT.

O público ficou sabendo que L é de lésbica, G de gay, B de bissexual, T de transexual e travesti, Q de queer, I de intersexo, A de agênero ou assexual e o + para o que que vier, como pansexual.

Camila procurou ainda um artigo da especialista Priscilla Bertucci com dados do Centro de Equidade de Gênero da Universidade da Califórnia em Berkeley.

“Originalmente, a palavra queer era uma forma pejorativa de se referir a pessoas LGBT em países de língua inglesa. A tradução para queer era ‘esquisito’ ou ‘estranho’. Daí o termo foi reapropriado pela comunidade como forma de nomear sua orientação e identidade sexual”, contou Camila.

“Queer virou então um guarda-chuva mais amplo de significados. A palavra engloba pessoas que não se viam representadas pela expressão popular ‘gay’. Ou seja, qualquer pessoa que não se sinta heterosexual pode ser queer”, contou a atriz.

“Queer também é uma forma de expressão política. ONGs e grupos ativistas queer trabalham para a proteção e valorização do grupo perante uma sociedade cis e heteronormativa”, ensinou.

“Quem tiver mais questões relacionadas à diversidade e queira complementar ainda mais nos comentários, vou adorar ler”, avisou Camila, antes de desejar “Feliz dia do Orgulho LGBTQIA+ para todes nós”.


Camila Pitanga aquece namorada no frio de São Paulo

Camila Pitanga se derrete por sua amada no Dia das Namoradas

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.7”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: O Fuxico

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!