fbpx

Catherine Destivelle receberá o Piolet D´or por sua trajetória de vida

A escaladora francesa Catherine Destivelle receberá o Piolet D´or pela sua carreira de escaladora e trajetória de vida. É a primeira vez que um Lifetime Achievement Award é concedido a uma mulher.

A Revista Blog de Escalada é a única publicação especializada em esportes outdoor do Brasil a ter realizado uma matéria a respeito da carreira da escaladora. No artigo, todas as histórias e conquistas de Desteville foram relembradas.

Nascida em 24 de julho de 1960 em Oran (Argélia), Catherine é filha de pais franceses, Serge e Annie Destivelle. Quando Destivelle era adolescente, sua família se mudou para a França, onde frequentou o Lycée Corot em Savigny-sur-Orge. Catherine então estudou fisioterapia na Ecole de Kinésithérapie de Paris e trabalhou como fisioterapeuta de 1981 a 1985.

Quando adolescente, ela já havia feito várias escaladas difíceis no maciço de Freÿr e também nas Dolomitas, mas não tinha uma carreira profissional em período integral na escalada e montanhismo até 1985. No ano seguinte, ela e seu compatriota Patrick Edlinger venceram o ranking da final combinada dos campeonatos de escalada Arco di Trento e Bardonecchia.

Tornou-se popular nos anos 1980, quando a escalada esportiva explodiu e os graus de dificuldade aumentaram rapidamente. A mídia concentrou sua atenção nessa nova disciplina, ignorando que Catherine já havia conquistado conquistas significativas em uma idade muito jovem.

A grande alpinista francesa abriu uma nova via em solitário em 1990 no Pilar Bonatti na Aiguille du Dru e completou uma trilogia em solitário de inverno: A face norte do Eiger em 1992, o Walker Spur na face norte dos Grandes Jorasses em 1993 e na via Bonatti no norte da Matterhorn em 1994.

Quando se aventurou em alta montanha também acumulou várias conquistas, como pilar oeste do Makalu (8.485 m) e a parede sudoeste de Shisha Pangma (8.027 m).

Atualmente, Catherine Destivelle gerencia sua própria editora, Les Éditions du Mont-Blanc.

A festa de entrega será realizada em Lądek, Polônia, no dia 19 de setembro.

!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/en_US/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais