fbpx

Carreiras Policiais: o que são e como ingressar

As carreiras policiais são muito visadas por grande parte dos estudantes que prestam concursos todos os anos.

A área é muito ampla, e oferece oportunidades de carreira e cargo para todo perfil de concurseiro e profissional. Simplesmente, existe espaço para praticamente qualquer pessoa que deseja atuar na área policial.

Neste conteúdo exclusivo vamos mostrar para você, concurseiro, o que são as carreiras policiais. E mais, vamos mostrar também algumas de suas vantagens, benefícios e como você pode ingressar em uma delas.

Então se você deseja se tornar um policial, fica com a gente até o fim deste conteúdo para saber mais e escolher sua carreira.

Vá direto ao assunto do concurso:

O que são as carreiras policiais afinal de contas

Vamos começar entendendo o que são as carreiras policiais, e como podem ser vistas pelos concursandos.

De forma geral, essas carreiras podem ser entendidas como os cargos que podem ser ocupados nas instituições policiais do país. Ou seja, os cargos que podem ser ocupados em um dos cinco tipos de polícias existentes no Brasil, sendo:

  • Polícia Civil (PC)
  • Polícia Militar (PM)
  • Polícia Legislativa (atua no Senado e Câmara dos Deputados)
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF)
  • Polícia Federal (PF)

As carreiras policiais são nada mais que os cargos que um concursando pode ingressar em uma dessas quatro polícias. E por que os concursandos?

Simples, nos cargos que possibilitam realmente fazer carreira em qualquer polícia só dá para ingressar por concurso público. Mais à frente neste conteúdo você vai saber como funcionam os concursos policiais.

Mas agora, é hora de entender quais são as vantagens e benefícios de uma carreira na polícia.

Porque as carreiras policiais valem a pena: vantagens e benefícios

Antes de resolver prestar concurso para entrar em uma das quatro polícias do país é preciso considerar muita coisa.

Por exemplo, se você quer atuar como um policial fardado, e que atua na rua, diretamente no combate ao crime. Ou ainda prestando apenas serviços internos dentro da corporação, como um escrivão dentro de uma delegacia.

E claro, as vantagens e benefícios que os cargos, ou as carreiras policiais, concedem para os concursandos aprovados. Confira abaixo algumas das principais vantagens.

  • Estabilidade Funcional: Como é o caso com todo concurso público, um policial dificilmente pode ser demitido do cargo ao qual foi aprovado. A exceção é quando ele infringe alguma regra de regimento, por exemplo.
  • Melhor Remuneração: Alguns cargos e carreiras policiais, especialmente as que exigem formação em Direito, possuem salários que podem atingir o Teto Constitucional. Alguns concursos da Polícia Federal possuem salários iniciais de mais de R$ 23 mil mensais.
  • Aposentadoria Melhor: Da mesma forma que em outras áreas de concursos, entrar na polícia dá acesso a planos e condições melhores de aposentadoria.
  • Progressão de Carreira: É possível obter promoções conforme tempo de serviço. Também, um policial concursado pode ganhar gratificações e outros benefícios dessa forma. Em algumas secretarias ainda valem especializações e avaliações de competência para promoções e avanços na carreira policial.
  • Facilidades Financeiras: Policiais concursados tem algumas facilidades financeiras, pois tem renda fixa e estabilidade funcional. Entre elas estão, por exemplo, um acesso a financiamentos para casa própria facilitado.

Agora que você conhece alguns benefícios e vantagens de ingressar na polícia, entenda como você pode fazer esse ingresso.

Saiba mais: Gestão de tempo para concursos: porque você precisa dela hoje mesmo

Como se pode ingressar nas carreiras policiais

No começo deste artigo, já dissemos que a maior parte dos cargos e carreiras policiais só são possíveis de ingresso por concursos. Especialmente, aqueles cargos mais conceituados, que tem maior prestígio, plano de carreira, remunerações salariais maiores, etc.

É por conta disso que se diz que só dá pra entrar de verdade na polícia, qualquer uma delas, por meio dos concursos públicos.

Os concursos policiais geralmente contam com uma prova objetiva, de conhecimentos gerais, específicos e prova discursiva. Bem próximo de como é com a maioria dos concursos públicos que são realizados todos os anos no Brasil.

Mas, além dessa etapa, também estão previstas, para grande parte dos cargos existem peculiaridades no processo de ingresso como:

  • Prova de aptidão física (que pode variar de intensidade conforme candidatos homens e mulheres)
  • Avaliação psicológica dos candidatos
  • Exames médicos
  • Investigação social do candidato
  • Curso de formação, que geralmente é a etapa final dos concursos para carreiras policiais

Sendo aprovados em todas essas avaliações, você finalmente consegue ingressar em uma carreira policial. Em um conteúdo futuro, vamos mostrar como você pode fazer uma preparação adequada para esses concursos.

Por isso, fica ligado nas nossas atualizações na lista vip, hein?

Requisitos para fazer concursos policiais

Para prestar concursos e ingressar em uma das carreiras policiais é preciso seguir alguns requisitos. Sem os quais não é possível se inscrever e competir nos concursos por uma vaga.

Esses requisitos são:

  • Nacionalidade Brasileira
  • Estar no gozo pleno dos direitos políticos
  • Estar em dias com as obrigações eleitorais
  • Candidatos homens, necessidade de estar em dias com as obrigações militares
  • Ter aptidão física e mental comprovada
  • Estar compatibilizado para a nova investidura em cargo público

Ainda, dependendo do cargo, é necessário ter formação superior de ensino. E em alguns cargos, mais especificamente, é necessário como requisito ter a formação no curso de Direito, pelo menos a nível de bacharelado.

Leia também: Cursos online para concursos: como funcionam e vantagens

Vocação para carreiras policiais: essencial na hora da escolha

Pra finalizar, é importante estar bem consciente sobre a necessidade de vocação profissional antes de ingressar numa carreira policial.

A vocação é importante na escolha de se inscrever ou não em um concurso policial pela natureza da profissão. Você, dependendo do cargo ocupado, vai passar por momentos de tensão, com risco de vida inclusive.

Não é uma profissão comum, que pode ser exercida de forma descompromissada por exemplo. Especialmente policiais de rua, que estão em ação para proteger vidas e enfrentar criminosos.

Por isso, avalie sempre se deseja mesmo ficar exposto a possíveis riscos como esses. Pois do contrário, pode ser que seja mais indicado escolher outra área de concursos.

E falando nisso, você pode conhecer algumas delas em outro conteúdo nosso, que está no link abaixo.

➥ Quero conhecer mais áreas de concursos públicos agora mesmo

logo 300x300 - Carreiras Policiais: o que são e como ingressar


O DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) é um site com notícias de concursos públicos municipais, estaduais e federais no país inteiro, com atualizações em tempo real e diversas vagas na carreira pública.


Confira em nosso site os Concursos Públicos Abertos em 2020, Concursos Previstos em 2020, Concursos no DF, Concursos Abertos em SP, Concursos Abertos no RJConcursos Abertos em MG, Concursos abertos no RS, Concursos Abertos na Região Sudeste, Concursos Abertos na Região Sul, Concursos Abertos na Região Nordeste, Concursos Abertos na Região Centro Oeste e Concursos Abertos na Região Norte.

(function() {document.getElementById(‘fbc-comments-div’).style.display = ‘none’; if(document.getElementById(‘fbc-comments-text’)) { document.getElementById(‘fbc-comments-text’).style.display = ‘none’ }; document.getElementById(‘ufc-button-div’).style.display = ‘block’; if(document.getElementById(‘poweredby’)) { document.getElementById(‘poweredby’).style.display = ‘none’; }
function ufc_async_load() { document.getElementById(‘fbc-comments-div’).style.display = ‘block’; if(document.getElementById(‘fbc-comments-text’)) { document.getElementById(‘fbc-comments-text’).style.display = ‘block’ }; if(document.getElementById(‘poweredby’)) { document.getElementById(‘poweredby’).style.display = ‘block’ }; document.getElementById(‘ufc-button-div’).style.display = ‘none’;
this.style.display = ‘none’; (function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s);
js.id = id;
js.async = true;
js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&autoLogAppEvents=1&version=v7.0&appId=159038834288397″;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
};var button = document.getElementById(‘ufc-button’);
if (button.addEventListener) {
button.addEventListener( ‘click’, ufc_async_load, false );
} else if (button.attachEvent) {
button.attachEvent( ‘onclick’, ufc_async_load );
}})();

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!