fbpx

Capes prorroga bolsas de pesquisa por conta da pandemia

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou nesta quarta-feira, 20, que estenderá o período de vigência das bolsas de pesquisa.

A saber, uma prorrogação já ocorreu anteriormente, mantendo o repasse das bolsas por três meses. De acordo com a instituição, o principal intuito é garantir a continuidade dos estudos diante da ocasião atípica vivenciada pela sociedade.

Com a nova medida, estudantes e pesquisadores poderão continuar suas investigações científicas que terminariam no período de vigência da bolsa. A medida beneficia 20 mil bolsistas, de acordo com a própria Capes.

A instituição de ensino superior (IES), diretamente no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) deve enviar a formalização do pedido de extensão da bolsa.

Isso pode ocorrer a qualquer momento durante a vigência da bolsa, sobretudo com o beneficiário prejudicado pelos efeitos negativos causados pela pandemia. Muitos passaram por momentos díficeis no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas

Você Pode Gostar Também:

CAPES selecionou estudantes para doutorado nos EUA

Conforme publicamos aqui no Notícias Concursos, dezesseis estudantes brasileiros receberão bolsas do Programa CAPES / Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA.

O resultado final do Edital nº 42/2018, com a relação dos selecionados e as respectivas universidades de destino, foi publicado na edição de 31 de julho do Diário Oficial. As aulas on-line terão início a partir de agosto e as presenciais em 2021.

Selecionada para o programa, Rebeca Hannah, Engenharia Elétrica e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Brasília (UnB), cursará o doutorado na Universidade Johns Hopkins.

No mestrado, ela desenvolveu um dispositivo para diagnóstico da doença arterial periférica, que pode levar à amputação, assim como aumenta riscos de infarto e AVC. Agora, trabalhará em um laboratório de ponta. “Buscarei técnicas e tecnologia para tratar essa doença, com investimento para isso. A bolsa é a melhor oportunidade de realizar pesquisa que pode ajudar pessoas”, afirma.

“Esse edital reforça uma das funções da CAPES que é a de promover a internacionalização da pós-graduação brasileira. São 16 estudantes que, com persistência e dedicação, ganham a oportunidade de estudar em instituições de alta qualidade nos Estados Unidos”, destaca Benedito Aguiar, presidente da CAPES.

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais